Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Linux.com lança quadro de novos empregos


Tradução: Paulo de Souza Lima
Empregadores e candidatos a emprego ganharam um recurso direcionado para a área que cresce mais rápido, a indústria de TI.
A Linux Foundation (LF), a organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento do Linux, anunciou hoje que seu novo Quadro de Vagas em Linux está disponível agora no destino mais popular da comunidade online em matéria de Linux, Linux.com: http://jobs.linux.com/.
A JobThread Network, uma plataforma de recrutamento online, mostra que a demanda por profissionais relacionados ao Linux cresceu 80 porcento desde 2005, demonstrando que os profissionais de Linux representam a categoria de mais rápido crescimento na indústria de TI. O novo quadro de vagas do Linux.com disponibilizará aos empregadores e aos candidatos a emprego um importante forum online, onde qualquer um poderá encontrar o melhor e o mais brilhante talento em Linux ou a oportunidade de emprego ideal.
leia mais

Apostila de Blender 3D gratuita novamente disponível


Enviado por Cícero Moraes (cogitas3d) (cogitas3dΘgmail·com):
“Há tempos atrás a apostila do Blender SpeedBlender ficou indisponível para download, por conta do domínio ter saído do ar. Felizmente adquiri um domínio próprio e além da apostila, em breve disponibilizarei vários arquivos-fonte de trabalhos no Blender, como bibliotecas 3D, cenas para estudo de iluminação etc.A apostila contém 42 páginas e com ela você vai aprender:
O que é o Blender;
Como aprender o Blender 3D;
Criando objetos primitivos;
Editando objetos;
Modelando um vasinho de flor;
Inserindo câmera, luz e criando imagens;
Erguendo paredes apartir de um arquivo DXF;
Multimapeamento no Blender.
Boa leitura (no link a seguir) e grande abraço!” [referência: ciceromoraes.com.br]

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova Zelândia pretende migrar para Open Source


As agências governamentais da Nova Zelândia vão iniciar os testes para a substituição por Linux dos sistemas operacionais que utilizam. Além do Linux está em estudo a adoção de outros softwares de fonte aberta. Os primeiros organismos a adotar os novos sistemas serão o gabinete do Primeiro-Ministro, o Conselho Regional de Horizons e os correios neo-zelandeses.
fonte: http://www.i-gov.org/index.php?article=12408&visual=1

Red Hat lança opensource.com


A Red Hat criou um novo website, opensource.com, para apresentar a aplicação dos princípios do código aberto a campos como o Direito, educação, governo, etc.

O site roda na nuvem da Amazon (EC2), usando o Red Hat Enterprise Linux, MySQL e Drupal.

A citação selecionada pela cobertura do LWN.net é interessante: “A maneira open source é mais do que um modelo de desenvolvimento; ela define as características de uma cultura. A Red Hat e outras lideranças do open source querem lhe mostrar para onde o open source está se encaminhando, lhe contar como se envolver, ajudar voce a aplicar à sua vida e ao mundo ao seu redor.” (via lwn.net)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RB 10 | BrOffice.org - Sustentabilidade de Projetos Open Source


O caminho continua a ser percorrido com naturalidade. Sim, porque é natural que o caminho seja tortuoso, inóspito, e muitas vezes, nos pareça intransponível. Aprendemos que sempre há uma saída. É o que demonstra o excelente artigo de Wallace Souza: uma saída para que possamos incluir o BrOffice.org nos planejamentos de cursos nas empresas estatais, públicas ou privadas. Na seção Como Nós o destaque vai para o Grupo de Usuários BrOffice.org São Paulo com saídas para organizar Encontros Estaduais e mobilizar um grande número de usuários e instituições. Na reportagem de capa, boas notícias para o mercado de TI no Brasil e no mundo em 2010. Boa leitura!


Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf

90MB de tutoriais de Gimp


A edição 128 da revista inglesa Linux Format levou a seus leitores o último tutorial de Gimp da série que Michael J. Hammel manteve por lá ao longo de vários anos.

Ao mesmo tempo em que lamentam o fim da série, os editores resolveram celebrar a qualidade de Hammel disponibilizando on-line, sob uma licença não-comercial, boa parte do material.

E como estamos tratando de material sobre um aplicativo gráfico, eles não economizaram: os arquivos estão disponíveis com a mesma qualidade com que são enviados para a gráfica que imprime a revista.

Para quem gosta do Gimp, é um prato cheio. (via tuxradar.com)

Hacker traz o “multitouch” para o Nexus One


O celular Nexus One tinha capacidade para controles multitouch, mas esta característica foi bloqueada no Android instalado nele, por solicitação da Apple. E aí entram em cena os atentos hackers, conforme vemos na cobertura do iG Tecnologia.
Um hacker do sistema Android acaba de lançar um software que libera ao smartphone da Google, o Nexus One, a função multitouch, uma das principais características de seu arquiinimigo, o iPhone. O sistema operacional escolhido para o Nexus One, como se sabe, foi o Android versão 2.1, open source, o que permite modificações mais avançadas para o smartphone.
Utilizando o apelido “Cyanogen”, o hacker divulgou as atualizações nesta quarta, em um fórum de desenvolvedores. Ele também é conhecido por desenvolver o suporte de SSH e USB para o aparelho, alguns dias após seu lançamento. (…) (via tecnologia.ig.com.br)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

7 dicas e truques do KOffice


Quem vem acompanhando o desenvolvimento dos aplicativos de escritório em código aberto sabe que as versões recentes do KOffice vêm se destacando – são mais leves, mais rápidas e com uma interfgace mais moderna, agradável e eficiente.
Se faz tempo que você não experimenta este aplicativo, sugiro instalar a versão corrente e gastar alguns minutos explorando os recursos dos seus componentes (KWord, KSpread, KPresenter, Krita, etc.). E vale a pena dar uma olhada também nas 7 dicas e truques do linuxplanet.com, que podem ajudar a perceber diferenciais ou encontrar vantagens que você não perceberia num rápido teste livre. (via linuxplanet.com)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Razgriz anuncia a primeira Escola de Computação Gráfica Livre do Brasil


Enviado por Guilherme Razgriz (razgrizΘcrialivre·com·br):

“É com enorme prazer que venho compartilhar essa conquista com toda a comunidade de Software Livre. Após andar por esse país a fora palestrando e passando um pouco do meu conhecimento o que pra mim era apenas um projeto de vida torno-se realização. Fui atrás dos melhores profissionais em cada segmento (Inkscape, Blender, etc.) e juntos fundamos o Cria Livre, a primeira escola EXCLUSIVAMENTE de computação gráfica livre do país.

Nossa intenção é ampliar o leque de profissionais de criação especializados em ferramentas de código aberto fazendo assim com que a própria computação gráfica livre possa enfim reclamar todo o respeito que lhe é merecido. Tanto no mercado como dentro da própria comunidade de software livre. Visite nosso site :www.crialivre.com.br e conheça todos os nossos treinamentos.” [referência: crialivre.com.br]

A linha do tempo do Linux e do software livre para 2009


2009 já acabou há 3 semanas, mas a retrospectiva completa do LWN, traduzida para o nosso idioma, continua sendo uma leitura interessante, na minha opinião.

Enviado por julio@gdhpress.com.br (Julio Cesar Bessa Monqueiro):
“Publicado originalmente no LWN.net ao longo de várias edições, Roberto Bech traduziu a linha do tempo do software livre e Linux de 2009, contendo um resumo dos principais fatos ocorridos, nstes assuntos, ao longo do ano:

“O ano de 2009 ofereceu poucas surpresas para aqueles que, como nós, acompanham esse cenário há mais tempo. Como era de se esperar, vieram novas versões de muitas das ferramentas e da infraestrutura das quais fazemos uso diariamente. Também houve batalhas legais acerca de patentes de software, bate-bocas sobre questões de licenças e várias falhas sérias de segurança foram encontradas e corrigidas. Distribuições foram empacotadas e lançadas, mais telefones e outros dispositivos com Linux e software livre foram vendidos e assim por diante. Tudo parte da marcha rumo à “dominação mundial”. Estamos ansiosos por 2010, e pelo que virá nos anos seguintes. Este ano vamos dividir a linha do tempo em trimestres, e isto é o que temos a relatar sobre o período de janeiro a junho de 2009. Ao longo das semanas, vamos liberar as linhas do tempo dos outros dois trimestres. Por Jake Edge”


Leia em: http://www.guiadohardware.net/artigos/linha-tempo-linux-2009/” [referência: guiadohardware.net]

Geany: um editor textos quase "mágico"

O título da notícia na fonte é "as características de edição de texto quase mágicas do Geany", o que chama a atenção, mas cabe ao leitor a palavra final.

Para ser perfeitamente preciso, o Geany (licença GPL) não é um editor de textos por si só. Na verdade ele foi desenvolvido por seus contribuidores para prover um pequeno e rápido Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) com dependência de apenas algumas bibliotecas para que possa rodar em qualquer distribuição Linux sem exigir muito conhecimento técnico do usuário.

Confira: http://www.geany.org
Fonte: http://www.linuxinsider.com/story/Geanys-Almost-Magical-Text-Editing-Capabilities-69142.html

Anunciado PC 100% compatível com software livre (na Europa)


Resta descobrir o tamanho do nicho de consumidores para quem as 2 condições simultâneas (PC pré-configurado com configuração padronizada, e 100% de compatibilidade com drivers free software) tenham apelo. Mas não há dúvida de que a descrição inclui um fator interessante: o computador do Open-PC “usa apenas hardware para os quais haja drivers em software livre”.
Ainda não está à venda na loja da esquina europeia mais próxima (dizem que estará no final de fevereiro ) mas a etiqueta de preço já está exposta: são 359 euros pelo Open PC-1 com seu Atom N330 1,6GHz, 3GB de RAM, 160GB de disco, placa de vídeo intel 950 e placa-mãe ASRock.
O design me chamou a atenção, pois evoca saudosa memória de uma estação de trabalho Compaq (ou será que era Digital?) que eu usava lá por 1999.
Ele vem com uma distribuição Linux instalada, e o ambiente é baseado no KDE – aliás, o KDE ganha 10 euros a cada máquina vendida.
Não sei se é Stallman-approved (ou ao menos Stallman-ready), mas se isso for divulgado, eu aviso vocês. (viahardware.slashdot.org)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tema 5 – MyPink

Como prometido no último artigo aqui está mais um tema para personalizar o seu desktop do Ubuntu. Este tema, como poderão observar, destina-se à população feminina mais jovem, assim se tiver alguma filha ou irmã mais nova e elas não gostarem do aspecto tradicional do Ubuntu instalem este tema e elas ficarão de boca aberta. Apesar [...]

Tema 5 – MyPink

Curso gratuito e à distância de Software Livre para empresas e usuários


Enviado por André Claudino (claudinoΘd2x·com·br):

“Saiu no VOL, o grupo Derivada Segunda, conhecido como D²x, que agora trabalha na área de ensino à distância resolveu incentivar o uso de software livre nas empresas, quem quiser pode ler aqui a referência ou iraqui e fazer a inscrição. “O objetivo do curso é mostrar que se pode sim viver sem o sistemas operacionais proprietários, e melhor, economizar e lucrar com eles. O início é pra ser combinado, mas esperamos um mínimo de 100 alunos pra começar, como é gratuito, acho que não vai ser difícil. Haverá uma avaliação de aprendizado, e vamos emitir um certificado de participação com aproveitamento para os aprovados.”” [referência: vivaolinux.com.br]

Guitarra digital opera com Linux e touchscreen


O que me horroriza naturalmente não é a presença do Linux, mas sim a idéia de uma guitarra sem cordas – apesar do alerta da empresa, reproduzido no post da Priscila Jordão no Gadgets Info, de que o fabricante “deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica. Não há como os sons em MIDI desta guitarra competirem com a beleza da vibração de cordas. A idéia é curtir os efeitos digitais mesmo”.


Minha guitarra também tem o Tux

Guitarra com tux por guitarra com tux, prefiro a minha, uma humilde imitação da Fender Stratocaster com um adesivo do “Tux Classic” colado entre 2 dos captadores. E com 6 cordas de verdade, afinação e todas as maravilhas sonoras analógicas que podemos esperar de uma guitarra de verdade, ainda que modesta.
Brincadeiras à parte, pro pessoal da música eletrônica talvez este instrumento digital seja um prato cheio, e eles achem a minha Strato um horror. A conferir.

Popout

Segue trecho do Gadgets Info:
As guitarras elétricas mudaram a história da música, e não parece que esta guitarra digital vai fazer o mesmo. Mas ela tem um funcionamento bem bacana: sem cordas, é controlada por uma tela sensível ao toque e sensores no braço.
A mão esquerda controla no braço que notas tocar e a direita, na tela, o tempo e a intensidade das notas. Em MIDI, o som da guitarra é completamente eletrônico, o que é legal por um motivo: os efeitos. Diferente das guitarras elétricas, não é necessário usar pedais para fazer efeitos, ou tirar a mão das cordas para acertar botões ou tremolos. Isso deve permitir o uso de distorções em praticamente toda a música.  Segundo a fabricante, a australiana Misa, dá para controlar afinação e velocidade na tela.
Mas defensores das cordas, não se irritem. A Misa deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica. Não há como os sons em MIDI desta guitarra competirem com a beleza da vibração de cordas. A idéia é curtir os efeitos digitais mesmo.
A Misa Digital Guitar é operada pelo  Linux kernel 2.6.31, o que significa que os músicos-programadores podem fazer a festa com o software open-source. Seu preço não está anunciado no site da Misa. (via info.abril.com.br)

O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum? GNU/Linux.


Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinux·com):
“A Weta, empresa criadora dos efeitos especiais de Senhor dos Anéis, King Kong e do aclamado Avatar cria seus efeitos especiais usando GNU/Linux, mais especificamente Ubuntu.
Esta semana, durante a Linux Conference Australia, meu colega Dustin Kirland teve a oportunidade de conversar com Paul Gunn, um administrador de sistemas da Weta que contou alguns detalhes interessantes sobre como os ambientes e personagens destes filmes criam vida.” [referência: bloguemos.com]

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Torrent com tutoriais de Gimp

A LinuxFormat liberou os 18 mais recentes tutoriais de Gimp, em PDF, do autor Michael J. Hammel, em alta resolução.

Torrent: http://www.tuxradar.com/files/lxf_gimp_tutorials.zip.torrent
Fonte: http://www.tuxradar.com/gimp

Curso de shell script em vídeo


Enviado por Nícholas André (nicholasandreoliveira9Θgmail·com):
“Para aqueles que desejam aprender shell script, eis uma grande oportunidade, o blog iotecnologia lançou o Curso de Shell Script em vídeo, já está disponível todo o curso, confira agora e começe a fazer seus scripts.” [referência: iotecnologia.com.br]

Governos europeus divulgam preocupação com segurança de navegadores de seus cidadãos


Quando a reputação de insegurança de um aplicativo atinge o ápice? Não sei dizer, mas um bom indicador de que este ponto está próximo é quando governos de países desenvolvidos começam a emitir alertas para que seus cidadãos não usem mais este software, e é o que está acontecendo com o Internet Explorer, objeto de 2 alertas governamentais ontem:


Internet Explorer é objeto de alertas governamentais aos cidadãos

A falha mencionada é a mesma que foi explorada, em computadores de usuários estrategicamente selecionados, para a invasão à rede do Google (e outras que começam a ser divulgadas) que motivou um incidente internacional-diplomático-corporativo a partir de meados da semana passada.
A Microsoft, produtora deste aplicativo, reconheceu a existência da falha (que está presente inclusive na versão corrente do navegador), mas mesmo assim, e de maneira não surpreendente recomendou aos usuários que atualizem para o IE 8 (também vulnerável).
Agradeço aos 9 leitores que enviaram esta notícia como sugestão, torço para que a ocasião tenha efeito positivo sobre a segurança on-line e também se converta em oportunidade para que mais gente experimente os navegadores de código aberto (mesmo sabendo que qualquer software está sujeito a brechas “0day” – mas hoje a bola da vez é outra…), e reproduzo trecho da matéria do IDG Now:
A falha no Internet Explorer que possibilitou ataques aos sistemas do Google na China deve causar mais dor de cabeça à Microsoft. O governo alemão recomenda aos  usuários que procurem um navegador mais seguro para garantir a  proteção  de quem navega pela web, de acordo com a BBC.
A França fez o mesmo, também sob alegação de cuidados com a segurança. Segundo o jornal El País, o órgão francês responsável por prevenção a ataques cibernéticos, chamado de Certa, afirmou que a vulnerabilidade identificada no navegador da Microsoft permite que criminosos executem o código remotamente. 
A companhia de software respondeu dizendo que o risco para os usuários é baixo, e que uma alteração nas configurações de segurança do navegador diminuiriam os riscos. A empresa garante que, mudando a zona de segurança da internet para “alta” , é possível evitar ataques, mesmo que isso prejudique a navegação e bloqueie alguns sites. (via idgnow.uol.com.br)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Países recomendam troca de navegador após ataque


Alguns países como a Alemanha e França recomendaram a troca do browser da Microsoft por outro navegador mais seguro, como o Mozilla Firefox, após o ataque aos servidores do Google. O ataque só foi possível por causa de uma falha (bug) no Internet Explorer. A alegação desses países para a recomendação foi o cuidado com a segurança.

fonte: IDG

Projeto de Lei nº 08/2005 de SP proíbe uso de Software Livre em lan houses

O artigo encontra-se neste endereço http://www.vscyber.com/lei/LeiSP12228-2006.pdf . Pra minha surpresa Descobri que em SP o software livre não podem ser utilizados em lan houses, segundo o Art. 5º, do Projeto de Lei nº 08/2005, em SP.

Art. 5º. Os softwares (programas e sistema operacional) necessários para o funcionamento das lan houses devem obrigatoriamente conter o número do registro, bem como, a nota fiscal comprovando a legalidade na sua aquisição.

A não ser que alguem consiga software livre com serial e nota fiscal.
Postada por: Antoniocientista, antoniocientista@NOSPAM.yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Instalação do Wonderland Server

O projeto Wonderland é uma plataforma virtual 3D que permite a interação com outras pessoas por meio de aplicações compartilhadas e comunicação por voz, tudo em tempo real


Aqui

Governo Federal prepara Instrução Normativa para o Software Público


A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento elabora uma Instrução Normativa que vai definir as regras para a disponibilização de soluções, sejam elas públicas ou privadas, no Portal do Software Público Brasileiro ( www.softwarepublico.gov.br). A nova norma deverá ser publicada no primeiro semestre de 2010 após passar por um processo de consulta pública.


Segundo o titular da SLTI, Rogério Santanna, o software público hoje é um projeto consolidado e a sua normatização vai qualificar ainda mais a iniciativa. “Num primeiro momento vamos fazer uma discussão com as áreas de informática do governo e depois faremos uma consulta pública aberta à participação de toda sociedade", informou o secretário.


Ele participou no dia 16 de dezembro, em Brasília, da reunião de criação da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP). Essa é outra iniciativa do Ministério do Planejamento voltada à qualificação da Tecnologia da Informação no Governo. Criada por meio da Portaria N° 13 de 24 de novembro de 2009, o grupo é integrado pelos responsáveis pelas áreas de informática do Governo Federal.


Foi na abertura da reunião de criação da comissão de coordenação do SISP que Santanna anunciou a criação de uma Instrução Normativa exclusiva para a experiência do Software Público Brasileiro, que no início de janeiro teve sua agenda confirmada.



Para Nazaré Bretas, diretora de integração de sistemas de informação, a norma dedicada ao software público vai fortalecer o Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática-SISP, pois será possível criar, adaptar e disponibilizar soluções que melhorem a gestão de TI no governo, aumentando a capacidade de governança do setor público federal.


A agenda prevista para a construção da instrução normativa do Software Público Brasileiro vai contar com a discussão sobre a Licença Pública de Marca e a intenção é lançar a primeira versão da norma no mês de junho.
]
Confira a agenda de criação da Instrução Normativa:
12 de janeiro     - apresentação da última versão da IN do SPB para integrantes do SISP (interna ao governo federal)
01 de fevereiro   - análise da IN do SPB pelo coordenadores das comunidades do Portal
08 de fevereiro   - consulta aberta sobre a Licença Pública de Marca
15 de fevereiro   - análise da IN SPB pelos membros do Portal SPB
15 de março       - apresentação do primeiro modelo da Licença Pública de Marca
22 de março       - lançamento da consulta pública da IN do SPB
junho                 - publicação da IN do Software Público Brasileiro.

É impossível esconder “easter-eggs”


Tradução/adaptação: Clóvis Tristão
O Software Livre, como o BrOffice.org tem muitas vantagens. Na maioria dos casos é gratuito, o que significa que você pode economizar muito dinheiro. E você sempre tem uma escolha, se você gosta ou não. Você não está amarrado a um fornecedor específico.
leia mais

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Asterisk: Innovus lança o primeiro curso de Elastix no Brasil


Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):
“Após firmar a parceria com a Elastix no ano passado, para representá-los no mercado brasileiro, a Innovus lança o primeiro curso de Elastix no Brasil. Este curso é dirigido a profissionais que desejam adquirir em pouco tempo, conhecimento sobre a instalação, configuração e administração do Elastix, um dos produtos que está revolucionando as comunicações via Internet, utilizando os sistemas PBX IP baseados no Asterisk, sendo a distribuição mais recomendada atualmente, devido as grandes funcionalidades e facilidades na configuração e utilização.

O aluno realizará na prática a criação e configuração de uma Central Telefônica IP a partir do zero, criando os ramais, troncos, gravações de chamadas, relatórios, URAs, conferências, gerenciamento de filas, etc. O curso é 100% prático. O instrutor do curso será o Eng. Alberto Sato, com Certificado ECE (Elastix Certified Engineer), obtido em maio de 2009 em Barcelona. A primeira turma está programada para os dias 10, 11 e 12 de março de 2010, na cidade de São Paulo.

Se sua empresa está considerando a possibilidade de incorporar a tecnologia de VoIP e o Elastix, este é um excelente curso, para compreender e utilizar esta tecnologia com baixo investimento inicial. Obtenha maiores informações no email treinamentos@innovus.com.br ou no site: http://www.innovus.com.br/treinamentoelastix.php” [referência: innovus.com.br]

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Microsoft adere ao grupo desenvolvedor do SVG


Enviado por Júnior (arnaldo_juniorΘhotmail·com):

“Vejamos como a comunidade vai reagir. Espero que bem, como manda o bom sendo, afinal é mais uma gigante na jogada e finalmente o formato poderá ganhar o impulso que falta para ser mais usado e difundido.“A Microsoft entrou para o grupo do SVG, Scalable Vector Graphics (SVG) Working Group, parte do World Wide Web Consortium (W3C). A estratégia faz parte dos planos dela de tornar o Internet Explorer mais “compatível” com os padrões da web. O Firefox, Safari, Opera e Chrome suportam renderização de SVG há um bom tempo. A notícia foi postada no blog de desenvolvedores do IE. Não ficou claro quando o IE terá suporte ao formato, mas imagina-se que seja na versão 9. Ela usará recursos do Direct2D para renderizar as páginas, aproveitando parte do desempenho extra oferecido pela GPU.

O SVG é importante para a web pois permite desenhar imagens vetoriais, que são renderizadas sem perda de qualidade, assumindo as dimensões do cliente. Seja num netbook ou smartphone com tela minúscula ou no grande espaço oferecido por dois monitores de 30 polegadas combinados, a aparência e qualidade não são afetadas. Já os formatos tradicionais, como JPEG e GIF, não passam de adaptações comprimidas do bitmap, onde a cada pixel da imagem é representado de forma única, e ao redimensioná-la, é necessário “descobrir” quais pixels deveriam estar nos locais intermediários, gerando uma imagem sem definição e/ou cheia de “quadriculados”.”” [referência: guiadohardware.net]

Netbook YeeLoong “100% open source” em exibição na CES


Consta que este é o computador portátil do Dr. Stallman. Segue trecho da notícia do iG Tecnologia:
Estará em demonstração na CES, no stand da MIPS Technologies, o primeiro netbook “100% Open Source” do mercado. Produzido pela empresa chinesa Lemote (não confunda com a Lenovo), a máquina usa Software Livre “dos pés à cabeça”, desde a BIOS (baseada no projeto PMON2000) até o sistema operacional, uma versão do Android.

Batizada de YeeLoong 8089, a máquina é baseada no processador chinês Loongson-2 (de arquitetura MIPS) rodando a 800 MHz, e tem 512 MB ou 1 GB de RAM, HD de 160 GB, tela de 8.9 polegadas e resolução de 1024 × 600 pixels, três portas USB 2.0, leitor de cartões USB e interfaces de rede Wi-Fi e Ethernet.

Segundo a Lemote, seu netbook pesa menos de 1 quilo e consome pouca energia: se equipado com um disco SSD em vez de HD, o consumo máximo não passa dos 12 Watts. Durante a CES a máquina será exibida rodando um “port” do Android, mas o próprio fabricante indica compatibilidade com o Debian (arquitetura mipsel), Slackware, Mandriva e Gentoo, entre outras distribuições Linux.

O YeeLoong 8089 não é propriamente uma novidade: ele já é vendido na China e redistribuído por empresas na Europa faz algum tempo, e é a máquina pessoal de Richard Stallman (…) (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MS não pretende processar o Ylmf OS, pelo menos por enquanto

As tentativas de criar um sistema baseado em Linux com aparência de Windows são velhas, o gerenciador de janelas Blanes (brasileiro!) que o diga (no tempo em que o Windows 9x/2000 eram populares). Ele chegou a ser usado até em Infocentros do Acessa SP quando trocaram os computadores locais com Windows 98 por terminais de acesso remoto com Linux, talvez para que os usuários estrassem menos.

blanes


Tela do Blanes


Depois de tantas outras tentativas (Famelix, também brasileiro; Lindows, que teve que mudar o nome por encrencas com a MS) os chineses chegaram a algo mais "realista" com o Ylmf OS no final do ano passado, que imita o Windows XP a começar pela tela de login. Como noticiado inclusive aqui no GdH, ele é baseado no Ubuntu, é gratuito e livre para modificações (nada de anormal), só que está disponível apenas em chinês (se bem que dá para instalar pacotes de idiomas, já que a maioria das aplicações são as conhecidas...). 

ylmf

Como o visual imita "muito" o XP, incluindo uso de ícones e outras coisas que podem ser consideradas propriedades intelectuais da Microsoft, o pessoal do ArsTechnica contatou a MS para ver o que ela pensa a respeito. A resposta, curiosamente, é "não estamos nem aí por enquanto" (em outras palavras). 

Numa tradução livre, um representante da MS respondeu ao Ars Technica: "Não testamos o código aqui, mas assumindo que é uma implementação de Linux, acreditamos que as leis existentes sobre pirataria de software não se aplicam nesse caso". A dificuldade de lidar com os direitos de propriedade intelectual em diferentes regiões também desanimam a empresa de tentar algo, pelo menos por enquanto. Ou seja, o Ylmf OS está livre de processos, por mais estranho que isso possa parecer uma vez que lida com a MS. Vamos ver no futuro.

Leia mais no ArsTechnica e OS News

OpenOffice.org é uma ameaça? Microsoft acha que sim


Texto: Glyn Moody
Tradução: Clóvis Tristão
Um dos aspectos incomuns do código aberto é o fato de que a filosofia de desenvolvimento de software demonstra a maneira como o projeto é executado.. Isto significa que, como e porque as coisas são feitas, e por quem, é claro para todos verem. Que contraste com a abordagem da Microsoft, mantém o seu software em uma caixa preta: na maioria das vezes não vemos o que está por trás das engrenagens e seus resultados.
leia mais

Enna MediaCenter - primeira versão estável

O projeto GeeXboX anunciou o primeiro lançamento estável do Enna (versão 0.4.0), uma aplicação de centro de mídia open source. O Enna conta uma interface simples baseada nas "Enlightenment Foundations Libraries" e bibliotecas GeeXboX para multimídia (libplayer).

Confira os screenshots: http://enna.geexbox.org/screenshots.html
Nota de lançamento: http://gxben.wordpress.com/2010/01/03/first-public-enna-0-4-0-release/
Fonte: http://www.osnews.com/story/22689/First_Stable_Enna_MediaCenter_Release

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Kahel OS Light: distro leve com Xfce, baseada no Arch Linux

Foi lançado dia primeiro o Kahel OS 01-01-2010 "Light" Edition, uma distro Linux baseada no Arch trazendo o Xfce como ambiente padrão. O Kahel light é voltado a netbooks e PCs de baixo desempenho ou recursos, podendo rodar razoavelmente bem em máquinas fracas para distros atuais com Gnome ou KDE 4. 

Há versão de 32 e 64-bit (útil caso você goste do sistema e pretenda usá-lo mesmo em PCs com 4 GB ou mais de RAM). Ele vem com kernel 2.6.32 e Xfce 4.6, ocupando 1,8 GB depois da instalação padrão. É amigável para uso com SSDs, trazendo suporte inclusive aos sistemas de arquivos Btrfs e NILFS. Inclui aplicações leves, como o cliente de e-mail Claws, navegador Midori, visualizador e organizador de imagens gThumb e o player de música Exaile. Vem pronto para Wi-Fi e Bluetooth. 

Uma coisa chata para quem se acostumou com o modo "teste antes de instalar" de quase todas as distribuições atuais, é que o Kahel não tem um liveCD atual, sendo apenas para instalação. 

Anúncio: 

http://www.kahelos.org/newsdetails.php?newsid=41 

Download (419 MB): 

http://sourceforge.net/projects/kahelos/files/

Testando o novo modo de janela única do GIMP


Em setembro divulgamos a informação de que o Gimp passaria a trabalhar com janela única, opcionalmente, a partir de sua versão 2.8, e agora já dá para testar na prática este modo, com uma organização que, segundo comentam, lembraria mais o Photoshop.
Este post do Learning Ubuntu explica como fazer, para quem já baixou uma das versões de desenvolvimento que oferecem o recurso (e também explica como instalar uma delas a partir dos repositórios do Ubuntu, se for o caso).
É como anunciado: o programa inicia no seu tradicional modo de múltiplas janelas, e há uma opção de menu que ativa o novo modo de janela única, para quem preferir.
Saiba mais (learningubuntu.com).

IPAJM economiza R$ 120.000,00 com adoção de BrOffice.org


O Instituto de Previdência e Assistência do Estado do Espírito Santo (IPAJM) dá grande exemplo de como fazer mais gastando menos: com a adoção da suíte de escritório BrOffice.org, foram economizados até o momento em torno de R$ 120.000,00. Está prevista, até o final de 2010, uma economia ainda maior com o andamento da política de uso de software livre pelo órgão.
leia mais

Por que usar Software Livre no Design?


Interessante resposta proposta pelo Eduardo, que foge um pouco ao lugar-comum não tanto pela conclusão em si, mas por apresentar preliminares diferentes das que estou acostumado a ver, como respostas às questões “As ferramentas livres para Design, como GIMP ou Inkscape, superam ferramentas proprietárias?” e “É possível trabalhar com Criação utilizando somente Software Livre?”.
Link do post enviado por Eduardo Santos (edu_agniΘhotmail·com): [referência: agni.art.br]