Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bolsa de Londres já está operando com Linux


Enviado por Marcos Siríaco Martins:

“A migração para o SUSE Linux decidida após a suspensão dos negócios, em 8 de setembro de 2008, por um aparente travamento do sistema anterior baseado em Windows, chegou ao status operacional nesta segunda-feira. O artigo a seguir apresenta alguns outros exemplos de bolsas de valores que migraram para o Linux, e investiga os motivos, geralmente baseados em 3 fatores: velocidade, segurança e estabilidade.” [referência: zdnet.com]

Usando uma conexão FTP como um sistema de arquivos


Enviado por Roger Lovato (rogerΘlovato·com·br):

“Este artigo mostra como utilizar um servidor FTP como se fosse um sistema de arquivos local em seu computador, de forma que possa realizar tarefa como por exemplo sincronizar arquivos com rsync ou outras utilidades que não poderiam ser feitas utilizando um simples cliente FTP.” [referência: lovato.com.br]

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PlayOnLinux – Execute aplicações do Windows no Ubuntu


Caso seja um utilizador novo do Ubuntu ou até já com algum tempo de utilização deste Sistema Operativo, de certeza que a certa altura necessitou de utilizar um programa apenas disponível para Windows. Este é um problema recorrente e, por vezes, a solução não é a mais simples. Nesse sentido apresento o PlayOnLinux.

PlayOnLinux é um derivado do programa Wine, já referido no Ubuntued neste artigo, criado com o objectivo de retirar do utilizador a necessidade de lidar com a complexidade do Wine. Desta maneira poderá instalar os seus programas preferidos em poucos cliques e o PlayOnLinux tratará de todas as configurações e modificações necessárias ao Wine sem que o utilizador sequer note as mudanças.

Mas a principal característica deste programa é a enorme quantidade de programas suportados e todos agrupados numa lista simples de utilizar e verificar. Deste modo o utilizador saberá de antemão se um programa já é, ou não, suportado pelo Wine previamente à instalação.

PlayOnLinux – Execute aplicações do Windows no Ubuntu

Novell fornece Sistema Operacional Linux para a Bolsa de Valores de Londres

A Novell anunciou que seu sistema operacional SUSE ® Linux EnterpriseServer será utilizado para apoiar a nova plataforma de negócios da Bolsa de Valores de Londres. * O sistema Linux ajudará a Bolsa a gerenciar de forma eficaz o elevado volume de tráfego que passa por seus sistemas em tempo recorde. A implantação, que foi efetivada ontem, vai ajudar a melhorar o desempenho dos mercados de capitais da Bolsa do Reino Unido. 

O novo sistema Millennium Exchange irá proporcionar à Bolsa uma plataforma de alto desempenho, segura, verde e interoperável, capaz de fazer uso inteligente de ambientes físicos e virtuais. 

O SUSE Linux Enterprise Server ajudará a aumentar a capacidade do sistema Millennium Exchange para trabalhar com o alto volume de negociações. 

A plataforma SUSE Linux Enterprise Server da Novell é um sistema operacional para servidores altamente confiável, escalável e seguro desenvolvido para suportar tanto cargas de trabalho físicas e virtuais de missão crítica. Com esse alicerce, as empresas podem oferecer com eficiência serviços corporativos, redes seguras e gerenciar recursos de TI heterogêneos. A Millennium Exchange também recebe suporte e serviços de classe mundial da Novell. 

"A Bolsa de Londres é uma das Bolsas de maior prestigio e reconhecimento do mundo, e a Novell está muito orgulhosa por ter sido escolhida como parceira de tecnologia para essa implantação importante", afirmou Sean McCarry, Country Manager da Novell para o Reino Unido. "À medida que as empresas buscam melhorar sua eficiência, elas procuram cada vez mais tecnologias como a virtualização, computação de alto desempenho e plataformas de colaboração para atingir seu objetivo. Com a utilização do SUSE Linux Enterprise Server da Novell, a Bolsa de Londres vai se beneficiar de todas estas inovações em uma plataforma integrada e pronta para o futuro."

Para mais informações sobre como clientes em todo o mundo estão utilizando com sucesso as soluções da Novell, visite: www.novell.com/success
Fonte: Assessoria de imprensa Novell

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Drag2Up: uma nova maneira de partilhar conteúdos na Internet [chrome] [firefox]


Actualmente, a partilha de informação existente na Internet é enorme. Quase toda a gente partilha algo: ideias, pensamentos, imagens, opiniões, etc.
Assim, torna-se fundamental a existência de algo que permita melhorar essa partilha. Principalmente no que toca a partilha de ficheiros. Por vezes, esta tarefa torna-se demorada pois não encontramos o sítio ideal para alojar os nossos ficheiros e, depois, partilhar o link dos mesmos com quem queremos.
É com base nesta situação que surge o Darg2Up, uma extensão para o Google Chrome e Firefox que permite, de forma rápida e com um simples movimento do rato, alojar ficheiros na Internet e partilhar o seu link . Em alguns segundos conseguimos pôr o ficheiro a fazer upload e obter o respectivo link. Veja de seguida como pode utilizar esta extensão e quais as opções que pode alterar.

Drag2Up: uma nova maneira de partilhar conteúdos na Internet [chrome] [firefox]

Exército Brasileiro disponibiliza nova solução no Portal do Software Público

O Exército Brasileiro disponibiliza a sua segunda solução no Portal do Software Público Brasileiro. Trata-se do Framework Cortex, que é uma solução para desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma em C++. Ele se baseia na composição de Sinapses (bibliotecas dinâmicas) em tempo de execução e sugere fortemente a sua modelagem como serviços em uma Arquitetura Orientada a  Serviços. A solução foi lançada no dia 07 de dezembro de 2010, em cerimônia realizada no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército-Ccomgex, durante a abertura da II Reunião Técnica de Comando e Controle, com a presença do General Marconi (Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas) e do coordenador do Portal SPB, Corinto Meffe.

A solução tem base em princípios SOA, o que não implica necessariamente em web services. Entretanto, já foi implementada uma solução híbrida de serviços web e desktop operando em conjunto, a mesma deve ser disponibilizada em breve, como parte do framework. O Cortex foi desenvolvido pelo Exército Brasileiro como solução de modularidade para facilitar o reuso e a extensibilidade no contexto do desenvolvimento de uma família de aplicativos voltados para a área de Defesa, tendo sido utilizado com sucesso por aproximadamente dois anos. Vale ressaltar que se trata de uma ferramenta de propósito  genérico e não se restringe somente a este tipo de aplicação.

Para acessar a solução diretamente do Portal SPB basta acessar o endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=27016128

Fonte: Portal do Software Público

Micha Elvis Dicionário do Linux portado para Android

O mElvis é um dicionário de significados com suporte a 6 idiomas, Português, Inglês, Alemão, Francês, Italiano e Espanhol. É um aplicativo muito útil para sala de aula, biblioteca, estudo e aperfeiçoamento de línguas ou simplesmente com quando se esta deitado na cama lendo um livro. Esta é a primeira versão para Android a instalação é grátis e pode ser feita no site do Ateliê de Matemática http://ateliedematematica.blogspot.com

TDF Anuncia Release Candidate do LibreOffice 3.3.1


tradução livre: Luiz Oliveira
A The Document Foundation - TDF tem o prazer de anunciar o RC do LibreOffice 3.3.1. Este lançamento é o primeiro de uma série de versões com correções do nosso produto LibreOffice 3.3. Esteja ciente de que o LibreOffice 3.3.1 RC1 ainda não está pronto para uso em produção, portanto você deve continuar a usar a versão estável do LibreOffice para isso.
O RC1 está disponível para windows, Linux e Mac OS X e pode ser baixado direto da nossa página de download "QA builds" em: http://www.libreoffice.org/get-involved/qa-testers/download-qa-builds
Para mais detalhes sobre as correções:
http://listarchives.documentfoundation.org/www/announce/msg00028.html (inglês)

Itautec diz que vai lançar tablets com Android


Nada como a promessa de uma forcinha do governo para animar a indústria.
A Itautec já se mexeu: não diz quantos modelos serão, se vão desenvolver uma interface por cima do Android ou não, qual será a faixa de preço, nem detalhes sobre o hardware além do mais básico (vai ter 3G, Wi-Fi e conexão via USB), mas avisa que está embarcada neste trem.
Trecho do iG:
A Itautec, fabricante brasileira de computadores, analisa alguns modelos de tablets que desenvolveu e anunciou que um ou mais modelos chegarão às lojas brasileiras ainda no primeiro semestre de 2011.
(…) Embora não adiante muitos detalhes do tablet, porque os modelos que chegarão ao mercado ainda não foram escolhidos, Campos disse ao iG que o aparelho terá conexão 3G e Wi-Fi e recursos mínimos para facilitar o uso, como entrada USB.
(…) Além de fabricar o tablet, a Itautec analisa usar sua equipe de desenvolvimento de software para criar software para os tablets, mas Campos não confirmou se a empresa pretende desenvolver uma camada de software para customizar o Android ou apenas aplicativos. (viatecnologia.ig.com.br)

Vagas para Analista de Segurança e Analista de Suporte


Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com):
“Oportunidades de Emprego! A Aw2Net, 10 de experiência em Soluções Linux, contrata:

 Analista de Segurança e Analista de Suporte (Windows e Linux), CLT. Os Interessados deverão enviar o currículo e formato .PDF para rh@aw2net.com.br Para mais detalhes: [temporealeventos.com.br/…]” [referência: temporealeventos.com.br]

Minicursos gratuitos de segurança e desenvolvimento na 4Linux


Enviado por 4Linux:
“A 4Linux anuncia que realizará uma série de minicursos gratuitos abordando temas atuais e que apresentam demanda por profissionais qualificados.O objetivo é apresentar uma tecnologia para quem já atua na área de TI, busca uma especialidade mas ainda não sabe o que fazer e por onde começar. As aulas serão pela internet, ao vivo com o instrutor, via Netclass, o ambiente de ensino à distância da 4Linux, por onde já foram treinados milhares de profissionais.
A 4Linux fornecerá aos alunos material de estudo antes, durante e depois da aula, além de exercícios e todo o conteúdo, áudio e chat ficarem disponíveis para download.
As primeiras edições serão:
  • Workshop Fundamentos de Segurança e Hardening de Servidores: 15/02/2011 das 15 às 18h. Inclui a importância da segurança da informação e como podemos aplicá-la em nosso ambiente computacional, através do hardening de servidores. O aluno também aprenderá como utilizar a norma ISO 27002 para fundamentar controles de segurança aplicados nos servidores, bem como identificar, de acordo com o contexto, que tipo de controle será necessário.

  • WorkShop Criando uma aplicação rápida com o Symfony. 17/02/2011 das 15 às 17h. Durante essa aula, será apresentado o potencial do framework Symfony e da ferramenta Scaffolding para gerar toda parte de cadastros em um website de ecommerce com apenas algumas linhas de comando no terminal Linux. O objetivo é mostrar que um trabalho que levaria semanas para ser concluído, com o Symfony levará segundos.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos links acima.” [referência: 4linux.com.br]

  • Tutorial: Colorização por Recorte no Gimp


    Link enviado pelo Guilherme Razgriz (razgrizΘogimp·com·br) explicando, passo a passo, como partir da imagem acima e chegar à imagem abaixo. [referência: razgrizbox.tumblr.com]

    Concurso para Suporte, Redes, Desenvolvimento e Segurança na Infraero


    Enviado por Alexandre Teixeira (forensickΘymail·com):
    “Ótima notícia para quem busca um cargo na área pública e que já possui experiência profissional e títulos (pós, certificações, etc).O setor de Recursos Humanos do funcionalismo público também começa a lançar mão de outros métodos para avaliação dos candidatos: certificações. De acordo com o edital do concurso, publicado no diário oficial (DOU), certificações são comparadas aos títulos (pós-graduação) e tempo de experiência profissional. Isso significa um grande passo do governo em relação a política de seleção.
    Dentre as certificações válidas, estão certificações da área de Redes, como o CCNA); Linux, como o LPI; e Segurança, como o CISSP. Mais detalhes aqui: [foren6.wordpress.com/…]” [referência: foren6.wordpress.com]

    sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

    UBUNTU - Canonical lança lista de compatibilidade de componentes de hardware


    E chegou em boa hora: a nossa lista de compatibilidade de hardware já tem 3 anos e ficou obsoleta, e a lista de hardware compatível com a FSF talvez demore um pouco a ser populada.

    catálogo de componentes da Canonical já nasce com 1300 itens certificados de 160 fabricantes e, embora seja voltado a montadoras, pode ser útil a quem quer que deseje escolher componentes de hardware com maior garantia de compatibilidade com o Ubuntu. (via canonical.com)

    Google Tradutor lança músicas em estilo bizarro de “Googleokê”



    Essa é mais uma das notícias que você normalmente acha que nunca iria ver. E com sorte, nunca iria ver mesmo. Mas nós do TechGuru temos o prazer de informar que coisas bizarras existem.

    O tradutor Google lançou um sistema de Googleokê, que coloca diversas músicas em forma e voz de tradutor, para que as pessoas possam aprender mais ou menos como pronuncia cada palavra. O resultado disso é uma coisa muito estranha. Sem falar, claro, que as músicas presentes nesse sistema também não ficam atrás na bizarrice.

    Que tal “Eguinha Pocotó”, “Bom Chi Bom”, “Meteoro da Paixão” do Luan Santana ou “Poker Face” da Lady Gaga?

    E aí, vai encarar?

    Trustwave realiza webinar gratuito sobre prevenção contra crimes digitais

    O SpiderLabs,  laboratório global da Trustwave dedicado a testes e monitoramento de vulnerabilidade em sistemas de segurança da informação e incidentes em redes de negócios, irá promover dia 16 de fevereiro próximo um seminário gratuito via internet (webinar) para divulgar os resultados do seu mais novo relatório mundial de segurança – o Global Security Report 2011.

    Produzido anualmente pela Trustwave, o Relatório é o resultado de mais de 2 mil testes de penetração levados a termo pelo SpiderLabs sobre redes de terceiros, compreendendo também a análise de mais de 220 incidentes de segurança investigados pelo laboratório ao longo do ano passado em diversas partes do planeta.

    Com duração de cerca de uma hora, o webinar Global Security Report 2011, que acontecerá em Português, irá apresentar os resultados do relatório, apontando os principais pontos de vulnerabilidade detectados na Internet mundial, com especial enfoque nas redes corporativas e nos sistemas de pagamento dos bancos, governo e comércio.    
       
    Durante a apresentação, técnicos do SpiderLabs irão apresentar também as principais recomendações de segurança da Trustwave para o ano de 2011, levando-se em conta o cenário descrito através do Global Security Report.

    De acordo com Jarrett Benavidez, diretor da Trustwave para a América Latina, um dos pontos abordados no seminário será a mudança no perfil da atuação do cibercrime, cujas estratégias de ataque vêm se ampliando no flanco dos dispositivos móveis, através de novas ameaças feitas para as redes de celulares, tablets etc, e também pelo crescimento dos ataques através de redes sociais como Facebook, Youtube e Twitter.

    “Estes ambientes de interação direta entre usuários tendem a ser os principais alvos de estratégias destinadas a crimes como o roubo de informações, seqüestro de identidades e fraudes de toda sorte”, afirma  Benavidez.

    O Webinar SpiderLabs Global Security 2011 interessa a CIOs, CSOs, analistas de segurança e técnicos em redes em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link: Registre-se aqui  

    UECE Oferece curso de capacitação sobre BrOffice


    O curso de BrOffice para servidores, terceirizados e prestadores de serviços da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que teve início no dias 01 de fevereiro, prossegue nesta segunda-feira (14/02), com mais duas turmas, a 3 e 4, cujas aulas vão até o próximo dia 23. A Capacitação em Software Livre faz parte do Projeto de Modernização Tecnológica da UECE, que está disponibilizando um total de 240 vagas, para capital e interior do Estado. O BrOffice, atualmente, é a ferramenta padrão usada pelos diferentes setores do Governo do Estado, por se tratar de um Software que é utilizado gratuitamente.

    O curso de BrOffice, que é gratuito, terá um total de 32 horas/aula, distribuídas em quatro módulos: Sensibilização em TI / Sistema S2IUP (2h/a); Editor de Texto: WRITE (10h/a); Planilha Eletrônica: CALC (12h/a); e Apresentação de Slides: IMPRESS (8h/a). A realização do BrOffice é da Uece, com o apoio do Governo do Estado. Quem ainda não se inscreveu poderá fazê-lo, devendo, portanto acessar o link abaixo para obter informações. As dúvidas podem ser esclarecidas, também, no Departamento de Pessoal – DEPES, com o professor Paulo Marcelo, pelos telefones 3101-9727 e 3101-9739.

    Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/1490-as-turmas-3-e-4-do-curso-de-broffice-comecam-no-dia-14-de-fevereiro

    As novidades do KDE 4.6


    As comunidades de usuários de código aberto foram brindadas, no final de janeiro, com o lançamento do KDE 4.6, trazendo melhorias significativas.

    Sou usuário do GNOME, grande rival do KDE quanto ao mind share dos usuários de código aberto,  mas acompanho as novidades do KDE com atenção, inclusive dando preferência a alguns de seus aplicativos, como o editor de textos Kate, que na minha opinião está alguns degraus acima da concorrência.

    Assim, as novidades no próprio Kate foram as que primeiro atraíram minha atenção para o que mais mudou no ambiente como um todo.

    Não vou tentar resumir em um breve artigo tudo o que abrilhanta a nova edição, mas destaco no link a seguir os pontos que mais me chamaram a atenção, e que talvez justifiquem que você faça um teste mais completo da versão 4.6 do inovador ambiente. (via IBM DeveloperWorks)

    quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

    Mozilla planeja encerrar 2011 com o lançamento do Firefox 7


    A Mozilla, empresa responsável pelo Firefox, publicou em sua wiki o planejamento (também chamado de roadmap) para o ano de 2011. Segundo ele, os usuários do navegador da raposa podem esperar três novas versões até o final do ano.
    Embora a décima versão Beta do Firefox 4 tenha sido lançada há pouco tempo, depois de diversos atrasos, a empresa mostrou que pretende quebrar a sequência de adiamentos que vem enfrentando e pretende fechar 2011 com a sétima edição do browser. Ou seja, ela tem menos de 12 meses para lançar 3 versões finais (além das Betas) do Firefox. Será que ela consegue?
    http://ibxk.com.br/materias/8322/33549.jpg
    O que esperar das novas versões?
    Uma das ideias da Mozilla é permitir uma maior interação entre o usuário e seu navegador no menor tempo possível. O objetivo é que qualquer atividade no navegador (desde um clique até a execução de um aplicativo online) não demore mais do que 50 ms.
    Além disso, a empresa vem trabalhando para tornar o browser cada vez mais tolerante a falhas, permitindo que ele se recupere de qualquer imprevisto sem que o usuário perca as informações que estavam sendo processadas. Confira abaixo o plano de recursos que devem ser incorporados em cada uma das versões.
    Firefox 5: a próxima geração do navegador deve ter suporte ao Windows 7 de 64 bits. Além disso, add-ons serão incorporados ao browser, tais como o Account Manager, para gerenciamento de contas, e o F1 Simple Sharing, dedicado ao compartilhamento social.
    Firefox 6: para essa versão do Firefox a Mozilla pretende otimizar o JavaScript e tornar o navegador compatível com o Mac OSX 10.7 Lion. O aplicativo incluirá ainda recursos do CSS3 e HTML 5.
    Firefox 7: os planos da empresa para a última versão do ano de seu navegador ainda não estão muitos claros, mas fala-se da separação de processos (cada aba se torna um processo independente no sistema) e também algumas mudanças no suporte a XBL.
    Será que a Mozilla consegue?
    Há quem se mostre confiante quanto aos planos da Mozilla, no entanto, para que consiga lançar as três novas versões do Firefox até o final do ano, a empresa precisa superar a fase de atrasos e problemas com os lançamentos que vem enfrentando. Aos usuários do navegador da raposa, basta esperar pelas novidades.
    Por Elaine Martins da Silva
    * fonte: Baixaki
    * Leia mais no Wiki Mozilla Firefox clique aqui ...

    Como controlar o mouse com "seus olhos" na sua webcam no Ubuntu


    eViacam é um programa de acessibilidade que permite controlar o mouse com os movimentos da cabeça. Instalei ele com a intenção de saber como é, utilizar o mouse sem usar as mãos, confesso que tive dificuldade ao manobrar o cursor na tela, mas não pela ineficiência do programa, mas sim por falta de treinar mais pois em poucos minutos consegui pegar o jeito e ter mais facilidade ao executar tarefas comuns.
    Mesmo sendo pra mim quase que uma brincadeira, foi muito importante pois, eu realmente não conhecia essa ferramenta que tem a capacidade de ajudar tanto as pessoas. Pense em quem não consegue nem mudar de canal na TV utilizando um controle remoto, poder utilizar um computador simplesmente utilizando uma webcam?
    A instalação
    A instalação do programa é bem simples, pra quem usa o Lucid Lynx ou o Karmic já tem pacotes em debian (.deb) porém pra quem já usa o Maverick a instalação deverá ser compilada.
    Download do eViacam: http://sourceforge.net/projects/eviacam/files/eviacam/
    Para instalar o eViacam no Ubuntu 10.10 entre primeiramente no Synaptic e instale os seguintes pacotes.
    • python-wxtools
    • wx2.8-i18n
    • libwxgtk2.8-dev
    • libgtk2.0-dev
    • libcvaux-dev
    • libhighgui-dev
    • python-wxgtk2.8
    • libcv-dev
    • libXext-dev
    • libxtst-dev

    Baixe então o eviacam eviacam_1.4.1.orig.tar.gz e execute os seguintes comandos como root. Obs: Já existe a 1.4.2 mas não tentei instala-la.
    tar -zxvf eviacam_1.4.1.orig.tar.gz
    cd eviacam-1.4.1/
     
    ./configure
     
    make
     
    make install

    Caso apareça alguma dependência ao executar ./configure, é só ir até o synaptic e baixa-la.
    Como utilizar:
    O primeiro a ser feito é a “calibragem” do mouse onde o assistente vai pedir pra mover a cabeça. Logo após seguir o assistente o mouse já passa a ser controlado através do movimento.
    Note que o retângulo em azul, corresponde ao tamanho da tela.
    * fonte: Ubuntero

    Softwares educacionais em código aberto


    Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):

    “Uma boa seleção de softwares educacionais feita por quem vive da educação. O Professor Edigley Alexandre mostra rapidamente, e mostra onde conseguir mais detalhes, programas dos mais variados campos da educação.” [referência: ubuntero.com.br]

    DF: Software Livre na UNEB


    Enviado por Sueli Andrade de Souza (suelisouΘgmail·com):

    “Mais uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal poderá adotar o Software Livre nos seus cursos. A UNEB – União Educacional de Brasília acabou de contratar o Professor Ronald Costa, um grande disseminador do Software Livre no Ensino Superior de Brasília. O professor Ronald Costa é especialista em Software Livre e já coordenou o FLISOL-DF por 4 anos. Participou também da autorização do 1º Curso Superior de Tecnologia com foco em SL do DF e como Coordenador do Curso de Redes com foco em Software Livre de uma Faculdade em Taguatinga obtendo destaque no ENADE de 2008.

    Em entrevista on-line à ACSL – Associação Candangos de software Livre o Professor Ronald informou algumas novidades. Inúmeras iniciativas podem ser adotadas como forma de melhorar a formação do aluno, diz o Professor Ronald Costa, e uma delas é trabalhar a filosofia do Software Livre para o compartilhamento de informações, conhecimentos e a colaboração.” [referência: acsl.blog.br]

    Leve sua suíte office de código aberto no bolso


    Enviado por Revol (revol·codeΘyahoo·com):

    “A minha visão sobre o verdadeiro futuro da nuvem é um pouco diferente, que não vem ao caso, e tudo começa no simples ato de você carregar o seu essencial para cima e para baixo. Eu faço isso com meu e-mail, o cliente está no meu pen-drive, e eu posso fazer isso agora com o LibreOffice!

    Vasculhando as listas oficiais eu vi um anúncio recente sobre a parceria da PortableApps.com com a The Document Foundation (entidade ligada a produção do LibreOffice), parceria com o intuito de promover o LibreOffice Portable, que cabe no seu disquete, ops, pen-drive e ocupa pouco menos que 500mb.

    O software já está pronto para uso, é direcionado aos usuários do Windows por enquanto, para mais informações basta ver o link do anúncio.” [referência: listarchives.documentfoundation.org]

    Como instalar o Debian 6.0 com drivers proprietários


    Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br):

    “O Debian 6.0 GNU / Linux foi lançado dia 6 de fevereiro 2011 com muitas novidades. Entre elas, por padrão instalará um kernel totalmente livre de drivers proprietários. Mas você PODE instalar um kernel Debian com drivers proprietários se precisar ou desejar. Detalhes no link a seguir.” [referência: techforce.com.br]

    terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

    Empresa 100% Linux

    Empresa Companhia Das Redes renova sua central com desktops e servidores 100% linux. Os proprietarios acreditam na estabilidade do sistema e por isso confiaram sua base de dados de clientes ao Linux.


    Conheça a empresa em http://www.companhiadasredes.com.br

    Encurtador de URLs feito com Software Livre


    Enviado por Arthur Furlan (afurlanΘvalvim·com):

    “Foi lançado recentemente o va.mu: o encurtador de URLs que não machuca a internet. O va.mu é baseado no software livre shortim, que é 100% brasileiro, escrito em Python e Django.

    Atualmente o va.mu é membro do 301works.org, entidade que garante que seus apontamentos continuarão funcionando no futuro. Ele também é um dos poucos encurtadores com suporte à URLs Canônicas e provê aos seus usuários estatísticas de acessos para todas as URLs criadas. Lançado há menos de um mês, o va.mu e o shortim continuam em constante melhoria e desenvolvimento.

    Conheça mais sobre o va.mu, saiba o que mais ele pode lhe oferecer, como configurar suas aplicações para utilizá-lo ou como integrar outros sistemas com sua plataforma.” [referência: va.mu]

    GEPLANES: Software livre para Planejamento estratégico


    Enviado por Tiago Nobrega (f4r3j4d0rΘgmail·com):

    “O Geplanes é um software livre voltado para gestão das organizações na formulação e implementação das estratégias, considerando o estabelecimento de indicadores de desempenho, metas e planos de ação, além de permitir a rápida disseminação de informações gerenciais, o tratamento de anomalias e não-conformidades e a realização de auditorias de gestão, dentre outras funções.” [referência: defendendoolinux.blogspot.com]

    segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

    Curso Desenvolvendo com Ruby e Rails terá transmissão pela Internet


    O curso acontece no dia 11 de fevereiro na unidade do Serpro em Salvador, com transmissão via internet pelo endereço: http://assiste.serpro.gov.br/ruby-on-rails/.
    Confira a programação completa do curso.
    09:00 - 09:40 Ruby
    Palestrante: Luciano Santos Borges
    Mini-Curriculo: Mestrando na Unifacs na área de Geoprocessamento, cursou a Especialização em Sistemas e Aplicaçoes Web pela Universidade Salvador e Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Salvador. Atualmente é professor da Faculdade Hélio Rocha e desenvolvedor do Serpro.

    09:40 - 10:20 - Desenvolvendo e explicando um blog em 40 minutos
    Palestrante: Leandro Nunes dos Santos
    Mini-Curriculo: Desenvolvedor de software do Serpro, e bacharel em Ciência da Computação pela UFBA. Atua em projetos de software livre como o Noosfero e Debian.

    10:20 - 10:40 - Coffee Break

    10:40 - 11:20 - Explorando testes com rails
    Palestrante: Antonio Soares de Azevedo Terceiro
    Mini-Curriculo: Desenvolvedor de software livre, atua em projetos como Noosfero, Debian, Foswiki e outros. Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA. Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Doutorando em Computação no DMCC. Atua na COLIVRE como Desenvolvedor de Software.

    11:20 - 12:00 - Reuso com Rails
    Palestrante: Caio Sacramento de Britto Almeida
    Mini-Curriculo: Desenvolvedor de software da SaferNet, e bacharelando em Ciência da Computação pela UFBA. Atua em projetos de software livre como o Noosfero e mantém softwares de visualização da informação escritos em Javascript e Ruby, além de palestrar no FISL 11.

    12:00 - Almoço

    14:00 - 16:00 - Coding Dojo (Rails): Sugerimos o dojo em todas as regionais.

    BrOffice: Carta pública à comunidade de software livre


    Veja abaixo o texto enviado na manhã de hoje pelo Claudio F Filho, que há anos percebo como a face pública e sempre em atividade do movimento que impulsiona as ações do OpenOffice e BrOffice em nosso país. Torço para que as situações de interação entre os membros e organizações internas que formam o arcabouço de operação da equipe tenham uma solução rápida e positiva, alinhada aos propósitos históricos do projeto.

    Carta pública à comunidade de software livre


    Pela soberania e conduta digna da comunidade

    Trabalho pela comunidade de Software Livre há 10 anos, desde 2001, quando criei a comunidade OpenOffice.org.br, hoje conhecida como BrOffice, além das comunidades Mozilla/Brasil e PostgreSQL-Br, comunidades que são referências mundiais nos respectivos projetos, graças não só ao meu trabalho como ao de todos os amigos, que se juntaram ,voluntariamente, para fazer esses projetos acontecerem.

    Nesse período, tivemos pessoas que participaram mais, outras menos; algumas ainda estão desde 2002, ou ainda retornando depois de algum tempo de inatividade, sempre sendo parte de uma grande comunidade onde elas são reconhecidas e, através da meritocracia, assumem responsabilidades e funções dentro dos projetos.

    Porém, apesar de sua força, as comunidades não conseguiam interagir institucionalmente com entidades como o governo, iniciativa privada ou terceiro setor, sendo que se tornou necessário uma pessoa jurídica, na forma de uma associação, para que as representasse. Assim, em 2005 surgiu a BrOffice.org – Projeto Brasil, uma associação sem fins lucrativos que serviria para APOIAR juridicamente os projetos de software livre no país.

    Infelizmente, dentro da comunidade BrOffice surgiu uma confusão entre a Comunidade e a Associação. Muitos imaginavam que a Associação surgiu para COMANDAR A COMUNIDADE, o que não procede, nem é verdade! A Associação foi criada para APOIAR as comunidades. Infelizmente, houve uma recondução da Associação que a desalinhou dos objetivos estatutários e institucionais, através de um grupo de pessoas, com interesses pessoais, desconsiderando a própria comunidade, com “decisões” sobre o norteamento dos trabalhos, mesmo sem representatividade ou reconhecimento estatutário para tais ações, como, por exemplo, nos projetos “Revista BrOffice.org”, com arbitrariedades; ou do “Encontro Nacional BrOffice”, tendo este a “decisão” de não execução. Neste, em particular, perguntei se precisaria pedir para outra associação representar juridicamente a comunidade, uma vez que a entidade que batalhei para fundar, não a faria.

    Felizmente, a própria comunidade detectou essas ações e reagiu, a ponto de, como não poderia deixar de ser, não reconhecer essas pessoas como líderes, muito menos acatar “decisões”, frise-se, desprovidas da imprescindível representatividade, tomadas arbitrariamente pela Associação a respeito e acerca das atividades da comunidade, que, como se vê, mostrou sua autonomia e soberania.

    De minha parte, continuo na luta pelo software livre como voluntário que sou, e no alinhamento da Associação que batalhei tanto para criar e manter, junto com pessoas que admiro muito por seus feitos no país por essa causa, para que a Associação BrOffice.org continue a ser mais um braço da comunidade, fazendo o software livre voar ainda mais alto em nosso país!

    Um abraço
    Claudio F Filho, voluntário da comunidade de software livre no Brasil

    Sistemas de 64 bits e a oportunidade do Linux


    Enviado por Péricles Luz (pericles·luzΘgmail·com):

    “Desde que o Linux se firmou como opção ao Windows, travou-se uma disputa quase religiosa com argumentos de todos os tipos em ambos os lados da trincheira. Entre aqueles que julgo de maior peso estão, do lado do Linux, a segurança e o desempenho; do lado do Windows, o custo de migração e a resistência cultural. Com a chegada dos sistemas de 64 bits, a balança pode começar a pender para o lado do software livre. Leia mais” [referência: dascoisasqueaprendi.com.br]

    O que é o Software Público Brasileiro


    Neste meu artigo no DeveloperWorks, comento:
    • as definições e justificativas apresentadas para a existência do Software Público Brasileiro,
    • os desafios adicionais representados pela licença infrequente escolhida como default para ele,
    • um exemplo de uma outra iniciativa governamental aqui no Brasil de definir um modelo de licença livre, que terminou sendo declarada não-livre pela FSF,
    • e alguns detalhes sobre o que deve acontecer quando você encaminhar à SLTI um software seu para consideração como um possível Software Público Brasileiro.
    Começa assim:
    O Software Público Brasileiro (SPB) é um conceito que há alguns anos vem sendo mencionado no âmbito do poder executivo federal, para se referir a um repositório de softwares livres cujas aplicações são de interesse público, mantido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), órgão integrante do Ministério do Planejamento.
    Embora inclua muitos softwares de origem governamental ou da esfera paraestatal, basta uma visita ao site do repositório, localizado em http://www.softwarepublico.gov.br/, para perceber que o número de softwares disponíveis oferecidos pela sociedade civil é crescente, demonstrando que há interesse de desenvolvedores em aderir ao modelo.
    As possíveis vantagens de aderir ao modelo de desenvolvimento adotado pelo Portal SPB devem ser estudadas por cada interessado, mas a partir da semana passada esta análise ficou mais simples e potencialmente objetiva, devido à publicação da Instrução Normativa n. 1/2011 da SLTI, que reúne as normas relativas ao desenvolvimento, disponibilização e uso do Software Público Brasileiro – SPB. (…) (via IBM DeveloperWorks)

    sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

    Lançado Google Chrome 9

    Foi lançada a versão 9 do Chrome - agora no canal estável. WebGL e gráficos 3D agora estão integrados ao navegador por padrão.
    Com WebGL os efeitos 3D no navegador devem rodar de forma suave, aproveitando aceleração via hardware. Há uma página com demos para experimentar a novidade na prática.
    Outra novidade integrada finalmente na versão estável é o Chrome Instant, parecido com oGoogle Instant. As páginas que você visita com frequencia serão carregadas automaticamente enquanto você digita o endereço. Se suportado pelo seu motor de busca padrão, isso deve valer também para as pesquisas, que ocorrerão conforme você digita na omnibox. Para usar esse recurso você precisa ativá-lo manualmente, indo na tela das configurações - marque o item Ativar o instantâneo para pesquisar e navegar mais rapidamente. Um aviso de privacidade aparecerá, já que ao ativar isso, tudo o que você digitar na barra de endereços será enviado para os servidores do Google e/ou do buscador.
    Chrome Web Store foi aberta para os usuários nos EUA. Há um link para ela na página de nova aba, além de duas apps de exemplo - que se não forem usadas, sumirão dali com o tempo. O Chrome insiste na idéia das webapps, que são basicamente sites otimizados como se fossem aplicativos. O principal uso deles será com o Chrome OS, focado totalmente na web, mas devem funcionar também no Chrome para desktops - e, em alguns casos, em vários outros navegadores.
    O download pode ser feito no local de sempre:
    Quem já tem o Chrome instalado pode clicar no menu Sobre, para verificar e/ou aplicar a atualização.

    quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

    Dilma dá aos diabéticos um direito que eles já tinham, mas que seu governo não respeitava… Querem a prova?


    Caminhar numa certa contramão da metafísica influente não é necessariamente gostoso, mas também não é especialmente ruim. De todo modo, juro que não o faço por maneirismo. Sempre me interesso pelos fatos. Daqui a pouco, nós veremos na televisão Dona Dilma Primeira anunciar remédios gratuitos para diabéticos e hipertensos. Cercada de ministros, dirá que a medida faz parte de seu plano de erradicação da miséria. Nos sites e jornais, dirão que ela cumpre uma de suas promessas de campanha.

    Vejam bem… Eu não ligo que estatizem também o diabetes, a hipertensão, a seborréia, a impotência, a unha encravada e a espinhela caída. Cá com os meus botões, preferiria que as pessoas cuidassem de si mesmas com o seu próprio dinheiro — se dinheiro tivessem, né? OK. O modelo prefere cidadãos com menos dinheiro e mais assistência. É um sistema que, em escala macro, gera uma sociedade mais pobre e com mais pobres atendidos pelo Estado sinhozinho. Se o povo gosta, quem sou eu para dizer que não? Ponto parágrafo.

    O que é fascinante — e certamente você lerá isso aqui em primeira mão —  é que a lei da distribuição gratuita de remédios para diabetes existe desde 2006. Tio Rei sempre prova o que diz com a letra do texto legal. Leiam.

    LEI Nº 11.347 -  DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 - DOU DE 28/9/2006
    Mensagem de veto
    Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLI
    CA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1o  Os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar.
    § 1o  O Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, selecionará os medicamentos e materiais de que trata o caput, com vistas a orientar sua aquisição pelos gestores do SUS.
    § 2o  A seleção a que se refere o § 1o deverá ser revista e republicada anualmente ou sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico atualizado e à disponibilidade de novos medicamentos, tecnologias e produtos no mercado.
    § 3o  É condição para o recebimento dos medicamentos e materiais citados no caput estar inscrito em programa de educação especial para diabéticos.
    Art. 2o  (VETADO)
    Art. 3o  É assegurado ao diabético o direito de requerer, em caso de atraso na dispensação dos medicamentos e materiais citados no art. 1o, informações acerca do fato à autoridade sanitária municipal.
    Parágrafo único.  (VETADO)
    Art. 4o  (VETADO)
    Art. 5o  Esta Lei entra em vigor no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.
    Brasília,  27  de setembro de 2006; 185o da Independência e 118o da República.
    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    Márcio Thomaz Bastos
    Guido Mantega
    Jarbas Barbosa da Silva Júnior

    Sancionada pelo próprio Lula, a lei nunca foi devidamente aplicada, e os remédios para diabetes entraram naquela história de “Farmácia Popular”, que nunca deu muito certo. Então se fazia uma cobrança pelo remédio que era, vejam só!, ilegal!

    Muito bem! Aplausos a Dona Dilma Primeira, que dá aos doentes de diabetes um direito que eles já tinham e que era desrespeitado pelo governo de que ela era a grande comandante. Fatos são fatos.

    Ah, sim: este é um furo jornalístico, viu, gente? Um furo dado pela disposição e memória de quem escreve, com a ajuda do Google, que fornece a íntegra da lei. O Google está ao alcance de todos, já a disposição e a memória…

    Treinamento - Migrando usuário Microsoft Office para BrOffice


    Nos últimos anos inúmeras instituições, empresas e organizações estão migrando seus aplicativos de  escritório, principalmente o MS Office para suite BrOffice, tanto por questões de legalização de softwares como economia em TI, este software é muito semelhante e tecnicamente similar ao MS Office, porém usuário não familiarizados com sua operação podem ter algumas dificuldades com está transição.

    http://www.broffice.org/files/aberdeen-liquid_logo.png

    Este curso orienta usuário do MS Office, para que possam fazer as mesmas tarefas e funcionalidades feitas  antigamente no MS Office no BrOffice facilitando, evitando transtornos e aborrecimentos no processo de migração do aplicativo de editoração de textos, apresentação e planilhas de cálculo,  utilizando o conhecimento adquiridos dos usuários.

    Dia da Liberdade dos Documentos 2011


    Via PSL Brasil:
    A Free Software Foundation Europe (FSFE) convida indivíduos, grupos da comunidade e instituições a celebrar o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD) no dia 30 de março. DFD é um dia de ação global para celebrar padrões abertos e formatos de documentos abertos, e sua importância. Padrões abertos garantem a liberdade de acesso aos seus dados, e a liberdade de criar Softwares Livres que possam escrever e ler dados nesses formatos específicos.
    Você pode participar organizando atividades em sua cidade. Distribuição de flyers, palestras, adição de banners em blogs, doações financeiras: existem muitas maneiras para você ajudar a educar as pessoas sobre padrões abertos.
    Gostaríamos de ter pelo menos 25 cidades participantes no Dia da Liberdade dos Documentos 2011. Ajude-nos a fazer deste evento um sucesso mundial!
    Para mais informações sobre o evento, acesse nosso site: documentfreedom.org. (viasoftwarelivre.org)

    Google paga US$ 20 mil a quem conseguir hackear o Chrome

    Prêmio será oferecido a quem encontrar e explorar brecha no navegador durante evento em março, no Canadá; para outros browsers, valor é de US$ 15 mil.

    A Google vai pagar 20 mil dólares ao primeiro pesquisador que encontrar uma brecha no concurso Pwn2Own de 2011.
    O prêmio é o maior já pago no concurso, cuja quinta edição terá início durante a conferência CanSecWest, em Vancouver, no Canadá, em 9 de março.
    No Pwn2Own deste ano, os pesquisadores vão explorar brechas em máquinas com sistemas Windows 7 ou Mac OS X e tentarão furar a segurança dos navegadores Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome.
    Os primeiros a conseguir hackear o IE, Firefox e o Safari ganharão 15 mil dólares e a máquina utilizada na competição. Os prêmios são 5 mil dólares maiores que os do último concurso, e três vezes maiores que os de 2009.
    “Nós aumentamos a aposta. Desta vez, o total destinado aos prêmios aumentou para 125 mil dólares”, disse Aaron Portnoy, gerente da equipe de pesquisa em segurança da empresa HP Tipping Point.
    A Tipping Point, que mais uma vez patrocina o concurso, divulgou as regras da competição na quarta-feira (2/2), em seu blog.
    A novidade deste ano é a participação da Google. A empresa é a primeira desenvolvedora de navegador a colocar dinheiro no fundo de premiação. “Kudos (parabéns) à equipe de segurança da Google por tomar a iniciativa de nos procurar”, disse Portnoy.
    Regras diferentes
    As regras para o Chrome são um pouco diferentes da de outros navegadores, porque ele é o único dos quatro a usar uma “sandbox” (caixa de areia, em inglês), uma forma de defesa. Uma “sandbox” isola os processos do sistema, prevenindo ou pelo menos reduzindo sensivelmente a possibilidade de um malware se utilizar de uma aplicação – no caso, o Chrome – para tomar o controle do computador.
    Para explorar um programa com “sandbox”, como o Chrome, os pesquisadores precisam encontrar não uma, mas duas vulnerabilidades: fazer com que o código de ataque escape da “sandbox”, e explorar um bug do Chrome.
    Outros desenvolvedores seguiram os passos da Google para tentar fazer suas aplicações mais seguras. No ano passado, por exemplo, a Adobe adicionou uma “sandbox” ao seu popular Reader.
    Para ganhar os 20 mil dólares da Google no primeiro dia do Pwn2Own, o pesquisador deverá encontrar e explorar duas vulnerabilidades no código da Google. Apenas no segundo e no terceiro dias do concurso os pesquisadores podem utilizar um bug que não seja do Chrome –  um bug do Windows, digamos – para quebrar a “sandbox”.
    Um ataque bem sucedido no segundo ou no terceiro dia ainda renderá 20 mil dólares ao pesquisador, mas apenas 10 mil virão da Google. A Tipping Point pagará os outros 10 mil.
    Confiança
    A participação da Google no Pwn2Own deste ano pode ser sinal da confiança que a empresa tem em seu browser. Embora o Chrome tenha sido alvo do Pwn2Own desde 2009, nenhum pesquisador conseguiu burlar o navegador e ganhar o prêmio.
    IE, Firefox e Safari já foram vítimas dos últimos concursos – às vezes, em um embaraçosamente curto período de tempo. Em 2009, um pesquisador – um cientista de computação da Alemanha que deu apenas seu primeiro nome, Nils – ganhou a trifeta ao explorar todos os três browsers e levar para casa um total de 15 mil dólares, 5 mil para cada hack.
    Charlie Miller, o único pesquisador a ganhar prêmios no Pwn2Own por três anos consecutivos, não tinha se comprometido a participar de novo, mas o prêmio de 20 mil dólares da Google chamou sua atenção.
    “O Pwn2Own agora oferece 20 mil por um ataque ao Chrome”, disse Miller, pelo Twitter. “Deve ser difícil, que bom que o Mac OS X não usa “sandbox” em seu browser.”
    Miller é uma autoridade em hacking de Mac – ele é coautor do livro The Mac Hacker’s Handbook, com Dino Daí Zovi, um vencedor do Pwn2Own de 2007 – e explorou o Safari em cada um dos últimos três anos. Como apontou, o Safari não usa “sandbox”.
    A Tipping Point também vai organizar um torneio de hacking em mobilidade, na qual os pesquisadores tentarão explorar brechas em smartphones com os sistemas Apple iOS, Android, Windows Phone 7 e RIM BlackBerry.
    Ataques bem sucedidos a smartphones serão recompensados com 15 mil dólares.

    quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

    Oportunidade para Estágio - iSolve Curitiba/PR


    A iSolve, empresa curitibana de tecnologia especializada no provimento de soluções para Contact Center e Telefonia IP, está disponibilizando vagas de estágio visando preparar candidatos para aumentar seu time de suporte técnico e infraestrutura.

    Leia mais...

    Acesse gratuitamente toda a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho

    A Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho http://posugf.com.br/biblioteca/ disponibiliza gratuitamente para a população a totalidade dos acervos digitais de texto completo de bibliotecas de 1.200 universidades, artigos de 30 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 59 países, através da participação no consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative. 


    O consórcio OAI é o maior compartilhamento de informação científica de toda a história, no qual as instituições signatárias concordaram em abrir e compartilhar seus acervos de texto completo para a difusão e integração de sua produção científica e cultural, formando um acervo único internacional de mais de 32 milhões de arquivos completos e abertos que agora estão disponíveis no Brasil através da Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho.

    Uma loja de aplicativos para qualquer distribuição


    Post do Pablo Hess no DeveloperWorks dando bem mais detalhes sobre o instalador de aplicativos ecumênicoque noticiamos recentemente.
    Começa assim:
    Aconteceu na última semana um encontro de desenvolvedores de múltiplas distribuições para discutir um assunto importantíssimo: instaladores de pacotes para GNU/Linux.
    Num encontro desses, com presença de desenvolvedores da “família RPM”, como Red Hat, Fedora e SUSE, e também da “família DEB”, como Debian e Ubuntu, o que poderíamos esperar? Eu, pelo menos, esperaria que cada um falasse suas ideias e, ao final, todos saíssem com as mesmíssimas ideias que tinham quando chegaram.
    Porém, para a felicidade dos usuários e desenvolvedores, o resultado foi bem melhor que isso. Formou-se a base para a AppStream, uma única loja de aplicativos para diversos sistemas GNU/Linux. (…) (via https:)

    Navegadores: Chrome cresce e chega aos 10%, Firefox e IE caem


    Os primeiros números de 2011 da NetApplications foram divulgados e, se não trazem grandes surpresas, ao menos confirmam tendências já detectadas em 2010 para os navegadores.
    Mas um deles alcançou um marco interessante: após meses de crescimento contínuo, o navegador Chrome alcançou os 2 dígitos na sua fatia de mercado indicada pela pesquisa da Net Applications, e com um belo pulo de 7% no mês: de 9,98% passou a 10,70%.
    O Safari, baseado no mesmo engine (o WebKit, de código aberto) também cresceu, como tem feito ininterruptamente nos últimos 12 meses, e acompanhando a subida do iOS: de 5,89% passou a 6,30%. O Opera também teve crescimento, chegou aos 2,28% e se aproxima de retomar o percentual que tinha antes da sua grande queda de novembro.
    O Firefox teve uma pequena queda mensal, que o deixou de volta pouco abaixo do seu índice registrado em novembro, e revertendo o pequeno ganho de dezembro. No cômputo do período completo de 11 meses (março/2010 a janeiro/2011), o Firefox (cujo pico foi em abril do ano passado) caiu 7,2%, sempre aos pouquinhos: ele iniciou com uma fatia de 25,52% da qual ainda retém 22,75%.
    Completando as estatísticas, o Internet Explorer continua em sua queda constante e chegou aos 56%. (viaosnews.com)

    Microsoft anuncia nova falha de segurança em seu navegador (use Chrome ou Firefox)


    Presente em todas as versões do Windows, brecha só se manifesta no Internet Explorer
    A Microsoft avisou, em comunicado, a existência de uma brecha de segurança que pode expor 900 milhões de usuários do navegador Internet Explorer aos riscos de roubo de informações e a um possível sequestro da máquina.

    A falha está presente em todas as versões do Windows, mas só parece se manifestar por meio do navegador também em qualquer versão.

    O código MHTML, que é usado por alguns programas para processar documentos, é o responsável pela falha de segurança. Um exploit (programa de computador, porção de dados ou sequência de comandos que se aproveita das vulnerabilidades de um computador) do MHTML é muito parecido ao chamado ataque XSS, vulnerabilidade que injeta códigos maliciosos em páginas da web usando o PC do próprio usuário.

    A funcionária da Microsoft, Angela Gunn, disse nesta terça-feira (1), em seu blog, que "o hacker pode construir um link HTML criado para ativar um código malicioso que convença o usuário a clicar nele”.

    - Quando o usuário clica no link, o código roda no seu computador pelo resto do tempo, enquanto ele mantiver o navegador aberto. O código pode, então, ser usado para roubar informações do usuário ou exibir conteúdo malicioso. 
    A Microsoft diz que uma futura correção da falha deverá corrigir o problema, mas enquanto isso sugere que os usuários do Windows – principalmente os que usam o Internet Explorer –, baixem um pacote de conserto provisório que bloqueia qualquer tentativa de tirar proveito da falha.

    De todos os navegadores, só o Internet Explorer e o Opera oferecem suporte para MHTML. O Mozilla suporta MHTML por meio de um plug-in.

    terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

    Lançada edição n.22 da Revista Espírito Livre!

    Revista Espírito Livre - Ed. #022 - Janeiro 2011 Revista Espírito Livre - Ed. n #022 - Janeiro 2011 E 2011 chega e com ele, um turbilhão de coisas para fazer. Mês de janeiro, então, é típico e comum em todos os anos: um mês que para alguns é férias, e para outros é o oposto, afinal alguém tem que cuidar das tarefas enquanto outros se divertem em suas férias. É mês de estudo, onde muitos se reservam para estudar, se reciclar, se aperfeiçoar, já que durante o ano, isso quase sempre... more

    Google revela Art Project…



    …em parceria com 17 dos museus de arte mais importantes de todo o mundo

    A Google revelou hoje o Art Project, uma parceria única com 17 dos museus de arte mais importantes de todo mundo permitindo a qualquer utilizador descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução e 17 com super resolução com um nível de detalhe extremo.

    Ao longo de um ano e meio, a Google trabalhou com 17 museus de 11 cidades espalhadas por 9 países, entre eles o Nacional Gallery de Londres, National Gallery de Londres, o MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo ou o Museu Van Gogh em Amesterdão, entre outros.






    Entre as 17 obras disponíveis on-line em super resolução no Google Art project contam-se obras como “Noite Estrelada” de Vicent van Gogh patente no MoMa, “Regresso do filho pródigo” de Rembrandt no Hermitage de São Petersburgo, “No woman, no cry” de Chris Ofili exposto na Tate Britain, entre outras.

    A estas, juntam-se mais de 1000 obras de arte em alta resolução de 486 artistas dispersas pelos 17 museus. Através do recurso à tecnologia 360º do Street View para interiores é possível aos utilizadoresvisitarem virtualmente galerias dos museus envolvidos no projecto. O resultado desta colaboração entre a Google e os museus mundiais está disponível no site dedicado ao projecto.

    Com este projecto original, qualquer utilizador em qualquer parte do mundo poderá conhecer, através de um clique, a história e os artistas que estão por detrás das diversas obras de arte expostas.

    Cada um dos museus colaborou de forma exaustiva com a Google, disponibilizou a sua experiência e orientou todas as etapas do projecto: desde a selecção das colecções que deviam integrar que o projecto ao aconselhamento sobre qual o melhor ângulo para as fotografias passando pela informação que deveria acompanhar a obra de arte.

    Principais características e funções
    Visita virtual ao museu: com esta função, os utilizadores podem circular virtualmente pelas galerias e seleccionar as obras que mais lhes interessam. Com um simples clique é possível obter mais informação ou visualizar as imagens em alta resolução quando disponíveis. O painel de informação permite aos utilizadores acederem a mais detalhes sobre a obra de arte, encontrarem outros trabalhos do mesmo artista ou visualizarem vídeos relacionados no YouTube. Um pequeno veículo equipado com a tecnología do Street View registou imagens de 360º no interior de inúmeras galeias que, uma vez ligadas, permitem a qualquer utilizador uma navegação fluida por mais de 385 salas dos diversos museus.


    Obras de arte em super resolução: cada um dos 17 museus envolvidos no projecto seleccionou uma obra que mostrada ao ínfimo detalhe através de uma tecnologia fotográfica de gigapíxeles ou super resolução. Cada imagem destas contém aproximadamente 14.000 milhões de píxeles que permitem a um utilizador estudar os ínfimos detalhes da obra e que não são visíveis à vista desarmada. como a copla latina na obra de Hans Holbein, o Jovem no Retrato do mercador Georg Gisze, ou as pessoas ocultas atrás de uma árvore na obra de Ivanov, Aparição de Jesus Cristo ao povo.

    Além disto, os museus proporcionaram imagens em alta resolução para a selecção de mais de 1.000 obras de arte. Este nível de zoom permite aos apreciadores da pintura verem pequenos detalhes dos quadros que possivelmente nunca haviam visto antes como, por exemplo, as pessoas em miniatura no rio que aparecem no quadro de El Greco, Vista de Toledo, ou os pontos individualizados na obra de  obra de Seurat, Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte.


    Cria a tua própria colecção: A função “Criar uma colecção de arte” permite aos utilizadores guardarem perspectivas específicas de qualquer das mais de 1.000 obras de arte e iniciarem a sua própria colecção. É possível ainda complementar com comentários a cada pintura e partilhar a colecção com amigos e familiares. Trata-se também de uma ferramenta ideal para que os estudantes ou grupos possam colaborar em projectos ou colecções.



    Museus participantes
    • Altes Nationalgalerie, Berlim, Alemanha
    • Frick collection, Nova Iorque, Estados Unidos
    • Galeria degli Uffizi, Florença, Itália
    • Freer Gallery – Smithsonian, Washington, Estados Unidos
    • Galería Tretyakov, São Petersburgo, Rússia
    • Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha
    • MoMA, Museum of Modern Art, Nova Iorque, Estados Unidos
    • Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia
    • Museu Kampa, Praga, República Checa
    • Museu Rainha Sofia, Madrid, Espanha
    • Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid, Espanha
    • Museu Van Gogh, Amesterdão, Holanda
    • National Gallery, Londres, Reino Unido
    • Palácio de Versalhes, França
    • Rijksmuseum, Amesterdão, Holanda
    • Tate Britain, Londres, Reino Unido
    • Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, Estados Unidos
    Obras de arte de cada museu com super-resolução
    MuseuObra de arte
    Alte NationalgalerieThe Conservatory, Édouard Manet
    Freer Gallery – SmithsonianThe princess from the land of porcelain, Whistler
    Frick collectionSão Francisco no Deserto, Giovanni Bellini
    GemäldegalerieRetrato do mercador George Gisze, Hans Holbein, o Jovem
    KampaA Catedral, Frantisek
    The Metropolitan Museum of ArtOs ceifeiros, Pieter Brueghel, o Velho
    MoMANoite Estrelada, Vincent van Gogh
    Museu Rainha SofiaA garrafa de Anis del Mono, Juan Gris
    Museu Thyssen-BornemiszaJovem cavaleiro numa paisagem, Vittore Carpaccio
    National GalleryOs embaixadores, Hans Holbein, o jovem
    Palácio de VersalhesMaría Antonieta de Lorena-Habsburgo, rainha de França e seus filhos, Louise Élisabeth Vigée-Lebrun
    RijkmuseumRonda da Noite, Rembrandt
    Museu HermitageO regresso do filho pródigo, Rembrandt
    Galeria TretyakovAparição de Cristo ao povo, Aleksander Ivanov
    Tate BritainNo Woman, No Cry, Chris Ofili
    UffiziNascimento de Vénus, Sandro Botticelli
    Museu Van GoghO quarto, Vincent van Gogh


    Números do Google Art Project
    • 17 museus
    • 11 cidades, 9 países
    • 17 pinturas com resolução em gigapíxeles
    • 1.062 imagens de obras de arte em alta resolução
    • 486 artistas
    • 385 salas de galerias
    Fonte: Press Release
    Homepage: Google Art Project