Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Empresa desenvolvedora de dispositivo de áudio procura profissional Linux para empreitada

A Angoera Sistemas Eletrônicos está buscando um desenvolvedor Linux para o projeto de um processador de áudio.
O trabalho envolve recompilação e aplicação de patch em kernel, otimizaçã de uma instalação customizada e programação de scripts de inicialização.

Interessados devem entrar em contato comigo ou com Alexandre (alexandre@angoera.com.br)
Postada por: Gianfranco Ceccolini, gianfranco@SEM_SPAM.angoera.com.br

Lançado Google Chrome 11 estável, com entrada de voz em HTML


Nessa semana o Google lançou a versão 11 do Chrome. Logo de cara uma grande mudança é o logotipo, que muitos já conheciam do Chromium e das versões em desenvolvimento:
Novo logo do Chrome
O logo ficou mais plano, inclusive tem recebido diversas críticas já que muitos acharam o anterior melhor.
Mas por trás do rostinho estão as grandes mudanças. Bem, nesse caso não são "as grandes" mudanças e sim "a grande mudança". Há avanços de velocidade na execução de scripts, correções de bugs diversos, etc, mas não muita coisa tão diferente, a não ser por um recurso.
A grande novidade mesmo fica por conta do recurso de captura de voz (áudio, mais precisamente) em HTML. Usando novos rascunhos do HTML (que um dia serão padrões) os sites podem pegar a voz do usuário sem precisar de plugins, como muitos faziam com o Flash.
Como era de se esperar, o recurso é novo e deve demorar para que os desenvolvedores o aproveitem, além da falta do suporte nos outros navegadores por enquanto.
Para dar um 'up' logo de cara o Google atualizou seu serviço de tradução automática: agora dá para entrar texto no Google Translate falando ao microfone. Por enquanto apenas em inglês, ou seja, o campo "traduzir do" deverá estar listando "inglês".
Entrada de voz em HTML no Chrome 11
Um resultado interessante é que dá para ouvir o resultado traduzido em vários idiomas... Tudo isso sem precisar de plugins, já que as APIs propostas são para o HTML.
Ainda foi destacado o site chromeexperiments.com, com vários exemplos usando HTML 5, CSS 3 e novos recursos da web.
Se ainda não tiver sido atualizado automaticamente, o Chrome pode ser atualizado indo no menu da chave > Sobre o Google Chrome.
Como de praxe, ao ser lançada uma nova versão o trabalho nas versões "dev" continua. No canal dev foi adicionada uma opção para remover arquivos temporários dos plugins, como o Flash. Ao limpar os arquivos temporários do navegador muitas vezes um pouco de "lixo" continua no computador, lixo esse que pode conter informações sensíveis para a privacidade.
Limpar dados de plugins no Chrome 13
A nova tela pode ser chamada digitando chrome://settings/clearBrowserData na barra de endereços da versão dev. Uma boa forma de rodar a última versão em desenvolvimento lado a lado com a estável é usar o Canary Build - ou então baixar um snapshot diário do Chromium de vez em quando; vejacomo obter todas as versões do Chrome.
O trabalho para limpar dados de plugins pela interface do navegador se deu em parceria com a Adobe, já grande amiga do Google desde a inclusão do Flash no Chrome. Como resultado a API criada poderá ser usada por outros plugins também, mas caberá aos desenvolvedores implementarem.

IRPF-Livre 2011: Morte e Impostos


Colaboração: Alexandre Oliva
Na semana passada, bilhões de pessoas ao redor do mundo celebraram a fé num libertador nazareno e sua milagrosa vitória sobre a morte. Dia 21, o Brasil também relembrou a morte de Tiradentes, mártir pela independência do país, que sobreviveu apenas na memória e nos livros de história. Nosso presente ora anunciado não traz ovos de Páscoa, que simbolizam o renascimento, a ressurreição ou a criatividade de programadores de computador, mas tem a ver com uma das duas certezas da vida. Embora não evite a morte, permite escapar de um imposto injusto cobrado na forma de liberdade pelo governo brasileiro. Oferecemos o IRPF-Livre, versão 2011, uma alternativa Livre ao software ilegalmente privativo imposto aos contribuintes brasileiros para preparação da declaração anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

http://www.fsfla.org/~lxoliva/snapshots/irpf-livre/2011/
leia mais

Voluntário lança livro sobre LibreOffice


colaboração: Klaibson Ribeiro
Desde o final do ano passado, estava escrevendo o livro, aproveitando as férias de janeiro e momentos de folga durante a semana e finais de semana. Mas finalmente ficou pronto minha primeira obra, LibreOffice Para Leigos.
Enquanto estava escrevendo o livro, ocorreram diversas alterações como a logomarca, mudança do nome, lançamento de versões e extinção da ONG, mas depois de algumas correções e diagramação, segue o link para download:
http://goo.gl/SqxRu
Peço também que a comunidade reporte erros para meu email, klaibson(a)gmail.com
Me adicionem também no twitter: @klaibsonn e facebook: klaibsonn

Win Tab: Empresa brasileira diz que lançará tablet em maio por R$ 800


Trecho do G1, que no link de referência tem imagens e ficha técnica:
A Moove, empresa brasileira desenvolvedora de produtos e soluções em informática, anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento no Brasil do Win Tab Moove, um tablet com tela de 10 polegadas por R$ 800 que estará disponível no final de maio de 2011.
O Win Tab possui tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, memória de 1GB (expansível até 32 GB), modem 3G embutido e Wi-Fi. O valor inicial é para os consumidores finais e será válido até o final de junho de 2011. No caso dos pedidos corporativos, este preço pode ser reduzido significativamente, dependendo da quantidade adquirida. A empresa também irá lançar no mercado uma versão com tela de 8 polegadas com as mesmas configurações. (via g1.globo.com)

Download do Ubuntu 11.04


Está lançada oficialmente e disponível a nova versão da popular distribuição Ubuntu. O link para download é o habitual.
Veja abaixo detalhes e link para descrição em português, ilustrada, publicada no Hardware.com.br.
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br):
“A equipe do Ubuntu acaba de lançar a versão final do Ubuntu 11.04, de codinome “Natty Narwhal”, conforme prometido anteriormente. Para usuários de PCs, o Ubuntu 11.04 tem como marcante a entrada do Unity como shell padrão, unificando então as versões para notebooks e desktops, e, segundo o CEO da Canonical, Jane Silber, traz estilo e eficiência na experiência do usuário.Leia a notícia completa, com telas, em: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-04/ubuntu-natty-final.html” [referência: hardware.com.br]

Fonte do Ubuntu disponível no Google Docs


Enviado por Victor Costa Romano (skiter·m11Θgmail·com):

“A fonte do Ubuntu agora está disponível para todo mundo que usa Google Docs.” [referência: omgubuntu.co.uk]

Site do Serpro destaca Creative Commons


Direitos Alternativos: “Na lacuna entre a internet e os tradicionais direitos autorais (copyright), nasceu o projeto Creative Commons. Entenda por que cada vez mais essa nova forma de enxergar a propriedade intelectual conquista adeptos pelo mundo.
(…) O que é a Creative Commons? A realidade digital trouxe a exigência de uma reavaliação dos modelos estabelecidos e essa foi a proposta do projeto Creative Commons (CC). Para Lawrence Lessing, professor da faculdade de direito de Stanford (USA) e fundador do CC, a internet estava se formando em uma “tempestade perfeita” do copyright. De um lado, a arquitetura da rede com uma enorme estrutura e potencial para o compartilhamento e a criatividade. Do outro, a arquitetura restritiva do direito autoral, que se intensificou quando viu suas obras compartilhadas no meio digital. “Queríamos um marco, uma alternativa para construir os direitos do autor, mas em um regime mais consistente e atual que refletisse as expectativas reais desses novos criadores”, afirma Lessing sobre a motivação para iniciar o projeto. (…) Fonte: Revista Tema (Jornalista Loyanne Salles)” [Enviado por Loyanne Salles (loyanne·sallesΘserpro·gov·br) - referência (softwarelivre.gov.br).]

Retirada do selo ‘Creative Commons’: a interessantíssima explicação da Ministra


Selecionei alguns trechos da matéria na Info, cuja leitura integral recomendo, por meio do link ao final. Os grifos a seguir são meus:
Em janeiro deste ano, o Ministério da Cultura causou polêmica ao retirar a licença “Creative Commons” de seu site www.cultura.gov.br.
(…) Em audiência no Senado, no último dia 6, quando foi questionada sobre o assunto, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, alegou que o selo do Creative Commons foi retirado do site do MinC por fazer propaganda de uma entidade privada que oferece um serviço. “Era uma marquinha, uma propagandinha de um serviço que uma entidade promove”, disse ela na época.
Eis um trecho do depoimento da ministra:
“Essa licença tem o problema de que não prevê remuneração, ainda não foi estudada essa forma. Existem sites que vendem e pagam; agora, a licença é gratuita. Então, temos que esclarecer que quem autorizar para a creative forms não vai receber, e até pode ver as diversas formas. Então nós temos que prever, sim. Na Constituição Brasileira já existe, é permitido, você pode autorizar de uma forma ou de outra. E se quiser, o autor pode autorizar para a creative forms. Não somos contra a creative forms; a creative forms é uma das formas que se utiliza. Os pontos futuros é muito usado em creative forms, porque eles gostam muito de compartilhar as suas produções. Então, eles trabalham com uma ferramenta muito útil. Agora, só estou falando que no site teve esse problema, porque, de uma certa forma, induzia ao uso de uma marca de uma entidade privada que oferece um serviço”.
Perguntada pelos senadores por que a página principal do Ministério da Cultura ostenta as logomarcas de três empresas comerciais e com fins lucrativos, casos do YouTube, do Twitter e do Flickr, a ministra deu a seguinte justificativa:
Não aí é diferente. (…) (via info.abril.com.br)

16 extensões para tornar seu navegador mais seguro, rápido e produtivo


Enviado por Christian Guerreiro (christian·guerreiroΘgmail·com):

“Seja para acessar o Twitter, simplificar buscas, bloquear código malicioso ou facilitar a publicação de conteúdo, as extensões têm um papel cada vez mais importante nos navegadores atuais. Confira esta lista de extensões que podem ser bastante úteis para o seu navegador, Chrome ou Firefox.” [referência: blog.tecnologiaqueinteressa.com]

Pós-instalação: 10 configurações para depois de instalar o Ubuntu 11.04


Ubuntu 11.04 foi lançado ontem, e a tradição manda que nos dias seguintes surjam inúmeros reviews e guias de pós-instalação, como é o caso deste de hoje, publicado pelo site OMGUbuntu.
E são dicas interessantes, explicando detalhadamente como completar itens como:
  • instalar alguns indicator-applets adicionais
  • complementar os aplicativos com alguns títulos disponíveis no Ubuntu Software Center
  • trocar o ambiente para o tradicional, se não tiver gostado do Unity
E vários outros. Veja os detalhes no link a seguir. (via omgubuntu.co.uk)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Governo federal da Argentina diz que quer Linux em seus PCs


Melhor sorte aos vizinhos!
O governo federal da Argentina anunciou, neste final de semana, um plano para equipar com Linux até dois terços dos computadores da administração federal e instalações públicas.
(…) Parlamentares de oposição à presidente Cristina Kirchner disseram ver com cautela a decisão. A oposição local evitou posicionar-se contra o software livre, mas afirmou que a substituição de plataformas deve ocorrer de modo gradual e apenas em áreas onde as distribuições aberta forem comprovadamente mais eficientes que as proprietárias.
A oposição acusou ainda o governo de Cristina de anunciar apoio ao Linux não por iniciativa própria, mas apenas para agradar ao governo venezuelano de Hugo Chávez, um crítico ferrenho da dependência latino-americana de produtos desenvolvidos nos Estados Unidos. (viainfo.abril.com.br)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Debian: apresentação para tomadores de decisão e gestores governamentais



A palestra será dividida em 2 partes, a primeira indicada para os gestores e a segunda uma apresentação técnica das características da nova versão do Debian. Solicitamos que encaminhem até o dia 15/04/2011 questões que querem ver tratadas na palestra para o e-mail andre.machado@serpro.gov.br, mas durante a palestra também será possível encaminhar as dúvidas pelo e-mail cisl@serpro.gov.br e pelo twitter @CISLGovBR.



Descrição:
14h ás 14h 40min - Debian para tomadores de decisão e gestores.
Vantagens e diferenças de utilizar um Linux oriundo de uma organização não empresarial.
Análise competitiva do Projeto Debian e do software Debian.
O que você ganha?
O que sua organização ganha?
O que suas equipes ganham?
O que muda na negociação e relação comercial para você ou sua organização? O que fazer quanto a isso? Existem boas soluções.
Perguntas e respostas.

14h 40min ás 15h 30min - Apresentação técnica da Nova versão Debian 6.x
O que sysadmins e desenvolvedores ganham com Debian?
Mudanças do kernel opcionalmente todo livre. Prós e contras. Novos procedimentos de instalação.
Mudanças nos softwares mais conhecidos no servidor. ZFS?
Novos softwares mais conhecidos.
Novos desktops.
Multi-architecture.
Mudanças no processo de desenvolvimento e release de uma distribuição cada vez maior.
Futuro: Constantly Usable Testing (Debian CUT) e suporte ao Estável por 5 anos?
Perguntas e respostas

Palestrante:

André Felipe Machado, Colaborador do Projeto Debian, participa do Time de Parceiros, do Time de Publicidade e do Grupo de Usuários Debian-RS.
Usa Linux desde 1998 e computadores desde o cartão perfurado.
Engenheiro em Eletrônica desde 1988, programou de microkernel Real Time em microcontroladores fazendo DSP até sistemas web.
Implantou, administrou e otimizou redes e servidores de arquivos, aplicação, banco de dados.
Blog http://www.techforce.com.br.
Atualmente trabalha no Serpro.
IMPORTANTE: A partir de agora pra acessar as palestras será necessário realizar login e senha (login: cisl e senha: palestracisl)

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: http://assiste.serpro.gov.br/cisl/

Google Docs ganha paginação, e impressão nativa no Chrome


Google Docs ganhou um clássico recurso de processamento em textos: a paginação. Este recurso não permite apenas termos várias páginas em um documento, mas sim de vermos as quebras de páginas na tela, enquanto estivermos editando nossos documentos.
Paginação no Google Docs
Isso permite, além de um maior conforto e controle do texto em edição para o usuário, que o Google melhore outras características, como cabeçalhos que aparecem no topo de cada página (ao invés de no topo do documento), quebras de página manuais que de fato movem o texto para uma outra página, e notas de rodapé, que poderão agora serem exibidas também ao final de cada página:
Paginação no Google Docs
Caso você queira alternar para o 'jeitão' antigo, não há problema, bastando alternar para o modo compacto:
Paginação no Google Docs
A paginação também permite ao Google melhorar a impressão em navegadores modernos. A equipe do Google Docs trabalhou em conjunto com a do Chrome para implementar um recente padrão Web que suporte impressão nativa. Antes, se você desejava imprimir seu documento do Google Docs, era preciso primeiramente convertê-lo para PDF, para então abrir o arquivo e imprimi-lo manualmente. Com a impressão nativa, o usuário poderá imprimir diretamente do navegador, este tendo a certeza de que a versão impressa será exatamente como a que está na tela.
Infelizmente, a impressão nativa só está, por enquanto, disponível no Google Chrome; entretanto, a companhia espera que outros navegadores implementem o padrão para que a mesma experiência de impressão esteja mais amplamente disponível a quem usa o Docs, não apenas no seu próprio navegador.

Encurtador goo.gl ganha novos recursos


O Goo.gl é o encurtador de URLs oficial do Google. Além de servir para sites do próprio grupo (como o Maps, que pode gerar URLs curtas) ele podia ser usado por meio de uma API, permitindo que vários aplicativos criassem URLs curtas com ele. Entre os aplicativos se destacavam algumas extensões para navegadores. Apesar disso, o serviço ainda era tímido e por um bom tempo não permitia a criação de URLs "manualmente".
Para quem usa pela web agora o serviço ganhou mais um 'up', facilitando a cópia da URL curta, já selecionando o texto dela - basta finalizar com CTRL + C.
CTRL+C no goo.gl
Outra novidade é a possibilidade de remover URLs indesejadas do histórico.
Remoção do histórico do goo.gl
Ao entrar no goo.gl logado você tem uma lista das URLs encurtadas. Se tiver criado alguma que possa lhe comprometer em qualquer sentido, basta removê-la dali. Isso não invalida o link curto, ele continuará funcionando.
O Google ainda destaca um formulário para reportar SPAM, permitindo que URLs maliciosas sejam canceladas pelos administradores do site. Muita gente "do mal" usa os encurtadores criando links para executáveis para distribuição em redes sociais atacando usuários leigos... Direto isso aparece no Orkut, independente do encurtador de URL usado. A denúncia deve ser encaminhada ao site do encurtador em questão, é claro, esse formulário do Google só vale para o goo.gl.
O bom do goo.gl é que é do gigante da internet, então ao menos em teoria, é um dos mais estáveis. Muitos encurtadores pequenos ou "médios", digamos assim, já passaram por problemas ficando várias horas offline ou perdendo links gerados. Se o site está inacessível você perde visitas, as pessoas não encontram sua página, etc. Como são links muito usados em redes sociais, como Twitter, a perda de acessos pode causar prejuízos enormes.

10 coisas que o VLC faz e você não sabia

…ou talvez soubesse, mas não custa relembrar!
VLC é um exemplo de programa open source popular, como já vimos em “Aplicativos para Mac: multimídia Open Source“.
Presente em boa parte das plataformas contemporâneas (até esteve por algum tempo na App Store do iPad e iPhone, até ser removido após conflitos entre seus desenvolvedores sobre o licenciamento), ele é omedia player preferido de muitos usuários experientes, porque tem suporte completo a múltiplos formatos de arquivo populares (e frequentemente “deixados de lado” pelos players que vêm com os sistemas operacionais), é fácil de obter e é repleto de funcionalidades.
Mas a lista de funcionalidades do VLC é tão vasta, que é bem provável que ele tenha alguns recursos que seriam úteis para você, e você nem saiba ainda!
Hoje vamos resolver isso, com uma listinha rápida de funcionalidades úteis, interessantes, curiosas e menos óbvias do VLC. Quantas delas você já usou?
10 coisas que o VLC faz e você não sabia
1 – Tocar DVDs ignorando o código da região: aquele DVD que você trouxe de uma viagem ao exterior e não toca no aparelho da sala devido ao infame DRM baseado em códigos de regiões não é problema para o VLC!
2 – Converter formatos: além de tocar uma enorme quantidade de formatos de vídeo  e áudio, o VLC também sabe converter entre eles (para acessar um assistente, tecle ⇧⌘W).
3 – Usar legendas baixadas da web: se o seu vídeo não tem legendas no idioma que você gostaria, é possível que alguém já tenha escrito uma legenda para ele e disponibilizado para download. E se você encontrá-la e fizer o download, o VLC saberá exibi-la em conjunto com o vídeo original sem legendas! (menu Video | Subtitles Track)
4 – Colocar um logo em seus vídeos: se você vai distribuir um vídeo mas gostaria que sua identificação (discreta, por favor!) constasse nele, o VLC pode ser uma alternativa para realizar a sobreposição do logo às imagens, embora eu só tenha visto instruções sobre como fazer isso via linha de comando.
5 – Tocar vídeos danificados e inacabados: tendo nascido com a premissa de exibir vídeos transmitidos dinamicamente pela rede, o VLC é tolerante a falhas por natureza, e pode ser uma boa alternativa para tentar ver um arquivo cujo download foi interrompido antes da hora, ou que foi parcialmente danificado por problemas no disco, por exemplo.
6 – Exibir vídeos de arquivos RAR: basta abri-los – o VLC os descompacta dinamicamente, inclusive em arquivos multipart.
7 – Exibir vídeos de arquivos ISO: basta abri-los, e nem é necessário montá-los antes: o VLC sabe lidar com eles mesmo que para o sistema operacional eles sejam apenas um arquivão.
8 – Gravar trechos de vídeos: é possível gravar trechos de vídeos (por exemplo, de DVDs) enquanto você os exibe (⇧⌘R).
9 – Ouvir rádios on-line: para quem é fã de rádio e não exige um programa especializado para isso, o VLC pode ser uma alternativa (abra o stream da sua rádio preferida ou, para inserir automaticamente uma seleção de rádios na sua playlist, use o menu File | Services Discovery | IceCast Directory).
10 – Exibir vídeos em modo ASCII: nem na época dos terminais de texto fazíamos isso “a sério”, mas a ideia parece divertida mesmo assim! Para ver se o módulo está funcionando na sua versão do VLC, vá emPreferences | Video | Output module e troque a opção Default pela Color ASCII ART Video Output. Quando cansar, ou se não estiver funcionando na sua versão, basta depois retornar para Default.
Eu separei apenas 10 itens, e procurei dar a eles uma visão adequada ao VLC para Mac, mas o artigo “25 things you can do with VLC Media player!“, do site Unixmen, tem bem mais itens caso você ainda esteja descobrindo o VLC – neste caso, visite também a página “What can vlc do?” do VideoLAN Wiki e, se estiver motivado, ajude a completá-la ;-)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Medo do Linux? Não mais!


Enviado por Rodrigo Miguel (linuxlike·blogspotΘgmail·com):

“Por Luciana Rodrigues

Por conta de comodidade e uma certa ignorância, custei a deixar o Windows. Não tinha coragem de entrar em um novo mundo. Tinha medo de me perder e até mesmo de não conseguir acessar a Internet. No inicio foi muito difícil. Mas venci o medo. (…)” [referência: linuxlike.blogspot.com]

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Opinião: LibreOffice 3.3 é uma alternativa viável ao Microsoft Word


O pacote de software livre e de código aberto LibreOffice não tem dificuldades para abrir arquivos do Word, tem boa aparência e ótimos extras.


Artigo original em inglês disponível em The Telegraph
Via Techbyte 12:42, 12 Abr 2011

Comprar a última edição de um processador de texto caro como o Microsoft Word para um grande número de empregados pode parecer uma tarefa amarga.

Portanto, você poderia ficar com a edição anterior um pouco mais, ou migrar para opções livre, como o OpenOffice. Eles tendem a ser mais simples e menos capazes do que os programas da Microsoft mas, já que muitas pessoas apenas arranham a superfície das funções avançadas do Word, uma alternativa mais barata e simples poderia ser considerada. O LibreOffice é o mais recente pacote de processamento de texto, planilha de cálculo, banco de dados, etc.

leia mais

Sistemas da Receita são customizados para o padrão ODF


Dois importantes sistemas desenvolvidos pela Dataprev para a Receita Federal são o Safis (Sistema de Auditoria Fiscal) e o Siscol (Sistema de Cadastramento Online de Débitos). Agora, essas duas ferramentas, que já funcionam em plataforma baixa, têm mais uma novidade: ambas estão customizadas para gerar arquivos em formato ODF (Open Document Format).

A determinação da Receita para que os aplicativos criassem arquivos em formato livre saiu em novembro do ano passado. Três meses depois, os dois sistemas já estavam modificados. “A demanda deles era para que nós alterássemos nos sistemas a forma de gerar arquivos. Ao invés de gerar em formato proprietário (.DOC ou . XLS) eles queriam que as duas ferramentas gerassem formatos ODF”, explica o gerente do Departamento de Produtos Receita, Gestão e Contencioso, Marcos Dantas Barros.

leia mais

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cinco lugares inusitados para encontrar o Linux

O Linux completou 20 anos de história nesta semana, mas muitos não sabem que o sistema de código aberto está presente nas mais variadas tecnologias.
Podendo ser considerado o sistema operacional mais democrático, os códigos do Linux podem ser usados até para ordenhar uma vaca (!).
Confira algumas tecnologias inusitadas onde podemos encontrar Linux e seu kernel dando conta do recado. (Se conhecer mais exemplos, leitor, deixe nos comentários!)
Esta moto de corrida é a primeira com computador de bordo, USB, endereço IP e possibilidade de ser monitorada via WLAN integrada. E no coração desta máquina, que chega a 210 km/h, roda um sistema Linux. O modelo tem fabricação limitada a 50 unidades que custam U$S 40 mil cada.
Esta máquina comercial de café foi exibida na feira Embedded World, em Nurmberg, na Alemanha. Ela roda com Linux e foi construída com a multiplataforma Qt framework. A máquina não existe para venda, mas um site oferece instruções para construir a sua.
Semáforos inteligentes estão sendo cada vez mais adaptados para as grandes cidades. Uma empresa britânica desenvolve sinais de trânsito utilizando o sistema Linux como base e que possibilitam uma melhor fluidez no trânsito. 
Este sistema de segurança desenvolvido pela Zone Minder, permite integrar diversos aplicativos de vigilância, captação e gravação para qualquer terminal CCTV ou câmeras de segurança ligadas a uma máquina com sistema Linux. Não há limites para a quantidade de câmeras que o aplicativo possa suportar.
A fabricante de equipamentos para pecuaristas, DeLaval, produz uma máquina que roda com Linux (e Windows também) e que retira leite das vacas automaticamente, além de permitir que o pecuarista a opere através de um controle remoto wireless.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Linux Foundation se diz vencedora da guerra contra a Microsoft

Duas décadas depois de Linus Torvalds desenvolver o kernel do famoso sistema operacional Linux, a guerra entre Microsoft e Linux chega ao fim. Para o diretor da Linux Foundation Jim Zemlin, o vencedor tem nome: Linux.
"Com exceção do caso dos sistemas operacionais para desktop, o Linux ganhou em todas as frentes, incluindo computação móvel e sistemas para servidores", argumenta Zemlin.

Mais na fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/04/08/linux-foundation-se-diz-vencedora-da-guerra-contra-a-microsoft/

Vídeo: Preparando os aniversários de 20 anos do Linux


Os aniversários de 20 anos do Linux ocorrerão no segundo semestre deste ano, e a Linux Foundation está preparando uma série de comemorações, incluindo o vídeo abaixo:

O vídeo conta a história dos primeiros 20 anos de linux, em um ritmo bem acessível para quem não tem o inglês como idioma nativo, e apresenta vários fatos, incluindo a interação com o GNU e a GPL (com uma participação especial do Bom Doutor), o sucesso comercial, a presença em variadas plataformas (até em esteiras de academia) e mais.
A parte que eu mais gostei foi o começo despretensioso, com a mensagem do estudante Linus Torvalds avisando sobre seu projeto. (via linuxfoundation.org)

Banco do Brasil no Firefox 4


Enviado por Válter Júnior (valter·jrΘgmail·com):

“Após atualizar o Firefox para a nova versão 4.0, descobri a incompatibilisade com os plugins de segurança do BB, então pesquisando na internet encontrei uma dica no forum [guj.com.br/…] que me iluminou a resolver o problema. Detalhes no link a seguir.” [referência: bitpsi.blogspot.com]

Existe segurança nas redes sociais?


Enviado por Luiz Cruz (lucruzΘabril·com·br):

“No começo da grande rede mundial de computadores havia uma enorme preocupação com a divulgação de informações. Muitos usavam pseudônimos para entrar em intermináveis horas de chat, faziam cadastros com endereços falsos e usavam senhas cada vez mais fortes. Pois bem, o tempo passou e há hoje uma exposição cada vez maior de informações em redes sociais. Só para listar alguns: interesses, perfis, currículos, localização etc. A complexidade dos sistemas, que hoje se arquitetam em diversas formas, também aumentou exponencialmente. Como manter a segurança em um ambiente como este?

Veja no link abaixo uma entrevista com Gustavo Lima. Atualmente ele trabalha na HP e tem mais de 15 anos de experiência com TI. Além de manter um blog, o Coruja de TI, agora organizou o evento Web Security Fórum, que acontece nos dias 9 e 10 de abril em São Paulo.” [referência: info.abril.com.br]

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assembleia Legislativa do RS é o primeiro Parlamento do Brasil a aprovar a Resolução interna sobre uso de ODF


Assembleia Legislativa do RS é o primeiro Parlamento do Brasil a aprovar a Resolução interna sobre uso de ODF.
Na data de ontem, dia 07 de abril, foi publicado no Diário da Assembleia Legislariva do Rio Grande do Sul a Resolução de Mesa Nº 1.026/2011 que "Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos."

Avançamos mais um passo rumo à Liberdade...
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0vaqLM5QXKBDRzhA6sBxH1iS0m6T-UqVwIAy1vpe1LVZeluD2 http://softwarelivre.org/articles/0021/8733/odf-adesivo_2009_ingles_Inside.png?1277169246
Segue o texto da Resolução:
RESOLUÇÃO DE MESA N.° 1.026/2011
Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições,
RESOLVE:
Art. 1.° Fica instituído, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 2.° Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I - possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II - permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties; III - podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia.
Art. 3.° Para garantir a execução desta Resolução de Mesa, a Assembleia Legislativa deverá estar apta ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document Format - ODF).
Art. 4.° Esta Resolução de Mesa entra em vigor na data de sua publicação.
Sala de Reuniões, em 05 de abril de 2011.

Firmaram este documento:
Deputado Adão Villaverde, Presidente.
Deputado José Sperotto, 1.° Vice-Presidente.
Deputado Alceu Barbosa, 2.° Secretário.
Deputado Catarina Paladini, 4.° Secretário.
Site oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: www.al.rs.gov.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

Simples: Polícia Federal reafirma mensalão


MENTIRA

“Foi uma tentativa de golpe no governo… Foi a maior armação já feita contra o governo”. (Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o mensalão, Rede TV!, 11/11/09).


A VERDADE


Diversas vezes o ex esbravejou que o Mensalão petista, o maior escândalo político comprovado da história do Brasil, era golpe da mídia e da oposição contra seus companheiros do PT e outros partidos aliados. O ex também ameaçou que, assim que deixasse o Planalto, dedicar-se-ia a comprovar a tese de golpe. A partir deste fim de semana, o ex, que agora resolveu ser empresário e abrir um negócio, um milionário circuito de palestras, terá mais trabalho e mais informações disponíveis.
Reportagem de capa da revista Época relata que um relatório final da Polícia Federal, entregue ao ministro do STF Joaquim Barbosa, não só reafirma a existência do Mensalão, como detalha a aproximação do ex-presidente Lula com os envolvidos no esquema que movimentou cifras milionárias de desvio de dinheiro público.
De acordo com o relatório, o segurança Freud Godoy, que trabalha com Lula desde a campanha de 1989, confessou à Polícia Federal que recebeu R$ 98 mil do esquema, em janeiro de 2003, quando Lula já era presidente. O dinheiro do caixa 2 pagou os serviços prestados por ele ao candidato do PT na campanha presidencial de 2002.
Pois é. O ex agora terá que comprovar também uma inédita participação da Polícia Federal no “golpe” para enxovalhar companheiros e derrubar um governo democraticamente eleito.

Um teste do Ubuntu 11.04


Enviado por Thiago Kenji Okada (thiago·mast3rΘgmail·com):

“Como alguns já devem saber, dia 31 de Março foi lançado o primeiro beta da próxima versão da distro Linux mais usada no mundo: o Ubuntu. De acordo com o calendário da distribuição, a versão 11.04 ainda terá mais um beta (dia 14 de Abril) antes do lançamento definitivo no dia 28 de Abril.

Esse poderia ser mais um lançamento qualquer com atualização de pacotes, novas funcionalidades, novo tema e/ou mudanças estruturais. Mas dessa vez a Canonical resolveu mexer pesado na parte que o usuário mais percebe: a interface. Com o Unity (que é a interface padrão do Ubuntu Netbook Edition desde a versão 10.04, que aliás, deve desaparecer nessa versão) muitos paradigmas do desktop tradicional que estamos acostumados são quebrados.
Isso e outras mudanças serão avaliadas no decorrer desse artigo, um teste completo da próxima versão do Ubuntu. (…)” [referência: wp.me]

Revista Espírito Livre n.24


Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Neste mês a Revista Espírito Livre fala de um assunto que para muitos é um bicho de 7 cabeças: Linguagens de Programação. Seja você desenvolvedor ou não, programar é um ato diário. Nossos familiares se programam para seus afazeres, seu filho se programa para passar no vestibular, você se programa para cumprir as suas obrigações. Programar-se é um ato cotidiano, e não exclusivo dos desenvolvedores de programas. Então porque inúmeras pessoas materializam na programação os “seus piores pesadelos”? Será algo realmente complexo? 

Será fácil até demais? A quem diga e até ignore tais dificuldades encontradas por várias pessoas nesse ramo da computação, que sempre carece de mão-de-obra qualificada para o mercado. Alunos de diversos cursos de computação encontram nesta parte da computação, grandes problemáticas, pois vários destes alunos sequer foram apresentados a noções de lógica, que é “o grande pilar” de qualquer processo de desenvolvimento. Quando este chega diante de uma linguagem de programação, sem a lógica necessária para escrever o código, começam a aparecer os problemas. Linguagens nada mais são que idiomas que tentam facilitar a comunicação entre homens e máquinas. E acredite, existem vários deles, dos mais simples aos mais complexos. Mas espere: simples pra quem? Para você ou para a máquina? Polêmicas a parte, as linguagens de programação são parte integrante de todo projeto de desenvolvimento de sistemas. Podem existir bons frameworks, boas IDEs, entretanto, sem uma boa linguagem de programação por trás disto tudo, de nada adianta.

Buscando responder algumas perguntas sobre este tema, bem como algumas indagações, que diversos desenvolvedores às vezes se fazem, fomos conversar com Bjarne Stroustrup, conhecido por ser o pai do C++.
Além do tema de capa, inúmeras outras contribuições chegaram até nós e várias delas se encontram nesta edição. Julian Nascimento fala sobre redundância em servidores, Ricardo Ogliari fala sobre as facilidades de se navegar em dispositivos móveis, Klaibson Ribeiro explica como fazer sumários e paginação no LibreOffice, Thiago Rodrigues demonstra como alterar endereços MAC de interfaces de rede, entre outros.

A cada nova edição firmamos o compromisso de levar até o leitor, matérias inéditas e de relevância, apresentadas por vários profissionais, que, além de tudo, estão comprometidos em compartilhar conhecimento, disponibilizando material de qualidade e referência. E “logicamente”, não é novidade que, quem ganha com isso é você, caro leitor. Para nota de lançamento e download, visite: [va.mu/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

Entrevista: Saiba mais sobre o linuxacessivel.org


Enviado por Zandre Bran (zandrebranΘubuntu·com):
“Para quem quiser saber mais sobre o projeto linuxacessivel.org e acessibilidade em software livre, este mês tivemos um artigo publicado na revista Espirito Livre (ed.24) e uma entrevista para o Ivan Fuzzer do site ubuntero.com.br. Entrevista: [ubuntero.com.br/…] Edição da Espirito Livre: [revista.espiritolivre.org/…] Claro, mais sobre o projeto em linuxacessivel.org; sejam todos bem vindos para conhecer e sintam-se livres para divulgar e participar. ” [referência: linuxacessivel.org]