Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Livro sobre Ubuntu pode ser baixado gratuitamente


René Ribeiro, da PC WORLD
30-04-2010
Obra possui linguagem clara e direta, oraganizando as informações para aproximar o mundo Linux do usuário não técnico.

Escrito pelo blogueiro Carlos Eduardo Val (Kadu), entusiasta por Linux e internet, o livro Ubuntu - Guia do iniciante, é uma obra que vai direto ao ponto, em linguagem fácil e sem muitos detalhes técnicos.
O livro é voltado a quem deseja saber mais sobre essa distribuição Linux, mas tinha receio em "colocar a mão na massa" devido a quantidade imensa de informações espalhadas na web sobre o assunto. As informações sobre comandos e telas do Ubuntu estão organizadas de tal forma que o usuário iniciante não irá se intimidar diante do imenso mundo do Linux.
São oito capítulos que explicam desde como fazer o download do Ubuntu, a instalação, configuração da interface gráfica, instalação de programas de navegação e mensagens instantâneas, Open Office e até mesmo a instalação de codecs para rodar arquivos de vídeo, assistir DVD e ouvir MP3.
O capítulo 7, por exemplo, explica como instalar programas Windows no Ubuntu e o capítulo 8 mostra como é simples fazer virtualização. As práticas descritas foram testadas na última versão 10.04 do Ubuntu, lançada em 29/4.
O livro pode ser baixado diretamente do site do autor, o Orgulho Geek. A obra teve o apoio de sites comoUbuntu Dicas e Revista Espírito Livre.


Tema14 – UbuntuSun


No seguimento do último artigo da série de temas esta semana apresento um tema desenhado pelos próprios designers do Ubuntu. O objectivo deste tema era juntar o melhor de dois mundos, segundo os seus criadores: "Algumas pessoas gostam de temas escuros e outras pessoas preferem temas claros, porque não combinar ambos num conjunto de temas com diferentes sombras?". A base deste tema foi ter o sol a brilhar no desktop do utilizador. Este tema apresenta três versões, aDawn com cores  claras que representa o nascer do sol, a Day, com cores mais brilhantes e mais claras representando os dias de sol e por ultimo o Duskrepresentando o o pôr do sol com cores mais sóbrias e escuras. No entanto os temas nunca se tornam berrantes e são bastante agradáveis e não cansam a vista mesmo quando se está muito tempo no computador.

Tema14 – UbuntuSun

Multimídia para o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx


Enviado por Claudio Novais (claudiocnΘgmail·com), do lado de lá do Atlântico:

“Com a chegada do Ubuntu Lucid Lynx, nada melhor que um artigo completo sobre como pô-lo compatível com a maior parte dos formatos multimédia, de compactação de ficheiros e Java e Flash. Apresenta-se de seguida o resumo do artigo:
Existe muitos conteúdos que os utilizadores normalmente utilizam que em certos países estão condicionados a licenças que, por conseguinte, exigem pagamentos para as utilizar. Ora, como o Ubuntu é um sistema operativo 100% livre, então ele não pode trazer já instalados esses conteúdos (que normalmente são de multimédia: mp3, wma, divx, entre muitos outros), caso contrário, em certos países não seria livre e a sua distribuição livre torná-lo-ia ilegal. Sendo assim, como é já costume neste site, explica-se neste artigo como pode ter o seu Ubuntu compatível com praticamente todos os formatos multimédia existentes no mundo! Para além disso, depois de ler e executar o que é referido neste artigo, o seu Ubuntu ainda será compatível com mais formatos que os de vídeo e de som, nomeadamente com formatos de compactação (zip, rar, 7z), com o Java e Flash instalados e ainda, se quiser, aplicações muito importantes para reprodução de multimédia, por exemplo o muito conhecido VLC.” [referência: ubuntued.info]

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Duper - Caçador de arquivos duplicados

Por causa de alguns problemas "organizacionais" em meu desktop (por ele ser meu laboratório de testes) sempre aparecem arquivos duplicados, que me custam preciosos MBs e até GBs de espaço em disco. Com esse problema encontrei o Duper, um programa free que faz a checagem a fim de encontrar arquivos duplicados no HD.

A filosofia atrás do Duper, segundo seus desenvolvedores, é ser rápido, free e pequeno. O Duper escaneia primeiramente todos arquivos para comparar o tamanho deles, caso tenha dois arquivos de tamanho igual ele faz uma checagem computando um MD5 para cada um determinando assim se são idênticos ou não.

Depois do escaneamento pode-se navegar pelos arquivos duplicados (se encontrados) e selecionar o que deletar. Podemos escolher diretórios específicos para o scan ou fazer a partir da raiz do sistema.

O Duper funciona em ambientes Linux Windows MacOS, BSD etc, tendo como pré-requisito apenas que o sistema terá de ter instalado Java. 



Fonte.

Quem quiser pode dar uma olhada no screenshot do Duper funcionando em minha máquina:


Para mais informações, acesse o site do Duper:
Para usá-lo acesse:

Goiás migra para BrOffice.org


Em breve, todos os usuários dos computadores dos órgãos estaduais estarão utilizando o novo sistema de Software Livre. O processo de migração para o Software Livre no Estado acontecerá em três etapas: a primeira e imediata prevê a substituição dos programas básicos pelo BrOffice.org e ainda a implantação de softwares ligados a produção visual, como Gimp e Inkscape, que são as opções livres para o tratamento de imagens e a produção gráfica.


Na segunda fase, haverá o treinamento para o suporte técnico; e, por último, acontece a etapa mais complexa: a substituição dos softwares corporativos, que são os voltados para áreas específicas, por opções livres. A migração para este sistema na esfera pública está amparada pela lei Nº 15.425/2005 que dispõe sobre a utilização de Software Livre na administração pública do Estado de Goiás.

Segundo o coordenador tecnológico da UEG, André Soares, que está à frente deste projeto, a substituição do sistema operacional pelo Linux e dos softwares de escritório pelo BrOffice.org proporcionará uma grande economia em licenças por computador. Dentre outras vantagens, o BrOffice.org é o primeiro editor de textos a já vir com as novas regras da reforma ortográfica.

Para orientar os usuários, a equipe da UEG, em parceria com a Secretaria da Fazenda, desenvolveu o portal SoftwareLivre.Goiás (portal goiano do Software Livre), no início deste ano. Além de orientar os usuários, o portal é um instrumento de convergência e troca de informações, conhecimentos e iniciativas voltadas para o Software Livre na administração pública do Estado.

O usuário poderá se cadastrar e postar conteúdo de notícias, eventos, artigos e dicas. O novo site disponibiliza ainda um boletim periódico com as últimas atualizações, que será enviado para os usuários cadastrados. Confira, acessando o seguinte endereço: www.softwarelivre.goias.gov.br.
leia mais

Ubuntu 10.04 lançado: download oficial e novidades


O seu download do Ubuntu 10.04 já pode começar: os links estão no final deste post, e a nova versão foilançada há poucos minutos, cumprindo à risca o calendário definido para esta versão, apesar do percalço matutino.

Trata-se de uma versão LTS, com ciclo de suporte mais longo, mas isso não significa que ela virá com menos novidades – começando pela aparência, com novo tema básico, novas cores, e até mesmo o polêmico novo posicionamento dos botões de minimizar, maximizar e fechar as janelas – ou, como diz o título da matéria no Ars Technica, com menos marrom.


Mas as novidades não estão só no visual. O boot está mais rápido, o driver open source (com aceleração 2D) Nouveau agora é o default para placas NVidia, o armazenamento on-line com o Ubuntu One permite incronizar qualquer pasta do seu home, a loja de músicas funciona no Brasil, o conjunto default de pacotes instalados mudou, e muito mais – recomendo a análise do Ubuntu 10.04 publicada pela PC World para conhecer os detalhes, e o post do Lifehacker para alguns destaques das principais novidades!

roteiro de pós-instalação publicado pelo Prof. Marco André também é leitura recomendada para quem estiver fazendo o download, para ver se algum dos pontos abordados por ele pode se aplicar também à sua instalação.

página oficial de downloads está à sua disposição, há uma página com fartura e variedade de links específicos para downloads e os links via BitTorrent são os mais recomendados para privilegiar a sua velocidade de download e a capacidade dos servidores – se tiver dúvida sobre qual a versão mais adequada ao seu equipamento, é provável que uma versão desktop-i386 funcione nele, que uma versão amd64 tire proveito de recursos adicionais se você souber que seu micro é de 64 bits, e que a versão “netbook live image” permita testar o funcionamento no seu netbook, e instalar se você ficar satisfeito.

Para quem prefere, a lista oficial de mirrors inclui 3 sites brasileiros com a atribuição oficial de manter as imagens ISO do sistema: LAS UnicampEdugraf UFSC e Globo.com, mas o grau de atualização deles pode variar.

Ubuntu 10.04: PC World brasileira testa e elogia


O Ubuntu 10.04 deve ser lançado hoje, e a PC World brasileira testou (a partir da versão RC, claro) e chegou a uma conclusão bem positiva, que considera a parcela majoritária dos usuários de desktops no Brasil, e evidente a partir do subtítulo: “Quem ainda acredita que “o Linux não está pronto para o desktop” deve ao menos dar uma olhadinha na mais nova versão do Ubuntu, a 10.04″.

A matéria trata das mudanças no conjunto de pacotes default (saída do Gimp, redução do GNOME Games, inclusão do Pitivi e Gwibber), elogiando o conjunto completo de aplicativos essenciais que permanecem incluídos na instalação default e fazendo um paralelo entre o Ubuntu Software Center e as lojas de aplicativos típicas de plataformas móveis, mas com uma diferença essencial: os softwares são grátis.


O desempenho e o suporte a hardware são mencionados (com as ressalvas necessárias), e a redução no tempo de boot recebe o adjetivo “impressionante”. O novo visual (e as referências ao Mac OS X) também recebe menção, assim como a presença na nuvem e a nova loja de música.

Em suma, uma análise bastante completa e positiva do Ubuntu 10.04, cuja leitura recomendo. Para encerrar, destaco um dos parágrafos da conclusão:
O conceito de “pronto para o desktop” varia de acordo com o usuário, mas acreditamos que o Ubuntu 10.04 chegou lá. Um eventual migrante do Windows para o Ubuntu teria algumas dificuldades de adaptação, sem dúvida, mas mais relacionadas à mudança de velhos hábitos do que por motivos técnicos. (via pcworld.uol.com.br)

Impressora 3D Open Source


Enviado por Luiz Cruz (lucruzΘabril·com·br):

“O mundo de hardware Open Source é certamente limitado, mas é incrivelmente criativo. O RepRap é um dos projetos que fazem as pessoas pensarem em como a tecnologia está evoluindo. O projeto mantém dois modelos de hardware open source para impressão de objetos 3D, utilizando diferentes materiais. Veja mais detalhes no blog.” [referência: info.abril.com.br]

Anunciado o primeiro codificador Software Livre para Blu-ray

Uma grande marca para o projeto x264 - e para o Software Livre em geral. "Graças ao trabalho incansável de Kieran Kunyha, Alex Giladi, Lamont Alston, e o pessoal da Doom9, o x264 pode agora produzir vídeo em padrão Blu-ray. Agradecimentos especiais extras vão para a "The Criterion Collection" por patrocinar o teste final para confirmar a conformidade da implementação Blu-ray do x264. Com a poderoza compressão do x264, conforme demonstrado pelo incrivelmente popular software de backup Blu-ray BD-Rebuilder, é possível criar discos em padrão Blu-ray em cima de DVD9s (DVDs dual-layer) ou mesmo DVD5s (DVDs single-layer) com um razoável nível de qualidade. Com um codificador livre e menor necessidade de um caro gravador Blu-ray, estamos um passo mais próximo de colocar a criação mídia de alta definição nas mãos do usuário doméstico."

Fonte: http://www.osnews.com/story/23[...]_Free_Software_Blu-ray_Encoder

quarta-feira, 28 de abril de 2010

devio.us – Provedor de Shell OpenBSD Gratuito


Enviado por Jack Ripoff (jack·ripoffΘgmail·com):

O que você ganha com uma conta shell gratuita? Os detalhes estão aqui mas essencialmente você ganha acesso a todos os pacotes do sistema, 100MB de espaço pessoal de graça, uma boa conexão de Internet e, em breve, suporte a IPv6. Contanto que você não abuse dos recursos, tunnelling e redirecionamento de portas são permitidos, exceto para assistir vídeos do YouTube ou compartilhar arquivos via P2P.

E acrescento: backups diários; página pessoal com suPHP; e-mail com TLS, IMAP e POP3; uma base MySQL. Um serviço muito prático e, o que é melhor, gratuito.” [referência: undeadly.org]

terça-feira, 27 de abril de 2010

O que é que o GIMP tem?


No meu último post sobre o GIMP ("A última inovação do Photoshop já existia no GIMP"), o leitor Alemão perguntou:
Gravatar AlemãoE as outras novas funcionalidades do photoshop? como por exemplo a de redimensionar... e também as do illustrator? como por exemplo as grid em pespectiva.
Comecei a escrever a resposta-dica como comentário naquele post, mas achei que seria bastante útil para outros que ainda não conheceram o GIMP (ao menos não de forma adequada). A idéia básica é: São tantas funcionalidades! Que tal testar? ;-)
Ao falar sobre GIMP estamos falando de um editor de imagens maduro e com pretensões de ser um editorprofissional. Para muitos (como eu) o GIMP já é um editor profissional, para outros (que já entendem como ele funciona) só falta o suporte real a CMYK, o que pode ser tratado com o plugin Separate+, ou outros.
Bom, então seria impossível (ou muito chato) falar sobre tudo isso em um post. O melhor mesmo é testar e pesquisar vou ajudar os iniciantes, dando o caminho das pedras, mas não vou deixar de comentar sobre o que Alemão perguntou especificamente:
Redimensionar: Certamente ele não está falando sobre redimensionamento básico, só pra isso o GIMP já tem 4 algorítimos, ele deve estar falando do Redimensionamento Liquido (inteligente) está no plugin Redimensionamento Liquido.
Popout
Alemão também perguntou sobre o "Grid em Perspectiva", mas o que seria isso exatamente? É o "Perspective Grid" do Freehand? Se sim, o GIMP tem algo diferente mas nos leva ao mesmo fim: Clonagem em Perspectiva.
Popout

Com GIMP você...
Cai de Amor
Robo louco de amor
Se Anima
Ponte JK
Melhora a Vida
Comida com HDR

Então, como começar?

Primeiro entenda que o GIMP é um Software Livre, construído por uma Comunidade Internacional. O GIMP não é apresentado ou citado em revistas com a mesma frequência dos softwares proprietários similares por ser fraco, não mesmo, ele não aparece porque não existe uma empresa para promove-lo com fins comerciais. Isso não quer dizer que por isso ele não tem foco profissional, ele tem sim, porque é o interesse da comunidade de usuários e desenvolvedores.
GIMPO GIMP foi criado de forma que tudo fosse "plugavel". Praticamente tudo o que você vê nele são plugins, mas a maior parte do que você precisa já vem pré instalado. Depois que você adiciona um plugin ele se mescla a interface do GIMP como botão ou item do menu, onde for necessário, como os plugins do Firefox. Por isso é tão comum falarmos de plugins do GIMP e do Firefox, eles facilitam o acesso a funcionalidades que não são realmente úteis a todos os usuários, mas ninguém vive sem alguns deles. ;-)
Linux Para instala-lo no GNU/Linux (Debian, Ubuntu e derivados):
sudo aptitude install gimp gimp-gap gimp-plugin-registry gimp-resynthesizer gimp-texturize gimp-ufraw
Com o comando acima instalamos de uma vez o GIMP e uma ótima coleção de plugins. (gimp-plugin-registrycontém vários plugins)
Windows Para instala-lo no Windows:
  1. Baixe o instalador no site do GIMP-Win;
  2. Instale-o como qualquer outro software;
  3. Baixe plugins no site que agrega a maioria deles (use a busca do site!);
  4. Leia a orientação sobre como instalar os plugins. (use o tradutor no topo da página!)

Para saber mais: (essa é a parte importante!)

Se você tem habilidade com computadores e gosta de testar versões beta, também pode procurar pelo beta da próxima versão que une toda a interface em uma janela, mais fácil pra quem é acostumado com a interface do Photoshop.

Guitar Pro agora em versão para Linux


Quase um padrão quando se trata da representação de tablaturas (acordes para violão, por exemplo), o aplicativo Guitar Pro, anteriormente disponível apenas para Windows, tem versões para MacOS X e GNU/Linux a partir da recém-lançada versão 6.

Leia mais...

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Lucid Lynx



Existem muitas bibliotecas e aplicações que estão patenteadas tornando-as, em certos países, não livres. Como o Ubuntu é um sistema operativo livre e quer ser globalmente utilizado, não pode usar essas bibliotecas por padrão pois, caso isso acontecesse iria ficar ilegal em certos países. Assim, e visto que o Ubuntu não contém algumas bibliotecas muito importantes, foi criado um repositório que disponibiliza todos esses conteúdos de forma simples: o Medibuntu. Este repositório é utilizado para obter codecsmultimédia para reprodução de certos formatos de som e vídeo e aplicações muito conhecidas nomeadamente o Adobe Reader, Google Earth e o Skype.

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Lucid Lynx

Multimédia no Ubuntu Lucid Lynx



Existe muitos conteúdos que os utilizadores normalmente utilizam que em certos países estão condicionados a licenças que, por conseguinte, exigem pagamentos para as utilizar. Ora, como o Ubuntu é um sistema operativo 100% livre, então ele não pode trazer já instalados esses conteúdos (que normalmente são de multimédia: mp3, wma, divx, entre muitos outros), caso contrário, em certos países não seria livre e a sua distribuição livre torná-lo-ia ilegal. Sendo assim, como é já costume neste site, explica-se neste artigo como pode ter o seu Ubuntu compatível com praticamente todos os formatos multimédia existentes no mundo! Para além disso, depois de ler e executar o que é referido neste artigo, o seu Ubuntu ainda será compatível com mais formatos que os de vídeo e de som, nomeadamente com formatos de compactação (zip, rar, 7z), com o Java e Flash instalados e ainda, se quiser, aplicações muito importantes para reprodução de multimédia, por exemplo o muito conhecido VLC.

Multimédia no Ubuntu Lucid Lynx

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tema13 – Human_Reloaded



Tal como prometido no ultimo artigo da série de temas, tenho o prazer de apresentar mais um fantástico tema desenhado por Aleksandar Radovic que também desenhou o lindíssimo tema Wave. Este tema apresenta uma interessante variação do muito conhecido tema Human, que caracterizou o Ubuntu durante algum tempo.
As cores principais são já famosas, com variações entre o laranja e o castanho, sem nunca descurar a atenção pelo pormenor e mantendo a leitura de texto e imagens bastante fácil pois as zonas de inserção de texto continuam a branco. Este artigo também terá os ícones Human-02, desenhados por Oliver Sch, que são também uma variação dos ícones Human. Desde já prometo que são bastante bonitos e agradáveis a vista! ;)

Tema13 – Human_Reloaded

Adiantando: Roteiro de pós-instalação para o Ubuntu 10.04


Enviado por Marco André Lopes Mendes (marcoandreΘgmail·com):




“Em pouco mais de uma semana, estará disponível a tão aguardada versão final do Ubuntu 10.04 LTS, apelidado de Lucid Lynx. Estou utilizando-o desde a versão Beta 1 e refiz meu roteiro a partir de algumas instalações já realizadas. É um roteiro pessoal, mas pode servir de base para quem está começando ou quer experimentar configurações novas. Experimentem e enviem comentários e sugestões de melhoria.” [referência: marrcandre.blogspot.com]

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kideos – O Youtube Para os mais Pequenos



Todos nós, ou a maioria, gostamos de ir ao YouTube, ver uns vídeos engraçados, ouvir uma musiquinha, ou até ver o que está na moda. Mas muitos de nós se esquecem que quando se deixa uma criança a explorar um serviço como este, ela poderá encontrar de tudo e, muitas vezes, encontra aquilo que menos se deseja.

E por essas razões existem outras alternativas, e uma delas é o Kideos.

Kideos_Logo

Kideos é uma página Web, exclusivamente direccionada às crianças, que alberga vídeos pré-seleccionados para este público-alvo, que vai desde os 0 aos 10 anos de idade.

Muitos dos vídeos à disposição são mesmos oferecidos com a licença das marcas Disney, Marvel, PBS entre outros estúdios de cinema infantis.

Outro ponto positivo para este site, é facto de também possuir material pedagógico que proporciona o desenvolvimento da aprendizagem e educação dos mais pequenos.

kideos

Embora a grande parte dos vídeos alojados façam parte do YouTube, este site funciona como um filtro de conteúdos, o que possibilita aos pais terem controlo do material que os filhos visualizam.

No Kideos podem-se encontrar conteúdos muito variados, destaques, os vídeos mais populares, bem como os mais comentados. Existem também separadores para aceder aos conteúdos recomendados para cada faixa etária.

Homepage Homepage: Kideos

Encontrando o SEU Livro na Internet


Há um site especializado na divulgação de livros que são disponibilizados gratuitamente pelos seus autores ou editoras. Com pequena pesquisa podemos encontrar tudo ou quase tudo a respeito de algum assunto - e não é limitado a TI (procurem, por exemplo, por autohemotherapy). Encontrei tutoriais respeitáveis sobre java, Linux, FreeBSD, etc, etc.
(em inglês)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gmail agora permite anexar arquivos com clique-e-arraste


Com a nova funcionalidade, adicionar anexos aos seus emails fica muito mais fácil e rápido, mas funciona apenas no Firefox e Chrome.
Por Jacqueline Lafloufa
A Google implementou recentemente no Gmail mais uma opção que visa melhorar a usabilidade do serviço. Agora já é possível adicionar anexos aos seus emails apenas clicando e arrastando os arquivos para a tela.

Gmail agora permite função 'clique e arraste' para anexar arquivos (Crédito: Gmailblog / reprodução)
Bastará selecionar os arquivos a serem anexados e arrastá-los para a área próxima ao assunto do email, onde será exibida a frase ‘solte os arquivos aqui para adicioná-los como anexos’ em um fundo verde, informa o site IT Pro. Bem mais fácil do que precisar apertar o botão ‘adicionar anexo’ para cada um dos arquivos a serem enviados.
No entanto, a facilidade ficou restrita aos usuários dos navegadores Firefox, da Mozilla, e Chrome, da Google. Aparentemente, a empresa pretende lançar a funcionalidade também para outros navegadores, mas como tudo foi desenvolvido em HTML 5, talvez seja preciso esperar um pouco mais, explica o site Mashable.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

LDAP: Microsoft e Unesp integram autenticação do Windows e Unix


Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”A Microsoft, em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (Ltia) da Unesp, encerrou a primeira fase do projeto Pgina, que visa substituir a parte de autenticação do Windows para que ele também possa realizar a autenticação do usuário em servidores rodando outros sistemas operacionais. Este é apenas um dos passos da gigante de Redmond no sentido de garantir a interoperabilidade entre o Windows e outros sistemas operacionais, como Unix, por exemplo.

A tarefa do Ltia durante essa primeira fase foi desenvolver um patch para o pGina que lhe permite ser conectado ao servidor LDAP. Através de plugins, agora, uma vez instalado o patch, o pGina passa a ser responsável pelo logon – inclusive no Windows. “Antes de aplicar o patch desenvolvido pelo Ltia o mapeamento dos grupos LDAP só era possível com o Administrador ou Usuário comum”, explica Leandro Jekimim Goulart, coordenador do projeto no Ltia. Com o novo desenvolvimento, cada grupo do Windows pode ser mapeado e automaticamente associado a um grupo no LDAP.

O pGina agora entrará em uma segunda, ainda sendo planejada pela Microsoft e o Ltia, mas que já estudam como superar alguns desafios, como a criação de mecanismos que permitam a atualização de diretórios e suas permissões do servidor LDAP, criação de grupos locais de acordo com diretórios e permissões importadas do servidor LDAP, e redirecionamento do usuário para seu grupo local correspondente.

Maiores detalhes sobre o projeto estão disponíveis no site http://pgina.codeplex.com/ onde se poderá efetuar o download do patch, agora integrado ao CodePlex da Microsoft. Vale ressaltar que a facilidade de uso e o nível de segurança permitido pelo pGina é muito grande, tanto que o projeto está atualmente em processo de homologação pelo Banco do Brasil para que possa ser utilizado por instituições bancárias no País.

Fonte: MSDN “” [referência: forumpcs.com.br]

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Zoho – O Office Online para o Ubuntu



A integração dos nossos Desktops em serviços da “nuvem” (cloud computing), é a cada dia que passa uma realidade. Desta forma, os serviços/aplicações deixam de estar presentes na nossa máquina, passando a estar disponibilizados online (na  “cloud”). Um dos exemplos mais vulgares deste novo paradigma é o Ubuntu One ou mesmo o Google Docs, que nos permitem criar/guardar documentos/informação online.
Hoje apresentamos o Zoho Webservice (um serviço idêntico aos anteriormente referidos) e a integração com o Ubuntu Linux.

zoho_2

O Zoho é uma suite online para criação/edição dos mais diversos tipos de documentos. Há relativamente pouco tempo, Jamie Bennett, programador da Canonical apresentou o Zoho Webservice que é um frontend para o serviço Zoho.

Uma das grandes vantagens do Zoho comparativamente ao Google Docs é a não necessidade do utilizador efectuar algum tipo de autenticação.


Funcionalidades do Zoho Webservice  para o Ubuntu:
  • Abrir, ler, editar e guardar anexos dos ficheiros
  • Abrir, ler, editar e guardar documentos locais
  • Executar aplicações da suite Zoho:  Writer, Word, etc
Para a próxima versão do Ubuntu (Lucid Lynx), estão previstas novas funcionalidades.


Como instalar no Ubuntu

A instalação do Zoho Webservice é muito simples, sendo apenas necessário abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install webservice-office-zoho

Após instalado o Zoho, para executar basta ir ao Menu, escolher Office e depois excolher a aplicação pretendida (Zoho Word Processor,Zoho Presentation, Zoho Spreadsheet)

zoho_3

Segue um exemplo do Zoho Webservice Spreadsheet


zoho_5


Webservice Word Processor


zoho_6

Este tipo de serviços são sem duvida uma excelente alternativa às aplicações de Desktop, disponibilizando (neste momento) todas as funcionalidades existentes em outras ferramentas do tipo. Como já referido, o utilizador não necessita de credenciais de acesso sendo o serviço de utilização gratuito.

Homepage: Zoho
Homepage: Zoho WebService

Editor de vídeo não-linear: Lightworks terá seu código aberto


Enviado por Leandro R. M. de Marco (leandromarcoΘgmail·com):

“A empresa Edit Share anuncia que o Lightworks, seu renomado software de edição de vídeo será disponibilizado como software Open Source.
“Utilizado por editores como Chris Gill e a muitas vezes vencedora do Oscar, Thelma Schoonmaker, Lightworks oferece controles intuitivos, efeitos em tempo real avançados, suporte nativo a resolução de 2K com DPX ou RED e funcionalidades para edição com múltiplas.”

Segundo a Editshare, o Lightworks já possui características que estão a frente da dos editores de video comuns e que, indo para o Open Source ela espera expandir radicalmente o potencial criativo das aplicações de edição de vídeo.

A Empresa adquiriu o Lightworks oficialmente em Agosto de 2009 e planeja disponibilizar o software para download no terceiro trimestre deste ano. Interessados em utilizar o software e/ou participar da equipe de desenvolvimento podem manifestar o interesse aqui” [referência: editshare.com]


Editor de vídeo ganhador de oscar abre o código!: “Anuncia o blog OMG!Ubuntu, sobre o editor de vídeo Lightworks, que já editou projetos ganhadores de Academy Awards e Emmys. Agora o projeto procura por pessoas com interesse de se envolverem no processo, através do site oficial: http://www.editshare.com/index.php?option=com_wrapper&Itemid=208” [Enviado por N-QATSi (f·naoqyqatsiΘgmail·com) - referência (omgubuntu.co.uk).]

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ferramenta do Google permite criar vídeos a partir de buscas na web


Redação do IDG Now!
13-04-2010
Com Search Story, internauta pode combinar até sete buscas na web com uma trilha sonora; resultado pode ser carregado no YouTube.

O Google liberou nesta terça-feira (13/4) uma ferramenta que permite criar minifilmes com base numa sequência de buscas, e que pode receber até trilha sonora.

Intitulada Search Story, a novidade efetua as pesquisas de até sete palavras-chave. Os resultados das buscas são então encadeados, com efeitos automáticos de transição.

Imagens, mapas e notícias podem ser combinadas com listas de resultados. Os efeitos de transição simulam a navegação pelas páginas e por fotos e mapas.

As opções de trilha sonora são variadas e incluem temas de ação, comédia, drama, romance e sci-fi, entre outros. O resultado pode ser carregado no YouTube e compartilhado em redes sociais, como Facebook e MySpace, e até pelo Twitter.

Google Drawing – Mais novidades fantásticas do Google Docs


Mais uma vez a Google dispara e acerta em cheio. As imensas funcionalidades que nos habituámos a ter no Google Docs voltaram a ser enriquecidas. E desta vez para além de pequenos retoques e novas funcionalidades nas ferramentas de edição de documentos é a vez de temos disponível uma ferramenta de edição e criação de imagens.
O Google Drawing é a mais recente ferramenta que os utilizadores do Google Docs podemos usar para elevar a sua produtividade um degrau acima da maioria. E mais uma vez encontra-se perfeitamente integrada e com o look & feel da Google e do Google Docs.



Google Drawing

Esta nova ferramenta não é própriamente uma novidade pois desde há cerca de um ano que era possível adicionar imagens desenhando-as ou importando de fontes externas. No entanto a Google decidiu passar de uma opção e uma ferramenta incorporada nas restantes aplicações Docs para uma aplicação com presença e utilidade própria.
Passa então a ser possível criar ou editar  imagens, fluxogramas e diagramas de forma colaborativa e em tempo real, tal como fazemos com qualquer outra ferramenta do Google Docs. E esses desenhos podem ser copiados para qualquer documento de texto, folha de calculo ou apresentação utilizando o Clipboard Web. Pode ainda ser tornado público ou partilhado como outro qualquer documento do Google Docs.


Esta nova ferramenta está pública para todos os utilizadores e pode ser acedida pelo menu Criar novo e ai dentro escolher Desenho. Aconselhamos que testem esta nova ferramenta pois tem imenso potencial!


Mas como não poderia deixar de ser a Google nãoo se ficou pela apresentação do Google Drawing. Apresentou ainda algumas outras novidades que abrangem vários níveis e características das suas ferramentas.

Documentos de texto e folhas de cálculos
As novidades a este nível são duas. E ambas tentam facilitar a migração dos utilizadores das suites de produtividade dos PC’s para a plataforma de produtividade alojada na web Google Docs. Foram aproximadas as ferramentas existentes fora da plataforma com as que podem ser encontradas para tornar esta transição o mais suave possível. E apenas foram disponibilizadas agora devido a limitações existentes até à pouco nos browsers.
O editor de documentos de texto viu ser melhoradas as opções de formatação de texto passando a estar incluída uma régua de margem, melhor numeração e bullets e a integração de imagens passa a ser mais flexível. Estas novidades do editor de texto ainda não disponíveis mas devem sê-lo nos próximos dias.
A folha de calculo também recebeu novidades e  passou a ter integrada uma barra de edição de formulas, auto-completar de células, drag-and-drop de colunas e muitas outras coisas.


Estas funcionalidades da folha de calculo estão já disponíveis para todos os utilizadores e podem desde já ser utilizadas. Para aceder a elas deve criar uma nova folha de cálculo e deverá ter no topo um link com o texto Versão nova. Clique ai e depois em Experimente a nova versão.



Maior fiabilidade na importação de documentos
A ferramenta de importação de documentos do seu PC para a nuvem foi fortalecida e está agora mais robusta por forma a facilitar este processo. Os documentos importados vão passar a manter com maior frequência a formatação original ou uma muito aproximada da desejada.

Colaboração mais rápida e melhorada
Uma das características muito apreciadas pelos utilizadores do Google Docs é a capacidade de edição simultânea de documentos e a possibilidade de ver as alterações acontecerem na hora. Esta funcionalidade foi optimizada permitindo agora que os utilizadores vejam as alterações a serem feitas por outros à medida que os caracteres são escritos (letra a letra). Foi ainda alargada a capacidade de colaboração para 50 utilizadores em simultâneo.

Uma ultima alteração que será aplicada no dia 3 de Maio de 2010 é a desactivação da possibilidade de edição off-line de documentos (Gears). Esta medida não é definitiva mas sim temporária. Esta necessidade deve-se à necessidade de ser encontrada uma alternativa à actual pois estas novidades todas assentam na sua maioria em HTML5. Assim que exista uma alternativa viável esta opção, que tantos utilizadores usam, será activada.
Provavelmente estas novidades foram a razão para o fim do suporte da Google ao IE6 e outros browsers mais antigos. O dia 1 de Abril já passou e agora aparecem novidades que só podem ser aproveitadas pelos browsers mais recentes e comsuporta para as novas tecnologias, como o HTML5.
Curiosamente o titulo da apresentação de todas estas novidades foi “Laying the foundation for a new Google Docs”. Será este o inicio de um novo caminho para o Gogole Docs? Iremos ter a possibilidade de eliminar as ferramentas chaves dos nossos computadores e passar a ter tudo na nuvem? O que de novo ainda podemos esperar desta já tão completa ferramenta?
Homepage: Google Docs

Software público e a base comum de produção


A base comum de produção deve ser um ambiente público ou coletivo, onde a convivência seja saudável para a formação de um ecossistema de produção colaborativo.

Em 2009 defendi uma relação entre o conceito do Software Público e o fenômeno da Cauda Longa desenvolvido por Chris Anderson[1]. Embora tenha explorado no artigo somente a vertente do prolongamento do tempo de vida das soluções informatizadas e dos negócios, foi possível notar o alinhamento que existe entre o software público e as premissas da economia dos bens intangíveis.

Um segundo alinhamento do software público pode ser verificado com o conceito de Base Comum de Produção difundido pelo livro Wikinomics. Os autores definem essa base comum como "uma infraestrutura compartilhada de regras, instituições, conhecimentos, padrões e tecnologias fornecidas por uma mistura de iniciativas dos setores público e privado"[2].

A base comum de produção é o espaço propício para superar mais dois desafios da produção colaborativa em rede: (i) Criar igualdade de condições entre todos os agentes do mercado; e (ii) Possibilitar que a fase de colaboração estabeleça uma oportunidade criativa equânime e que, em algum momento, ela aconteça antes da competição.

De acordo com os autores do Wikinomics, "mercados dinâmicos repousam sobre robustas bases comuns". Ou seja, a base comum é uma plataforma de produção que pertence à coletividade, onde a universalização é um princípio essencial para que exista uma noção de pertencimento social. Entretanto, ela também precisa ser convincente, sólida e sustentável, pois são estes os elementos que potencializam os mercados dinâmicos.

A base comum de produção deve ser um ambiente público ou coletivo, onde a convivência entre os atores do mercado seja saudável para a formação de um ecossistema de produção colaborativo e exista a garantia de acesso ao resultado do trabalho para todos os agentes de uma determinada comunidade.
Embora seja frequente o uso das expressões adotadas acima - às vezes rotuladas de jargões - a implementação de uma base comum de produção não é simples. Isto pode ser verificado nas definições dos próprios autores do Wikinomics. Dentre os sete modelos de produção em massa, que podem ser considerados pilares para o estabelecimento de uma base comum, constam: as plataformas de participação e o local wiki de trabalho[3].

As plataformas de participação demonstram como "as empresas inteligentes estão abrindo seus produtos e sua infraestrutura tecnológicas para criar um palco aberto, no qual grandes comunidades de parceiros podem agregar valor e, em muitos casos, surgirem novos negócios". O local de trabalho wiki resume a visão de como "a colaboração em massa está criando raízes nos locais de trabalho e como surge uma nova meritocracia empresarial que retira os velhos silos hierárquicos e conecta equipes internas e uma miríade de redes externas".

Produção colaborativa

Tais pilares de produção colaborativa, entretanto, ainda estão longe de serem a regra. A mudança de mentalidade não é simples - grande parte dos empresários e empreendedores foram educados para competirem com a clara intenção de superar de qualquer forma o concorrente, inclusive incorporando práticas da estratégia militar em suas organizações.

Para a produção colaborativa ser sustentada é necessário modificar a visão de "combate" existente no mercado, superando a postura de somente "capturar" recursos dos concorrentes para a de "oferecer" alguns recursos próprios de forma compartilhada.

Taylor e LaBarre, no livro Inovadores em Ação, ensinam que "a lógica da competição evoluiu do universo da imitação de produtos contra produtos para o fervor revolucionário de modelos de negócios contra modelos de negócios. Situação verificada, por exemplo, no embate entre o software proprietário e o livre.

Um nicho da tecnologia da informação que tem empregado com frequência tanto plataformas de participação quanto local wiki de trabalho são as comunidades de software livre. Entretanto, dos inúmeros projetos que surgem, poucos são líderes de mercado e muitos são extintos rapidamente. O foco original nestas comunidades é o código-fonte e, em geral, as plataformas de participação que as sustentam são oferecidas gratuitamente por empresas privadas ou por voluntários que arcam com despesas de hospedagem e manutenção do ambiente.

No modelo do software público além do código-fonte, também são agregados outros componentes importantes, tais como: rede de prestadores de serviço, comunidade de colaboradores e grupos de interesse - os quais, juntos, impulsionam o uso e a evolução do software. Nesse caso, entende-se que o software público não é um software somente do governo, mas sim aquele que oferece um conjunto de direitos ao cidadão, devendo estar à sua disposição todos os artefatos para produção, uso e distribuição de uma solução.

O Portal do Software Público Brasileiro busca formatar um ambiente público que permite a universalização de todos os artefatos e não somente o código, auxiliando na sustentabilidade de softwares de licenciamento livre e na igualdade de oportunidades para o mercado privado.

Uma das premissas da base comum de produção aponta para a construção de regras coletivas e transparentes no locus produtivo. No Portal do SPB, a gerência da base comum é coordenada pelos líderes de comunidades de cada software e pelos representantes das áreas temáticas. Desta forma, é garantida a construção coletiva do ambiente público e a confluência de interesses.

Por Corinto Meffe - gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Fonte Computerworld

Como recuperar os ícones do Menu Principal


Recupere os ícones do Menu Principal!
As últimas versões do Ubuntu, inclusive novo Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, não vêm com alguns ícones no Menu Principal do Ubuntu. Esta pequena decisão tem como única vantagem a velocidade de carregamento do menu, que, ao não conter alguns desses ícones, é superior. No entanto, essa pequena vantagem torna o visual pouco homogéneo. Assim, este pequeno artigo explica como pode recuperar esses ícones e tornar o visual do menu principal do Ubuntu mais homogéneo.

Como recuperar os ícones do Menu Principal

Opera Mini para iPhone finalmente é aprovado na App Store

A Apple não gosta que aplicativos para iPhone dupliquem alguma funcionalidade já presente no aparelho (como um navegador web ou tocador de música), mas veio abrindo exceções ao longo dos últimos meses. Agora um dos lançamentos mais esperados para iPhone foi autorizado: o navegador Opera Mini. 

opmini1

opmini2

Há cerca de 20 dias foi publicada uma página com contagem do tempo para a aprovação do Opera na App Store, depois de várias recusas. Ontem, dia 12, a aplicação foi aprovada e já está disponível na App Store. Quem diria. 

O Opera Mini no iPhone deixa o navegador nativo comendo poeira, uma vesão mobile do Safari. Além do mecanismo de interpretação das páginas e códigos próprios do Opera, o uso de um proxy que compacta as páginas é outro excelente atrativo - não é à toa que o Opera é de longe o melhor navegador para celulares. 

Outro lado bom pelo menos é que agora há uma alternativa, o que abre espaço para que a Apple tente melhorar o Safari para iPhone, afinal sem concorrência o desenvolvimento do Safari mobile poderia ficar relegado a segundo plano. 

Como era de se esperar, não são todos que gostam do Opera Mini. O uso do proxy por padrão coloca em questão a privacidade de dados sigilosos, e há quem está acostumado com o jeito do navegador nativo do iPhone para surfar na web.

O Opera Mini é gratuito, assim como é para outras plataformas, incluindo Android.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Casal brasileiro recebe condenação criminal por educar filhos em casa


Veredicto dado apesar de que os filhos passaram em provas de admissão para faculdade de direito — com as idades de 13 e 14

Matthew Cullinan Hoffman, correspondente na América Latina
MINAS GERAIS, Brasil, 26 de março de 2010 (Notícias Pró-Família) — Apesar do fato de que seus filhos passaram difíceis provas impostas pelo governo, e até se mostraram qualificados para a faculdade de direito com as idades de 13 e 14, Cleber Nunes e sua esposa Bernadeth, que educam os filhos em casa, levaram uma bofetada de multas equivalentes a um total de 3.200 por recusarem submeter seus filhos ao sistema escolar brasileiro.
Contudo, Nunes disse para LifeSiteNews.com (LSN) que ele não tem intenção de pagar a multa, embora diga que poderia ter de passar de 15 a 30 dias na cadeia se não pagar.
Embora a educação escolar em casa seja comum em muitos países, inclusive nos Estados Unidos, e esteja associada a níveis mais elevados de realização acadêmica, é completamente proibida no Brasil, onde o governo se tornou cada vez mais intrusivo em recentes décadas depois do estabelecimento de um regime socialista na década de 1990.
Desde que Nunes começou a educar em casa seus dois filhos mais velhos há quatro anos, sua família vem sendo submetida a freqüentes ameaças de multas, prisão e perda de custódia. No entanto, ele vem resistindo com firmeza e seu caso ganhou atenção nacional.
O veredicto de culpado no caso criminal contra Nunes, que vem depois de dois veredictos negativos num caso civil paralelo que terminou há um ano, foi dado apesar do fato de que David e Jonatas Nunes haviam passado uma difícil bateria de provas impostas pelo tribunal criminal.
“Eles haviam pedido que os meninos fizessem as provas para avaliar o nível de conhecimento deles, e também testes psicológicos para avaliar a saúde mental deles”, Nunes disse para LifeSiteNews (LSN). “Parece que o único resultado válido que eles esperavam era o fracasso dos meninos”.
As provas impostas pelo tribunal nos filhos de Nunes foram tão difíceis que uma das professoras que as haviam elaborado confessou que ela mesma não conseguiria passá-las. Contudo, David e Jonatas Nunes passaram nos exames por diferenças de cinco e oito pontos percentuais.
Apesar do desempenho de seus filhos, porém, o governo de novo deu decisão contra Nunes, desta vez em tribunal criminal, e ordenou uma multa. A quantia total em multas que Nunes está devendo como conseqüência das decisões contra ele se acumularam em mais de $3,200 em dólares americanos.
“Se eles impõem provas significa que se deve considerar duas possibilidades. Eles poderiam estar sofrendo de abandono intelectual ou não”, Nunes disse para LSN. “Em outras palavras, eles estavam tentando provar que [meus filhos] eram vítimas. Mas eles foram aprovados. Mesmo assim, o governo continuou dizendo que somos criminosos”.
Nunes diz que apesar de seu sucesso, o juiz decidiu contra ele por causa de seu estilo de educação escolar em casa, no qual os filhos dirigem seu próprio aprendizado, enquanto Nunes supervisiona o processo.
“O juiz disse que deixamos nossos filhos aprendendo sozinhos”, disse Nunes. “Ele reconheceu que eles passaram no exame de admissão da universidade e nas provas, mas ele disse que foi por causa dos próprios esforços deles”, acrescentou ele, chamando isso uma “piada”.
“Eles querem assumir o controle deles, de suas mentes”.
Nunes diz que decidiu não recorrer da decisão, pois o Supremo Tribunal Federal já recusou ouvir o apelo de seu caso civil. Embora ele tenha pago a multa de sua esposa para poupá-la da prisão, ele diz que não pagará sua própria multa.
“A coisa natural é recorrer, mas não confio nos juízes do Brasil”, Nunes disse para LSN. “Eles já mostraram quem são e o que querem. Eles não estão interessados em proteger nossas crianças… Eles querem assumir o controle delas, de suas mentes, eles as querem fora de casa”.
Embora tenha recusado acatar as decisões contra si, Nunes atualmente não enfrenta mais dificuldades legais devido à educação escolar de David e Jonatas, pois eles estão agora além da idade de escolarização compulsória.
Contudo, sua filha logo poderá ser submetida à escolarização compulsória no Brasil. Ela logo fará quatro anos, idade em que a escolarização compulsória começa no Brasil.
Informações de contato:
Cleber Nunes pode ser contatado em: cleber@andradenunes.org
Cobertura anterior de LifeSiteNews:
Confronto contra a educação escolar em casa: crianças deverão ser testadas por tribunal em batalha sobre os direitos educacionais dos pais
Shock: Brazilian Homeschooling Parents Face Arrest Even after Early-Teen Sons Pass Law School Exams
Family appeals case to Brazilian Supreme Court
Apesar de evidência de sucesso, tribunal condena família que educa filhos em casa
Adolescentes que estudam em casa alcançam vitória surpresa em confronto com o governo
Casal que ensina em casa poderá ser preso se seus filhos falharem em duros testes governamentais
Confronto contra a educação escolar em casa: crianças deverão ser testadas por tribunal em batalha sobre os direitos educacionais dos pais
Governo brasileiro entra com ações criminais contra família que educa em casa e ameaça tomar os filhos
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Veja também este artigo original em inglês:http://www.lifesitenews.com/ldn/2010/mar/10032601.html
Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família o LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.