Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Curso Online: Hacking Ético


Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 05/09 a 22/09/2011, de 2a a 6a feira de 19h as 22h, acontecerá o curso Online Hacking Ético.O objetivo deste treinamento é ensinar técnicas e ferramentas que são usadas por hackers, crackers, auditores de segurança e profissionais em testes de invasão em redes. Dessa forma o aluno aprende de forma prática como aplicar o conhecimento adquirido para fortalecer a rede interna, realizando testes de intrusão e análise de vulnerabilidades de maneira ética e profissional.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

Linux rodando no iPad e iPhone 4 – será?


O iPhone 4 e o iPad 1 provavelmente não seriam a primeira escolha de arquitetura de alguém querendo rodar uma distribuição Linux, mas sempre pode haver alguém com uma necessidade específica – e a existência de sistemas alternativos pode ser um alento para os proprietários destes aparelhos quando seu fabricante deixar de atualizar o sistema operacional original deles para estas versões.
Até o momento não disponho de nenhuma confirmação ou evidência, mas há variadas declarações de que um port independente está avançando, e a tela acima mostraria as mensagens de inicialização do kernel em um iPad 1. Aguardarei informações posteriores e as compartilharei com vocês. (via br-mac.org)

TuxRadar compara e escolhe a melhor distribuição Linux de 2011


Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Quais são os quesitos que devem ser levados em conta para destacarmos um software dos seus similares? E quando esse software é o sistema operacional? O pessoal da TuxRadar, colocou na balança as seis distribuições Linux mais populares: Fedora, Mint, Arch, Ubuntu, Debian e OpenSUSE. Foram analisadas detalhadamente questões como facilidade de instalação, customização, performance, segurança e muito mais.Debian foi a vencedora!” [referência: debianmaniaco.blogspot.com]

Nem só de Ubuntu vive o Linux: 5 razões para dar uma chance ao Mandriva


Texto de Katherine Noyes na PC World/EUA, em tradução publicada no IDG Now. Trecho:
Nova versão da distribuição do Linux traz algumas ótimas novidades; sistema está mais amigável e flexível.
O Ubuntu, da Canonical, pode dominar as manchetes do mundo Linux, mas o fato é que ele continua sendo apenas uma entre várias distribuições populares de desktop do sistema aberto e de código aberto.
Há pouco tempo escrevi sobre o Linux Mint – que é atualmente o segundo competidor mais popular, de acordo com a DistroWatch – mas outro participante importante desse jogo é o Mandriva, que agora ocupa o 10º lugar na lista da DistroWatch, logo atrás do Puppy Linux.
Seguindo o lançamento de sua segunda e última versão beta em abril, um novo lançamento principal do Mandriva foi lançado agora no domingo, 28/8. Chamado de “Hydrogen” (hidrogênio), o Mandriva 2011 pode ser baixado no site do projeto.
Se você está buscando uma alternativa para o mundo restrito de Mac vs. Windows, seguem abaixo cinco razões que (…) (via idgnow.uol.com.br)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MPlayer2, fork do MPlayer, apresenta grandes avanços


Por estar parado no tempo e recusar propostas para inclusão de novidades, o MPlayer vem ficando mal visto na comunidade. Ele dispensa comentários de tão útil que é e por tudo o que permitiu fazer em tantos anos, mas não dá para ficar parado enquanto novas necessidades surgem.
Por isso um projeto paralelo foi declarado como fork há alguns tempo, nascendo aí o MPlayer2. Apesar do nome, é um fork, não é uma versão do original.
Mesmo sob muitas críticas o trabalho no MPlayer2 tem gerado resultados. Ele começa a suportar várias coisas que o MPlayer não suporta, sendo um bom candidato a substituir o projeto pai num futuro próximo.
Entre os recursos adicionados recentemente dá para destacar:
  • Melhor suporte a NVIDIA VDPAU
  • Melhor sistema de pausa
  • Melhor suporte ao formato Matroska
  • Multi-threading fácil de usar com o ffmpeg-mt por padrão
  • Suporte a buscas precisas no vídeo
  • Suporte a traduções baseadas no gettext
  • Sem dependência de alguns componentes internos do FFmpeg
  • Melhor gerenciamento de sincronização do áudio com o vídeo
  • Suporte a controle de volume OSS4
  • Suporte a reprodução de arquivos de áudio sem pausa entre eles
  • Melhor capacidade de resposta, o que pode ser traduzido na prática para um programa mais ágil, mais rápido
Os recursos são importantes e colocam o MPlayer2 um grande passo à frente do seu projeto "pai". O suporte a multithreading é configurado automaticamente, aproveitando bem o desempenho proporcionado por processadores de vários núcleos, desempenho este que no MPlayer original necessitava alguma configuração manual.
Algumas partes do MPlayer e suas dependências foram removidas por conter código considerado antigo ou ruim, em que os desenvolvedores pretendem trabalhar em soluções novas, mais atraentes. O MEncoder foi excluído, assim como a interface de usuário básica gmplayer. O foco para o futuro será lidar com implementações de terceiros, sem tanto investimento numa interface dedicada.
Algumas biblioteas embutidas foram removidas também, como FFmpeg, libmpeg2, vidix, tremor, libdvdnav, libdvdread and libdvdcss. Para algumas já há funções substitutas, mas outras precisarão aguardar um pouco mais.
O desenvolvimento ainda não está tão maduro, mas vai avançando. As compilações prontas são experimentais, podem não oferecer todos os recursos no momento. De qualquer forma, binários para Windows, Mac e Linux estão no site www.mplayer2.org.
Pelo jeito o fork está valendo o trabalho investido, apesar das críticas negativas recebidas no começo e pela aparente pequena quantidade de desenvolvedores. Muitos forks não são bem recebidos com a ideia de que novas pessoas passam a roubar o trabalho das outras... Mas em software livre não é bem assim. Se os desenvolvedores não querem implementar as sugestões, nada mais justo do que quem quiser que as implemente por conta própria. No final a seleção natural dirá quem prevalece.

"Agora, no Brasil, a cultura hacker terá o apoio do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação"


As razões do diálogo com os hackers

Por ALOIZIO MERCADANTE*

A capacidade criativa desses coletivos de desenvolvedores de tecnologia precisa ser incentivada, pois pode nos gerar inovações importantes

À medida que o acesso à internet se torna realidade em todas as camadas sociais, milhões de novos usuários desfrutam de suas facilidades e de seu potencial transformador. Ao mesmo tempo, aumenta a dependência da sociedade em relação à rede. Atualmente, mais de um terço das operações financeiras são feitas de modo virtual, e serviços essenciais de energia, de trânsito e de comunicações dependem cada vez mais dela. Esses setores podem sofrer ataques cibernéticos com consequências imprevisíveis, e também o Estado brasileiro precisa se precaver. Por isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Defesa estão trabalhando juntos para o desenvolvimento de tecnologias que permitirão prevenir, defender ou restabelecer serviços essenciais afetados por ataques dos chamados crackers.

Os crackers são criminosos, muitos dos quais nem mesmo sabem programar, sendo usuários avançados de softwares que não necessariamente desenvolveram. Já os hackers são decifradores, desenvolvedores de softwares e hardwares que permitem adaptação ou construção de novas funcionalidades. Em geral, são
jovens autodidatas e criadores de soluções inovadoras para a utilização de tecnologias da informação.

Quase todas as relações sociais existentes na sociedade existem na rede, inclusive os crimes. No entanto, não podemos iniciar um processo de cerceamento das liberdades na internet e de criminalização generalizada por episódios localizados, ainda que preocupantes, tampouco contribuir para simplificar o significado do movimento libertário e transformador que representa a comunidade hacker. Esse movimento começou nos anos 1960, influenciado pela contracultura. O sociólogo Manuel Castells, em seu livro "A Galáxia da Internet", deixou claro que a cultura hacker foi uma das formadoras da internet. A rede mundial de computadores não era o único modelo de rede digital. A França possuía a rede Minitel, completamente centralizada e fechada.
Já a internet tem sua inteligência distribuída, é completamente aberta, o que permite que hackers continuem criando soluções inovadoras, como as redes P2P, (do inglês "peer-to-peer"), sistema que permite o compartilhamento de informações conectando dois clientes e transformando o cliente em servidor e vice-versa. Isso a consolidou como uma rede sem centro, sem dono, cuja inteligência encontra-se nas máquinas dos usuários.
A experiência e a genialidade dos criadores de códigos não podem ser ignoradas. No início de julho, estive noFórum Internacional  Software Livre (fisl), em Porto Alegre. Temos jovens desenvolvendo ciência e tecnologia fora da academia e das grandes empresas, hackers éticos que querem mais transparência e participação na relação com o Estado. A capacidade criativa desses coletivos de desenvolvedores de tecnologia precisa ser reconhecida e incentivada, porque ela pode gerar inovações importantes para o nosso país. Felizmente, a ciência comunitária e as tecnologias livres avançam, contribuindo para derrubar ditaduras e o pensamento conservador e preconceituoso.
Agora, no Brasil, a cultura hacker terá o apoio do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação. Estamos desenvolvendo um conjunto de políticas públicas para que essa promissora comunidade possa contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a sociedade.

*ALOIZIO MERCADANTE, doutor em economia pela Unicamp, é ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto publicado na Folha de São Paulo em 11/08/2011

BNDES vai gastar com suite proprietário R$ 1.790.428,00, em favor aos EUA


BNDES vai gastar com suite proprietário R$ 1.790.428,00 (um milhão, setecentos e noventa mil, quatrocentos e vinte e oito reais).
O Banco Nacional de Desenvolvimento, BNDES, está preocupado no desenvolvimento dos Estados Unidos, que está quebrado.
http://www.oitopassos.com/wp-content/uploads/2011/03/Endere%C3%A7o-de-Ag%C3%AAncias-do-BNDES.jpg
BNDES acaba de licitar para aquisição de 2.851 (duas mil, oitocentos e cinquenta e uma) licenças perpétuas de uso da suite de escritório proprietário da Microsoft, o MS Office Professional Plus 2010, através de licenciamento por volume, sem contratação de Software Assurance, conforme especificações do EDITAL e de seus ANEXOS.
Um questionamento: Quantos desenvolvedores e empregos brasileiros no software LibreOffice podem ser contratados por um milhão, setecentos e noventa mil, quatrocento e vinte e oito reais, especialmente de um banco do governo federal?

Tem americano, indiano e chinês rindo a toa. Ou melhor os americanos estão quebrados.

* do site do BNDES:

Pregão Eletrônico 25/11

AVISO DE LICITAÇÃO

OBJETO: o Registro de Preços com vistas a eventual aquisição de até 2.851 (duas mil, oitocentos e cinquenta e uma) licenças perpétuas de uso do software Microsoft Office Professional Plus 2010, através de licenciamento por volume, sem contratação de Software Assurance,, conforme especificações do EDITAL e de seus ANEXOS.

EDITAL: Disponível a partir de 03/06/2011, no endereço: Av. República do Chile 100, Térreo, Protocolo, Centro, Rio de Janeiro - RJ e no portal Comprasnet.

ENTREGA DAS PROPOSTAS: A partir de 03/06/2011 às 10h no portal Comprasnet.

ABERTURA DAS PROPOSTAS: 16/06/2011 às 11h00min no portal Comprasnet.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2011. Pedro Ivo Peixoto da Silva. Gerente de Licitações - AA/DELIC/GLIC4.

AVISO DE JULGAMENTO DE RECURSO

OBJETO: o Registro de Preços com vistas a eventual aquisição de até 2.851 (duas mil, oitocentos e cinquenta e uma) licenças perpétuas de uso do software Microsoft Office Professional Plus 2010, através de licenciamento por volume, sem contratação de Software Assurance,, conforme especificações do EDITAL e de seus ANEXOS.
O BNDES comunica que, por decisão do Sr. Superintendente da Área de Administração, foi mantida a decisão atacada pelos recursos das Licitantes ALLEN RIO SERVIÇO E COMÉRCIO DE PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA e LORENA BSB COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO e SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA – EPP, ratificando a decisão do Pregoeiro que declarou vencedora do certame  a Licitante FÁTIMA HONORATO AGUIAR-ME.
A íntegra da decisão está à disposição dos interessados no Portal do BNDES na Internet (www.bndes.gov.br). 
Rio de Janeiro,  08/07/2011. Pedro Ivo Peixoto da Silva - Gerente - AA/DELIC/GLIC4.

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO

OBJETO: o Registro de Preços com vistas a eventual aquisição de até 2.851 (duas mil, oitocentos e cinquenta e uma) licenças perpétuas de uso do software Microsoft Office Professional Plus 2010, através de licenciamento por volume, sem contratação de Software Assurance, conforme especificações do EDITAL e de seus ANEXOS.

O BNDES comunica aos Licitantes que o certame em referência, com Aviso de Licitação publicado no DOU do dia 03/06/2011, seção 3, página 109, foi homologado pela Diretoria, em 19/07/2011, através da Decisão da Diretoria nº679/2011 tendo sido adjudicado seu objeto ao Licitante FÁTIMA HONORATO AGUIAR – ME, pelo valor global anual de até R$ 1.790.428,00 (um milhão, setecentos e noventa mil, quatrocentos e vinte e oito reais)

Rio de Janeiro, 20 de julho de 2011. Pedro Ivo Peixoto - Gerente da Gerência de Licitações 4 do DELIC/AA.
* Fonte: BNDES