Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

20 dicas para o Ubuntu


Saiba mais (maximumpc.com).

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Enxergando com o Linux: DVD Linux Acessível 9.10 disponível


“É com grande satisfação que anuncio o lançamento do DVD Linux Acessível 9.10, uma versão remasterizada do Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Este DVD tem como foco a acessilidade para pessoas com deficiência visual, tornando o uso do GNU/Linux prático, fácil e com total autonomia na instalação por pessoas cegas ou de baixa visão.” [referência: linuxacessivel.org]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Linux gera economia de R$ 250 mil para Prefeitura de Barra do Choça

A Prefeitura de Barra do Choça economizou aproximadamente R$ 200 mil desde que começou a instalar em seus computadores, em janeiro de 2009, o Sistema Operacional Linux. O valor se refere ao que precisaria ser investido em atualização e aquisição de licenças de softwares proprietários como o Windows e a suíte de aplicativos de escritório Microsoft Office, que inclui o editor de textos Word, de planilhas eletrônicas Excel, de apresentações Power Point, dentre outros.

Confira os detalhes: 
http://www.pronano.com.br/?p=52

Vai demorar? Ainda não saiu o código-fonte do programa em que a Microsoft violou a GPL na semana retrasada


Há cerca de 2 semanas ficamos sabendo que a Microsoft havia “tomado emprestado” código GPL de um projeto e incluído em um utilitário para Windows 7 que ela distribuía, sem respeitar a licença deste código.
Logo em seguida fomos informados também que a empresa reconhecia a violação e ia disponibilizar o código da ferramenta, para cumprir os termos da licença violada.


Parece algo fácil de fazer, certo? E rápido também. Mas os conceitos de fácil e rápido variam, e agora soubemos que a empresa publicou em seu blog Port 25 uma nota explicando que ainda não cumpriu o prometido, porque “embora tenham trabalhado de forma extremamente dura” para lançar o código no último dia 20, ainda precisam fazer testes e localização do código. Mas o executável construído a partir dele já não estava sendo distribuído? (via port25.technet.com)
Saiba mais (port25.technet.com).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Esaf migra com sucesso para software livre


A Escola de Administração Fazendária - Esaf foi o projeto piloto de migração para plataformas livres do Ministério da Fazenda.


No último mês, o Serpro operacionalizou a mudança de tecnologia do servidor de rede local, que antes operava em Novell, para a Rede Local em Software Livre - RLSL, com serviço de diretório FDS (Fedora Directory Service) e rodando em um servidor Linux Debian.


De acordo com Lindomar Oliveira, da área de negócio do Serpro, um dos principais benefícios é a atualização tecnológica dos serviços de infraestrutura. "Essa mudança facilita a adição de novos serviços à rede local, como autenticação centralizada, certificação digital, arquivamento remoto, impressão em rede, cache web, entre outros", explicou Oliveira.


RLSL
A Rede Local em Software Livre opera basicamente nos serviços de armazenamento de rede e logon dos usuários. Entre as vantagens da RLSL, destacam-se o ótimo resultado de desempenho, o alto índice de segurança e mobilidade, a grande economia com pagamento de licenças e a maior celeridade na evolução e manutenção da rede.



Ministério da Fazenda
Lindomar confirma que a homologação satisfatória da Esaf foi um sinal verde para que a migração da rede local seja desenvolvida em nível nacional. Para isso, o Serpro está trabalhando na disponibilização de novos servidores para atender as localidades de atuação do Ministério da Fazenda, em todo Brasil, e assim dar continuidade ao processo de migração para software livre.

Fonte: Sepro

Eslinux: Site de jogos para linux


Enviado por Eslih (esliΘeslinux·com):
“O endereço www.eslinux.hd1.com.br é um site voltado para jogos linux, sem especificar uma distribuição em especial e alguns softwares voltados a esse propósito (jogos). O site é novo, e seu acervo é pequeno, mas dá para ter uma ideia legal do seu desenvolvimento.” [referência: eslinux.hd1.com.br]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TOP500: Quase 90% dos supercomputadores do mundo usam GNU/Linux


De acordo com os dados da lista TOP500, que mostra os 500 computadores mais poderosos que operam no mercado, 89,20% utilizam GNU/Linux, 5% Unix, 4,6% misto, 1% Windows e 0,2% BSD. Estes dados reforçam ainda mais a credibilidade dos sistemas operacionais GNU/Linux em termos de segurança e performance.

Fonte: http://www.comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/news/article.php?storyid=1538

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

É hora de testar o Chrome OS


O Chrome OS foi ontem anunciado publicamente pela Google e o Peoplware registou o momento através do artigo Chrome OS – Um novo conceito de Sistema Operativo.
Anuncio feito, expectativas altas, agora é tempo de testar o novo SO. Depois de uma espera de 6 meses, a Google finalmente disponibilizou aquele que pode ser o sistema operativo “revolucionário” no mundo das TI.
No entanto, uma vez que o sistema operativo requer hardware especial, segundo informação da google, podemos neste momento recorrer à virtualização usando o  VMWare para testar.
chrome_pplware_small


O download pode realizado em duas formas: descarregar o código fonte e compilar (mais específico para programadores de software, ver mais aqui) ou os binários que correm directamente no VMWare ou VirtualBox.

Onde fazer o download?

1 – Download da imagem via torrent (aqui) ou através do site gdgt (build that GDGT has uploaded (necessário registo), link directo aqui).
2 – Download do  VMWare.
3 – Descompactar a imagem, e duplo clique no ficheiro .vmdk
Nota: Aconselhamos a fazerem o download do site gdgt pois foi essa versão que efectuamos download e encontra-se operacional.
Para correr no VMWARE criem uma Máquina Virtual nova e depois substituem o ficheiro .vmdk (que fizeram download).

Actualização a pedido de alguns utilizadores

Como criar a máquina virtual para o ChromeOS
1 – Usei o VMWARE Player 3.0, download aqui
2 – Depois: Create a new Virtual Machine
3- Escolher opção “I will install the operating system later”
4 - Guest operation System – Other ou Linux
5 – Escolher local nome e para a imagem a criar pelo VMWare
6 – Depois de criada, basta trocar o ficheiro .vmdk criado pelo Vmware pelo ficheiro que ficheiro download. Não esquecer que o ficheiro que fizeram download deve manter o mesmo nome que o criado pelo Vmware
7 – Enjoy :)


Licença: OpenSource
Download: GoogleOS torrent [280 MB]
Download: GoogleOS através do site gdgt [333 MB]
Download: VMWare
Partilhe este artigo...

Ubuntu: Chrome OS, do Google, tem participação intensa da Canonical


Ontem, quando publiquei o aviso de que o código do que será o Chrome OS já está disponível, bem como detalhes previstos sobre o sistema e sua interação com outros projetos de código aberto, já havíamos antecipado a conclusão de quem analisou de perto o código: tratava-se de uma distribuição “estilo Debian”, com vários pacotes bastante conhecidos de todos nós.


E hoje o Adilson Oliveira, um dos brasileiros atuando em funções tecnológicas na Canonical, deu o detalhe que faltava sobre a base da distribuição: “Sim, é verdade, o Google Chrome é baseado no Ubuntu e a Canonical tem trabalhado neste projeto há algum tempo. Quem quiser ler a posição oficial (em Inglês), aqui está. Só fico chateado por não ter sido eu a contar a novidade :)”
E como o comunicado da Canonical está em inglês, vamos a um resumo interpretado: eles parabenizam o Google pela decisão de traalhar de forma aberta, informam que já testemunharam esta abertura em eventos recentes com participação franca de desenvolvedores do Chrome OS, e confirmam que estão contribuindo tecnologicamente com o sistema, sob contrato.
O aspecto que mais me chamou a atenção, no testemunho da Canonical, é sua descrição da atitude dos desenvolvedores do Chrome OS, bem diferente da que vemos em algumas distribuições do mercado: sua intenção é se basear o máximo possível na tecnologia existente (contribuindo aos desenvolvedores as mudanças que fizerem), minimizando as reinvenções de roda. Este tipo de atitude, que é de mão dupla, maximiza os benefícios para todos, e por isso merece meu aplauso – ao contrário de quem fica reinventando a roda pensando que isso será um diferencial.
Outro aspecto interessante, por falar em diferencial, é a identidade dos 2 produtos envolvidos: Chrome OS não é Ubuntu, e as empresas não querem que ninguém pense outra coisa. A Canonical informa que os 2 produtos (Ubuntu e Chrome OS) compartilharão uma série de componentes, mas terão identidades bem diferentes – o Chrome OS, do Google com apoio tecnológico da Canonical, rodando nos dispositivos web que o Google definir, e o Ubuntu continuando seu roteiro, nos desktops de quem tiver interesse em usá-lo, rodando aplicativos da forma tradicional, e não apenas via web como é a proposta do Chrome OS.

Fonte

Do Shell para a Área de Notificação


Enviado por Aurélio A. Heckert (auriumΘgmail·com):
“Ok, você já sabe como fazer um Shell Script. Você até se sente feliz com aquela saída textual… Você precisa voltar ao terminal toda vez que quer saber do status daquele script mais demorado, mas isso não é um problema. Isso não é chato, mas… mas e se seu script pudesse representar informações graficamente? E se seu script pudesse apresentar essa informação na área de notificação? (…)” [referência: softwarelivre.org]

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Chrome OS: Código do sistema operacional do Google já está aberto e disponível


O Chrome OS ainda demora um pouco para ser lançado (a previsão é para daqui a cerca de um ano), mas o código da versão corrente dele já pode ser vasculhado, estudado e utilizado livremente, nos termos das licenças de código aberto aplicáveis, a partir do repositório em src.chromium.org e das instruções no site do projeto.
Segundo o The H, parece ser uma distribuição no estilo Debian, com uma série de componentes conhecidos, incluindo partes do x.org, o Clutter, PAM, syslinux e mais.
O lançamento público do código ocorreu nesta quinta-feira, juntamente com algumas informações adicionais, das quais a que mais me chamou a atenção foi a intenção manifesta do Google de contribuir aos projetosupstream as mudanças que forem feitas aos softwares, para que toda a comunidade possa se beneficiar delas, se desejar.
Informações sobre o modelo de distribuição da versão oficial também foram expostas, e naturalmente não valem para versões compiladas pelos próprios interessados a partir do código aberto, como não poderia deixar de ser.
Trecho do IDG Now sobre o modelo de distribuição:
Quando estiver finalizado, o Chrome OS não poderá ser baixado completo para ser instalado em netbooks ou laptops.
O Google certificará equipamentos que fabricantes de hardware terão de obedecer para instalar o sistema em netbooks que pretendem lançar.
O buscador defende a certificação como forma de manter a velocidade e segurança do sistema.
Netbooks, por exemplo, precisarão ter discos em estado sólido, não discos rígidos, teclados completos e chipsets para redes sem fio escolhidos pelo Google. Tecnicamente, o Chrome OS rodará em processadores x86 e ARM.
extensa matéria do IDGNow tem bem mais detalhes, vale a leitura.
Saiba mais (h-online.com).

Google abre código de Chrome OS para brigar com Windows e Linux em netbooks

O Google oficializou nesta quinta-feira o sistema operacional Chrome OS, se posicionando como rival tanto do Windows, da Microsoft, como de distribuições Linux no crescente mercado de pequenos computadores portáteis, chamados também de netbooks. O Google não distribuiu versões de testes ou anunciou equipamentos que chegariam às lojas com o Chrome OS. O lançamento final do sistema está programado apenas para o final de 2010. Nesta quinta, o Google anunciou que ofereceria o código fonte do software para download no The Chromium Blog.

Com o lançamento, o Google se posiciona em mais um setor como concorrente direto da Microsoft - além de busca, navegadores e serviços de e-mail, o Chrome OS brigará frontalmente com o Windows 7, versão mais recente do popular sistema que tem uma edição especial para netbooks. Segundo o Google, o Chrome OS terá seu código totalmente aberto e desenvolvedores trabalharão no mesmo código que os profissionais do buscador.

Quando estiver finalizado, o Chrome OS não poderá ser baixado completo para ser instalado em netbooks ou laptops. O Google certificará equipamentos que fabricantes de hardware terão de obedecer para instalar o sistema em netbooks que pretendem lançar. O buscador defende a certificação como forma de manter a velocidade e segurança do sistema.

Netbooks, por exemplo, precisarão ter discos em estado sólido, não discos rígidos, teclados completos e chipsets para redes sem fio escolhidos pelo Google. Tecnicamente, o Chrome OS rodará em processadores x86 e ARM.

Interface baseada no browser

Em demonstração durante o anúncio oficial, a interface do Chrome OS se mostrou baseada totalmente na interface do navegador Chrome. "O Chrome é a pedra fundamental do que estamos fazendo aqui", afirmou o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Sundar Pichai.

"No Chrome OS, toda aplicação é uma aplicação online. Não existem aplicações convencionais - não se instalam ou atualizam programas. Trata-se sempre de uma URL. É apenas um browser com algumas modificações, algo muito simples de usar", explicou Sundar.

A interface do Chrome OS reproduz um browser, com abas fixas no canto esquerdo que levam usuário a seus serviços favoritos. No canto superior esquerdo, um menu traz ícones para aplicativos sugeridos pelo Google. Todos os dados criados ou gerenciados no Chrome OS são guardados na internet - a partição do disco de estado sólido do netbook voltada aos arquivos serve apenas de cache, para agilizar o acesso.

Segundo Sundar, o Chrome OS segue os mesmos três princípios que guiaram a criação do Chrome: velocidade, simplicidade e segurança. Como carrega uma versão modificada do Chrome, o sistema é totalmente carregado e está pronto para uso em 7 segundos, contra 45 segundos de equipamentos com sistemas operacionais completos, segundo o Google.

A partir do momento em que se baseia apenas em links para serviços online, sejam eles do Google ou não, o Chrome OS diminui consideravelmente o risco de infecções ou problemas de código que podem ameaçar a segurança do usuário. Quando o sistema encontra algum problema durante sua inicialização, o próprio Chrome OS identifica onde está o problema e se reinstalada automaticamente, sincronizando informações do usuário, como serviços mais usados.

Todos os arquivos gerenciadas a partir do sistema serão encriptados como forma de aumentar a segurança do usuário.

A execução de aplicativos específicos, como a que reúne contatos do usuário, ou de músicas que o usuário pretende ouvir será feita a partir de janelas pop-up abertas no canto inferior direito do Chrome OS, chamadas de "painéis" pelo Google.

Segundo Sundar, qualquer serviço online será suportado no Chrome OS.

Fonte: IDG Now!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TSE comenta resultados do teste de segurança das urnas, destaca efeito da migração para Linux


Separei 3 trechinhos da longa notícia do IDG Now, mas a notícia completa no link de referência traz vários detalhes adicionais interessantes sobre os testes realizados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou como prova da segurança das urnas eletrônicas o término dos testes realizados com hackers na semana passada, mas descartou a possibilidade de expandir a avaliação para o ambiente digital nos próximos ciclos eleitorais.

O teste permitiu que 38 especialistas em segurança digital tentassem aplicar estratégias para quebrar as barreiras de segurança da urna eletrônica e explorarem ataques que permitiriam a manipulação dos votos e a consequente fraude das eleições no Brasil.

(…) “O teste deve ser realizado dentro de ambiente controlado e com observação da comissão disciplinadora para que sirva de material para promover a melhoria. Não vamos simplesmente submeter a urna a testes sem que haja retornos produtivos”, explicou.

O grupo de especialistas contou com peritos em tecnologia da Polícia Federal, Marinha, Controladoria Geral da União, Procuradoria Geral da República e Tribunal Superior do Trabalho, além de empresas privadas, como a Cáritas Informática e a ISSA. Membros da academia, como a Universidade de Brasília, também participaram da prova.

(…) Além da migração para o sistema Linux, realizada para as eleições de 2008, a incapacidade dos especialistas em invadirem a urna eletrônica tem relação, segundo Gianino, com “vários dispositivos de segurança encadeados que, uma vez estabelecidos, tornam a fraude inviável”, adicionado “várias barreiras de segurança vinculadas” que dificultam o ataque.

A troca do sistema operacional (anteriormente, o TSE usava os sistemas VirtuOS e Windows ME, da Microsoft) forçou o órgão a reescrever os aplicativos usados pela urna eletrônica, o que ajudou na sofisticação dos mecanismos de segurança do equipamento. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Revista Espírito Livre - N. 8 - Nov. 2009

Edição n. 8 da Revista Espírito Livre


Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Esta edição da Revista Espírito Livre traz como tema de capa Comunidades e Movimentos Livres, apresentando aos leitores um pouco mais sobre este tema tão vasto. Como as comunidades de software livre se manifestam? Como se apresentam diantes da rede? Será que ao constituir uma comunidade tudo será mil maravilhas? Tentamos, através de várias matérias, apresentar as respostas consisas e focadas sobre estas e muitas outras indagações que permeiam as comunidades de software livre/código aberto.

Tivemos a honra de trazer como entrevistado principal Jon “maddog” Hall, considerados por muitos um exemplo de vida, superação e engajamento no movimento do software livre. Maddog “peregrina” em diversos eventos por todo o Brasil e sempre está alí disposto para mais aquela foto e para um bom papo sobre novas tecnologias. Ele muito prontamente respondeu aos questionamentos passados pela equipe da revista, respondendo com bom humor sem igual! Danilo Rodrigues, do Projeto Robótica Livre também conversou com nossa equipe e explicou um pouco mais sobre este interessante projeto.

O pessoal da ASL e do Ubuntu-BR também participaram enviando materiais, enriquecendo ainda mais a publicação. Já os colunistas fixos tais como Alexandre Oliva, Cezar Taurion, Sinara Duarte, Jomar Silva, Filipe Saraiva, Luiz Eduardo e aos tantos outros que de alguma forma participaram desta edição, meus sinceros agradecimentos! Tivemos ainda novas participações em nossa equipe. Fernando Leme, João Marcello, Clayton Lobato e tantos outros!

A revista continua premiando os leitores que nos acompanham pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, então fique atento, pois novas promoções sempre estão pipocando nestes lugares. Também fiquem atentos ao site oficial da revista [http://revista.espiritolivre.org], tem sempre novidade por lá.

Agradecemos a todos que não foram citados acima e continuamos a convidar cada vez mais o leitor a participar do processo de criação da revista. Quer saber como ajudar? Entre em contato, contamos com você! Para baixar a edição n. 8: http://ur1.ca/fsdr” [referência: revista.espiritolivre.org]

Polaris: Google Analytics no desktop


Enviado por Paulo Amaral (paulo·security):
“Saiba como visualizar as estatísticas de seu site ou blog no desktop com esta aplicação simples. o Aplicativo “roda” em AIR (Adobe) e como o próprio título da matéria informa, trata-se de uma aplicação para o google Analytics.” [referência: pauloamaral.blog.br]

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Enquete sobre Windows 7 mostra brecha para Linux


Se alguém ainda tem dúvidas de que as novas versões do Windows abrem caminho para a adoção do Linux, uma enquete na seção de informática da Folha Online mostra que não se trata de “achismo”.
Leia mais...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Microsoft patenteia o comando "sudo"



- Me faz um sanduíche.
- Como é que é? Faz você!
- Sudo me faz um sanduíche.
- Ok.



A Microsoft conseguiu autorização para uma patente do comando sudo, porque aparentemente você consegue patentear um comando que existe desde os dias do mainframe se disser que trata-se de uma "versão personalizada" com interface gráfica de usuário.

O blog Groklaw tem uma ótima explicação da história do sudo e mais detalhes sobre a patente, mas tudo se resume a isso: alguém no escritório de patentes dos Estados Unidos devia estar cochilando quando aprovou isso, ou então a vida imitou uma das mais clássicas tirinhas do XKCD: o comando sudo funcionou em um ser humano. [USPTO via Groklaw]

Saldo do segundo dia de testes de segurança nas urnas eletrônicas


Terminou nesta quarta-feira o segundo dia dos testes de segurança das urnas eletrônicas, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 10 a 13 de novembro. Durante o dia foi finalizado o teste realizado por Nelson Murilo Ruffino, especialista em tecnologia da informação que veio representando a ISSA (Information Systems Security Association) Capítulo Brasil, um órgão internacional da área de segurança da informação.
O objetivo de Ruffino era tentar mostrar que um eleitor poderia votar em duas seções eleitorais diferentes em um mesmo pleito. Segundo ele, esse teste não teve sucesso, pois não conseguiu fazer com que a informação colocada dentro de determinado arquivo fosse propagada. “Esse ponto em particular é bem difícil de ser feito. Não consegui verificar nenhuma forma de fazer com que isso funcionasse na prática”, afirmou.

O especialista explicou que o sistema de votação é formado de vários elementos de transmissão e o definiu como “bastante robusto”.  De acordo com Ruffino, são vários pontos de controle e para conseguir fazer com que uma informação se propague é preciso mexer em vários pontos do sistema, que é bastante complexo. “É difícil achar um único ponto de falha nele que é aquele ponto em que consigo levar a informação adiante para que ela seja computada como válida”, disse.

Sugestões

Ao final, o especialista apresentou algumas sugestões aos técnicos do TSE com o intuito de aperfeiçoar o sistema, mas ele recebeu a informação de que suas sugestões já fazem parte das mudanças programadas para as Eleições 2010.

O investigador também elogiou a estrutura oferecida pelo TSE, que forneceu todas as informações e ambiente necessários para que os testes fossem realizados. “Tudo o que é possível ser feito num ambiente de simulação acho que está disponível aqui e atendeu a expectativa que a gente tinha em relação ao teste”, finalizou.

Fonte: TSE

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caixa Econômica Federal e o Software Livre

Samsung quer lançar smartphone usando Linux próprio


A Samsung pretende usar um sistema operacional baseado em Linux chamado Bada, com investimento da empresa. Bom para os sistemas operacionais livres, não tão bom para o Android, que abocanhava esse mercado.

"Bada" significa "oceano" em coreano. O sistema operacional será completamente livre, diz a Samsung, baseado em Linux e personalizável. Os desenvolvedores poderão enviar seus aplicativos ou mesmo personalizar o sistema.
O lançamento do Bada deve ser no primeiro semestre de 2010, com um aperitivo sendo mostrado ainda em dezembro. As operadoras receberão o sistema e poderá personalizá-lo, como já é feito com Windows Mobile e Android.
Será um competidor de peso para o Android? O tempo nos mostrará.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Haleron anuncia novo sistema operacional que roda aplicativos Linux, Windows e Android


Por Antonio Blanc


A Haleron, empresa colombiana que chamou a atenção há cerca de um mês ao anunciar um netbook com um processador Atom Dual-Core, agora está anunciando um novo sistema operacional para suas máquinas. Batizado de Ocean OS e baseado no OpenSuSE Linux, o sistema "leve" estará disponível a partir de 15 de Novembro em três versões, para notebooks, netbooks e desktops.


Seria apenas mais uma entre centenas de distribuições Linux, se não fosse por um detalhe: segundo o site Liliputing, o Ocean OS será capaz de rodar aplicativos Linux, Windows e Android. A execução de aplicativos Windows será feita com o conhecido software Wine, já usado em várias outras distribuições e que, embora esteja longe da perfeição, já consegue rodar alguns aplicativos importantes como o Microsoft Office e o Adobe Photoshop.


Já a compatibilidade com o Android provavelmente irá tirar proveito de um projeto anunciado em junho, para tornar o sistema operacional Moblin compatível com os aplicativos escritos para o sistema do Google. O Moblin é uma distribuição Linux Open Source, e portanto qualquer camada de compatibilidade adicionada a ele poderia ser facilmente portada para outras distros, entre elas o Ocean OS.


Até o momento, não se sabe se o Ocean OS estará disponível para o público em geral, ou se virá apenas pré-instalado nas máquinas da Haleron. Mais informações estão disponíveis no site oficial, em bit.ly/4mxxMd.
Fonte: Geek

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Teste de segurança de urnas eletrônicas começa terça


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará na próxima terça-feira (10/11) testes de segurança dos softwares das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 no país.Os testes serão realizados até a sexta-feira (13/10), no auditório do edifício-sede do tribunal. Os hackers convidados são de instituições e órgãos como a Polícia Federal, Controladoria Geral da União (GCU), Information System Security Association (ISSA) Capítulo Brasil, além de pessoas que se inscreveram por conta própria.
O TSE aprovou as 26 inscrições para os dez planos de testes. Alguns serão feitos de forma colaborativa. O objetivo é tentar violar o sistema eletrônico para mostrar que é possível mudar parte da votação de um eleitor para outro, ou provar que é possível identificar em quem um determinado eleitor votou. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br)

Ultimato celebra a chegada do Ubuntu 9.10


Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com):
“Software livre combina com ação de graças. Foi assim que a Editora Ultimato, uma editora de conteúdo cristão, comemorou o lançamento mundial da versão 9.10 do sistema operacional Ubuntu. A Ultimato está começando a usar o Ubuntu (já instalado em algumas máquinas) para substituir o Windows. Com a mudança para software livre, além de economizar na aquisição de licenças de softwares, queremos nos livrar de bugs, vírus, entre “otras cositas”.Faz algum tempo que a editora começou a trabalhar com software livre. Primeiro, com os programas de escritório (editor de texto, planilha), navegador livre, além de um servidor interno Linux. E não seria exagero sugerir que o software livre caísse na simpatia dos primeiros cristãos. Aquela igreja ou comunidade (At 2.42-47), como queira, mais se parecia com uma rede, com “tudo em comum”, onde distribuir, trocar, dar, redistribuir, usar, repartir eram verbos conjugados livremente.” [referência: ultimato.com.br]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Abertas inscrições para o 3º Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro/Curitiba

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), regional de Curitiba, promove entre os dias 11 e 13 de novembro, o 3º Fórum de Tecnologia em Software Livre. O Serpro tem investido estrategicamente em Software Livre, buscando otimizar os recursos públicos, incentivar o compartilhamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal.

Os participantes do evento poderão poderão assistir palestras, participar de minicursos, oficinas e workshops e ainda discutir temas relativos ao assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sitehttp://www.cta.softwarelivre.serpro.gov.br/curitiba. No site também é possível conferir a programação completa do evento. O Fórum acontece na sede do Serpro/Curitiba na Rua Carlos Pioli, 133, bairro Bom Retiro.

Ubuntu 9.10 – Instalar Cairo-Dock


LOOK and FEEL – Impressiona os teus amigos com uma dock no teu Ubuntu
Quando vimos um Wallpapper, um tema ou um gadget espectacular num computador temos sempre tendência a saber qual o nome da aplicação que criou tal efeito ou simplesmente saber onde podemos fazer um download.
Para hoje vamos aprender como instalar uma dock no Ubuntu.
06-11-2009 08-59-05


O cairo-dock é uma aplicação que pode ser instalada no Gnome (podem instalar numa outra distribuição que não o Ubuntu, ex: Red Hat, Debian, desde que usem o Gnome) e que permite ter uma dock no ambiente de trabalho. Para quem usa o Windows podem experimentar o Rocket Dock.

Como Instalar – 4 passos

O Cairo Dock não vem incluído por omissão nos repositórios do Karmic Koala.No entanto a sua instalação é muito simples.
1 – Abrir Terminal (Applications –> Accessories –> Terminal)
2 – Escreva o seguinte comando
sudo sed -i -e "s/# deb/deb/g" /etc/apt/sources.list
3- Proceder à actualização dos repositórios e instalar o cairo-doc
sudo apt-get update && apt-get install cairo-dock
4- Inciar Cairo-Doc (Applications –> Accessories -> Cairo Dock)
Como viram,  o Cairo-Dock é muito simples instalar e os efeitos são fantásticos. Acedendo ao menu de configuração encontramos uma panóplia de opções para impressionar qualquer um. Dos gadgets possíveis destaco o do Wifi, o relógio, Netspeed, weather (Dados Meteorológicos)..simplesmente espectaculares.
06-11-2009 09-13-25
cairo
Para mudar o aspecto da dock basta entrar nas configurações e depois ir a Views
06-11-2009 09-22-56

Efeito 3D Plane

06-11-2009 09-25-45

Efeito Caroussel

06-11-2009 09-26-49

Efeito Curve

06-11-2009 09-34-05

Efeito Parabolic

06-11-2009 09-35-56

Efeito Rainbow

06-11-2009 09-36-57

Efeito Slide View

06-11-2009 09-38-23
…e ainda há mais…muito mais, experimentem e impressionem :)
Partilhe este artigo...

Multimédia no Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)


Multimedia no Ubuntu Karmic KoalaAs opções padrão do Ubuntu em termos de compatibilidades com formatos multimédia são diminutas. Não há suporte para vários formatos de vídeo usais, nem para formatos de som, nomeadamente o WMA e o MP3, nem mesmo para alguns formatos de compressão de ficheiros. Assim, e como é normal no blog Ubuntued, neste artigo apresento uma solução rápida e simples que transforma o seu Ubuntu num sistema operativo compatível com quase qualquer formato de ficheiro multimédia.

Multimédia no Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)

Modem SM56 chipset Motorola no Ubuntu


Modem Motorola SM56Para alguns, instalar um modem no sistema Linux parece ser difícil, para outras é completamente impossível. Um dos factores se deve à compatibilidade dos modems discados com o S.O. Linux. Na verdade, como tudo evolui, incluindo a Internet e sua velocidade, os modems discados e seus drives estão sendo deixados para trás, prova disso é a enorme dificuldade que o usuário "comum" (não possuindo banda larga) encontra ao tentar instalar tal hardware no Linux.

Modem SM56 chipset Motorola no Ubuntu

3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB


Instalar ubuntu através de uma penUtilizar uma pen para instalar o Ubuntu é uma ideia cheia de benefícios: para além da instalação ser muito mais rápida, não estraga um CD, poupando dinheiro e ajudando o ambiente! Como não existe uma maneira simples de tornar uma pen num dispositivo de arranque, tal como acontece com os CDs, neste artigo apresento várias soluções que permitem tornar a sua pen USB num dispositivo de arranque capaz de instalar o Ubuntu no seu computador e no dos seus amigos!

3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Karmic Koala


medibuntuMedibuntu é um repositório de pacotes que não podem ser incluídos na distribuição Ubuntu por razões legais (Copyright, licenças e/ou patentes). Em alguns países alguns destes pacotes não podem ser utilizados de uma forma livre, é necessário pagar determinadas taxas e, por isso mesmo, estes pacotes não são incluídos no Ubuntu para evitar eventuais problemas legais nesses países. São vários os pacotes que, por este motivo, não podem ser incluídos no Ubuntu, por isso, o Medibuntu torna-se bastante importante pois contém pacotes para codecs e programas muito conhecidos, nomeadamente o Adobe Reader, o Google Earth, Skype, RealPlayer, entre outros.

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Karmic Koala

Cursos de Linux gratuitos


Enviado por :
“O site Tecnologia Livre está oferecendo três cursos gratuitos, são eles:Linux basic – Para quem está iniciando no linux
Debian Lenny – Para quem deseja conhecer e usar a distribuição Debian
Linux Essential – Para quem deseja fazer a certificação LPI 101
Para realizar o curso basta acessar o endereço: http://www.tecnologialivre.com.br/curso e realizar o cadastro que estará disponível até o final do Mês.” [referência: tecnologialivre.com.br]

Cinco razões que fazem o Ubuntu 9.10 melhor que o Windows 7


Mesmo reconhecendo que a Microsoft fez um bom trabalho com o Windows 7, que o novo sistema operacional está mais leve e é mais seguro que as versões anteriores já lançadas pela empresa, o que faz, então, um grande número de usuários continuar preferindo usar o Linux (sem contar os novos adeptos) e defender a plataforma open source com unhas e dentes?

Se os motivos listados abaixo lhe soam repetitivos, é porque eles continuam a ser os principais atrativos do sistema operacional Linux que a Microsoft ainda não conseguiu vencer.

Segurança
Está provado: o Windows 7 é, realmente, o Windows mais seguro já criado pela Microsoft. Mas é melhor do que o Vista? Sim, é. Mais rápido do que o Windows XP? Hum... não muito. Ele conta com toneladas de aplicativos para ele? Sim.

Mas o Windows 7 vai continuar enfrentando a infindável batalha dos malwares e ainda carrega muito de um modelo de segurança a era pré-internet? Sim, infelizmente a resposta é sim.

É possível manter um PC com Windows seguro, a partir de hábitos seguros e munidos das ferramentas adequadas. Isto é um pouco mais fácil para aqueles usuários com mais experiência em computadores e que não se deixam enganar facilmente pelos novos truques que os criminosos virtuais vem empregando.

O problema é que nem todo mundo tem esse conhecimento e mesmo os que têm não querem passar o tempo todo atentos a esse tipo de situação, não querem ter de se preocupar se serão hackeados enquanto fazem compras na web ou ter de pensar duas vezes antes de visitar um site ou clicar em um link que chegue pelo correio eletrônico.

No Linux, felizmente, esses problemas simplesmente não existem e os usuários podem usar seus computadores sem este tipo de preocupação.

Preço
Ok. Aqui vamos nós, uma vez mais, entrar na discussão sobre preço. Temos o novíssimo Ubuntu 9.10 funcionando perfeitamente em um PC da HP com processador Intel Pentium IV de 1,4 GHz e meros 512 MB de memória RAM, equipamento comprado em 2000. Seria impensável - e impossível - rodar qualquer versão decente do Windows 7 nesse equipamento.

Mas vamos deixar a questão do hardware de lado por um momento e pensar no preço do software. A versão mais barata do Windows 7 (Home Basic Full), no Brasil custa 329 reais - não existe a opção de atualização, embora a Microsoft possa lançá-la no início do próximo ano. Em contrapartida, o preço do Ubuntu 9.10 é... zero. Basta baixá-lo, instalar e começar a usar.

Atualização mais fácil
Para atualizar o Ubuntu no PC mencionado acima, foram necessários os seguintes passos: baixar o arquivo e queimá-lo em um CD; iniciar o PC a partir deste disco e instalar o Ubuntu 9.10 nele. O tempo total para realizar isso foi inferior a uma hora.

A instalação do Windows 7 a partir do XP é um processo muito mais complexo e, em nossos testes, consumiu cerca de oito horas. Uma forma de encurtar esse processo é contar com o auxílio de alguns programas extras com o Windows Easy Transfer e o PCmover, além do disco de instalação do sistema operacional propriamente dito.

Definitivamente, esse não é um processo simples, a não ser que você goste muito de lidar com tecnologia e decida fazer isso por sua conta e risco. Se realmente quer usar o Windows 7, o melhor a fazer é comprar um PC novo já com o sistema operacional instalado.

Compatibilidade de hardware
Ainda existe uma ilusão persistente de que o Linux suporta apenas um limitado conjunto de periféricos. Este é um conceito totalmente incorreto. O Ubuntu Linux é capaz de lidar com praticamente qualquer hardware disponível no mercado. Tudo bem que existem alguns itens específicos, em particular algumas placas gráficas e chipsets, para os quais será necessário baixar um driver adicional para poder obter o melhor desempenho gráfico possível.

Mas o que isso tem a ver com a comparação entre o Windows 7 e o Ubuntu? Muito. Ainda que a Microsoft tenha feito um trabalho muito melhor no quesito suporte a hardware com o novo Windows do que vimos no Vista, ainda existem alguns falhas de suporte com relação a alguns dispositivos bem comuns.

Por exemplo, o problema de sincronização do iPhone com o Windows 7 que parece resultado de um combinação entre a versão 64 bits do novo sistema operacional e algumas placas-mãe de alto desempenho que utilizam o chipset Intel P55 Express.

Ou que tal isso: as impressoras da HP ainda não possuem drivers compatíveis com o Windows 7. As informações mais recentes da consultoria IDC dão conta de que a HP detém 54% do mercado norte-americanos de impressoras. É inacreditável

Aplicativos
O senso comum sugere que o Windows tem a vantagem de possuir o maior número de aplicativos disponíveis do que a plataforma Linux. E de fato tem, é fato.

Mas quantos desses os usuários realmente precisam e utilizam? É claro que se o que o usuário realmente precisa são recursos que só existem, digamos, no Adobe Photoshop, então ele não tem qualquer motivo de pensar em usar o Ubuntu nem qualquer outra distribuição Linux. Nesse caso, a pergunta seria: então por que não escolher rodar o Snow Leopard em um Mac? Mas esta é outra discussão.

Entretanto, com exceção de jogos, nada parece apontar em favor do sistema operacional da Microsoft. O Ubuntu (e várias outras distribuições também) vem com uma suíte de aplicativos de produtividade gratuita que faz praticamente tudo que o Office da Microsoft é capaz de fazer.

Quer um cliente de e-mail? O Outlook Express não vem mais com o Windows 7 (embora se ainda seja possível baixá-lo do site da Microsoft). Já o Ubuntu oferece o Evolution, um dos melhores utilitários de e-mail já desenvolvidos.

Precisa fazer backup do seu PC? As duas plataformas oferecem isso, mas apenas o Ubuntu proporciona um serviço online, o Ubuntu One, com 2 GB de capacidade disponível (gratuito) e 50GB no serviço pago.

Caso necessite de uma ferramenta que não tenha vindo com a distribuição, basta visitar o Ubuntu Software Center, a “loja” do Ubuntu. As aspas estão aí porque tudo o que está lá é gratuito.

No caso do Windows, todo mundo conhece o caminho das pedras. Ou você compra o aplicativo que precisa (seja em uma loja física ou online) ou procura por algo que sirva no Download.com ou Tucows, por exemplo. Só não se esqueça de ter seu cartão de crédito em mão, afinal um bom software para Windows dificilmente será gratuito.

Não esperamos, mesmo, convencer fãs de carteirinha do Windows a trocar de plataforma. Nosso objetivo é acrescentar um pouco mais de lenha na discussão e colocar os usuários para pensar. Se puder, experimente o Ubuntu - e pode-se fazer isso mesmo sem mexer em nada na sua instalação Windows atual.

Quem sabe você não acabe descobrindo que esta distribuição (ou qualquer outra) do Linux é capaz de fazer tudo o que você precisa em um computador com muito menos problemas e sem precisar gastar nada.

Fonte: PC World

Curso gratuito online sobre software livre – com Insigne


Leia também: Insigne: “SO da inclusão digital chega aos 2,8 mi de cópias distribuídas” – chamada aos usuários!.
Enviado por Bleno Augusto Rodrigues (bl2augustoΘgmail·com):
“A Dr. Micro, especializada em projetos de capacitação profissional online em Tecnologia, e a Insigne Software, fornecedora do sistema operacional de código aberto Insigne, que integra o projeto de inclusão digital do governo federal Computador para Todos anunciam a liberação do curso online gratuito sobre o sistema operacional Insigne, que acaba atingir 2.8 milhões de cópias distribuídas pelos fabricantes SEMP Toshiba, QBex, Kelow, Kennex, Mirax, Daruma, Novadata, entre outras marcas.O curso pode ser feito a partir de qualquer navegador web pelo endereço www.drmicro.com.br/insigne e ensina como utilizar todas as funcionalidades do sistema operacional Insigne Momentum 5.0, criado para facilitar ainda mais o uso do computador, com ícones de fácil acesso aos aplicativos e uma ampla gama de recursos disponíveis para facilitar o uso de dispositivos.
Conteúdo do curso Dr. Micro – Insigne Linux
Aula 1 – Apresentando o Insigne Momentum Linux
Aula 2 – Trabalhando com janelas
Aula 3 – Personalizando o computador
Aula 4 – Aprendendo a configurar Hardwares
Aula 5 – Trabalhando com Pastas
Aula 6 – Conhecendo o OpenOffice do Insigne Momentum 5.0
Aula 7 – Conhecendo os recursos de Internet
Aula 8 – Conhecendo os elementos Gráficos do Insigne Linux.
Acesso ao curso e mais informações: www.drmicro.com.br/insigne Fonte: http://arede.inf.br/inclusao/agenda/2395-dr-micro” [referência: drmicro.com.br]

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Edição de Vídeo no Linux


Enviado por Eduardo Carrega (educarregaΘgmail·com):
“Conheça os melhores softwares para edição de vídeo para linux. Edição, Conversão, Ripagem e Captura. Com foco no usuário final, esta abordagem somente avalia e indica softwares com interface gráfica, deixando os de terminais para os mais radicais de lado.” [referência: educarrega.wordpress.com]

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Entrevista de Jon Maddog Hall para o Roda Viva disponível no Youtube


Enviado por Covarde Anônimo (covanonΘmailinator·com):


Popout

“Já está disponível, para quem perdeu, a entrevista completa de John Maddog Hall para o Roda Viva em 19/10/2009 no Youtube durante a última Futurecom.” [referência: youtube.com]

Como instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala


Enviado por Cláudio Novais (claudiocnΘgmail·com):
“O site Ubuntued tem um artigo extremamente útil para todos aqueles que queiram instalar o novíssimo Ubuntu Karmic Koala. O artigo apresenta todos os passos que um usuário (tenha Windows ou não) precisará de passar para poder obter um sistema final configurado. Tem informação relativa a particionamentos, a configurações de instalação e ainda dicas a seguir logo após a instalação do Ubuntu.” [referência: ubuntued.info]

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Full Circle Magazine 30

Ubuntu 9.10 customizado por "Linux no PC" !


Escrito por Linux no PC   
Dom, 01 de Novembro de 2009 00:00

Criamos uma versão customizada do Ubuntu 9.10, isto é, uma versão personalizada com a intenção de atender aos usuários iniciantes.  Esta versão roda diretamente do DVD e também permite a instalação no HD (disco) do computador.

Esta versão vem com várias novidades em relação a versão original :
  • Todos os repositórios de pacotes (programas, bibliotecas, documentação, ...) já configurados
    • Repositórios extra :
      • Repositório Medibuntu
        • Codecs multimídia e alguns programas extra
      • Repositório Google
        • Programas como o Picasa, Google Earth, etc.
      • Repositório  Ubuntu Tweak
        • Ubuntu Tweak
  • Codecs multimídia instalados
    • Suporte a filmes em DVD, mp3, mpeg, wmv, etc.
  • Fontes de caracteres compatíveis com as do Windows®
  • Suporte a Java com plugin para o Firefox já instalado
  • Vários programas extra instalados
    • aMSN, aMULE, Skype, extrator de CDs de áudio e de DVDs de vídeo, cliente Twitter, etc
  • Vários plugins para o Firefox já instalados
    • Suporte a flash (youtube, ...), suporte a vídeos em vários formatos (trailers de filmes, ...), java (home banking, ...) e adblock (proteção contra propagandas que contém código malicioso)
  • Wine
    • Permite a instalação e execução de programas aplicativos feitos para o Windows®
  • OpenOffice 3
    • Com o corretor ortográfico VERO do BROffice (com suporte ao novo acordo  ortográfico, a partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa)
    • Com o corretor gramatical CoGrOO (detecta erros nas relações entre as palavras)
  • Compiz já instalado (tutorial compiz)
  • Instalador de jogos DJL
  • Vários manuais e documentos de dicas gravados na pasta "Manuais", esta pasta estará disponível nas pastas pessoais de todos os usuários criados
  • Um tema visual elegante e moderno.
Esperamos que esta versão ajude na adaptação dos usuários iniciantes, e também dos usuários do sistema operacional Windows® que estão migrando para o Ubuntu Linux.

Estão disponíveis 2 versões para download  :

32 bits

64 bits

Devido a vários problemas de gravação do DVD, relatados por usuários do site, seguem algumas dicas para verificar a integridade do download da imagem ISO antes de efetuar a gravação, utilizando os arquivos MD5 disponibilizados acima :
  1. Os usuários de Windows devem utilizar um programa para realizar a verificação de integridade do download, segue sugestão de alguns programas freeware que podem ser utilizados : http://busca.superdownloads.uol.com.br/busca/md5.html 
  2. Os usuários de Linux podem verificar a integridade do download utilizando o programa md5sum. Para utilizar o md5sum coloque os arquivos baixados  *.iso  e  *.md5  num mesmo diretório e executem os comandos a seguir a partir do Terminal (Aplicativos->Acessórios->Terminal) : 
  • 32 bits :
    • cd [diretório]
    • md5sum -c ubuntu-9.10-desktop-i386-Custom-LPC.iso.md5
  • 64 bits :
    • cd [diretório]
    • md5sum -c ubuntu-9.10-desktop-amd64-Custom-LPC.iso.md5

Após fazer o download dos arquivos, utilize um programa de gravação de CD/DVD para gravar a imagem ISO num disco virgem.
Para os usuários que não possuem um drive de gravação de DVD instalado no computador, recomendamos a instalação do Ubuntu 9.10 original e depois configurá-lo seguindo os nossostutoriais.

Para instalar o Ubuntu, siga os passos do tutorial Instalação do Ubuntu 9.10 customizado por Linux no PC . Durante o processo de instalação, você decidirá se quer manter ou não o sistema operacional já instalado no computador, como o Windows.
Agora que o sistema já está instalado, sugerimos a leitura dos tutoriais de Utilização do Ubuntu, e quando já estiver familiarizado com o Ubuntu, sugerimos a leitura dos outrostutoriais.

Dica : Para aqueles usuários que gostam de aprender e experimentar novas interfaces gráficas, sugerimos a instalação posterior dos seguintes pacotes :
  • kubuntu-desktop :  permite o acesso ao Ubuntu com a interface gráfica KDE (Kubuntu)
  • xubuntu-desktop  :  permite o acesso ao Ubuntu com a interface gráfica XFCE(Xubuntu)