Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Liberte o seu Motorola Atrix neste Natal


Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):
“Conforme o prometido, disponibilizo neste artigo como transformar o seu Atrix com o Lapdock no perfeito desktop. Com Gimp, Editor de texto, Planilha de cálculo e outros. Acredito que com o lançamento do modelo RAZR da Motorola, talvez o modelo Atrix apresente um preço mais acessível.
Ressalto que danos causado ao equipamento devido à utilização deste texto, não é de responsabilidade do autor. Sendo assim, o proprietário do aparelho deve estar ciente de todos os riscos antes de proceder.” [referência: vivaolinux.com.br]

KumoSync – Sincronize documento do Google Docs com o PC

Cada vez mais tendemos a usar os serviços que a Internet nos oferece, relegando para segundo plano serviços idênticos que temos no nosso computador. Temos deixado de usar os processadores de texto e outras ferramentas de produtividade instalados nos nossos computadores para passar a usar os serviços que a Google disponibiliza na sua suite Docs. [...]

DeveDe – Criar vídeo DVDs/CDs no Linux e no Windows

No feriado de 8 de Dezembro, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, decidi mais uns colegas fazer uns trilhos de BTT. As voltas servem sempre para apreciar as fantásticas paisagens oferecidas pela natureza, tirar umas fotografias e fazer uns vídeos. Durante o passeio alguém me questionava sobre uma boa aplicação para Linux para [...]

Um simples SMS bloqueia o Windows Phone 7

O Windows Phone 7 é a mais recente proposta da Microsoft para o mercado de sistemas operativos móveis. Depois do lançamento da sua primeira versão, foi disponibilizada a versão 7.5, a mango. A aceitação dos utilizadores a este sistema operativo tem sido muito positiva, muito por culpa da interface Metro. Como acontece com quase todos [...]

Como montar serviço BOX como disco de rede

Por António Pinto para o PPLWARE.COM Á semelhante ao Dropbox, o BOX.com é um serviço de dados na Cloud. Genericamente o utilizador pode usufruir de 5GB gratuitos de espaço (contra os 2gb que a Dropbox disponibiliza) e podem ainda obter acesso a uma das várias promoções em vigor para iPhone e Android que vos dará [...]

Android – GetJar oferece gratuitamente dezenas de Apps pagas

… com valores que vão desde $0.92 a $9.99. Um dos pontos cruciais dos sistemas operativos móveis reside nas aplicações disponíveis. A oferta de aplicações gratuitas é enorme mas, por vezes, quando os requisitos “apertam”, é necessário partir para opções pagas… e é aí que entram algumas ofertas que vão surgindo! Recentemente, como consequência da [...]

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Interface gráfica em scripts shell: Júlio Neves apresenta o yad


por Júlio Neves
[Veja também: Bombando o shell: o novo livro de Júlio Neves]
Mermão, se você gosta de usar a interface a caractere, lhe aconselho a instalar o yad (Yet Another Dialog) com urgência. O yad é um fork do zenity, só que muuuuuito mais incrementado. Para termos uma pequena ideia, pois este artigo é só um ensaio, nele você pode:
  • Inserir imagens nos diálogos;
  • Criar formulários com alto grau de complexidade;
  • Criar quantos botões quiser e customizá-los quanto aos nome e aos códigos de retorno quando clicados;
  • Criar diálogos drag’n drop;
  • Criar diálogos com ícones de atalho
  • Criar diálogos com barras de progresso múltiplas (muito legal para instalação. Uma serviria para o progresso de cada arquivo e outra para o progresso geral);
E muito mais…
Vamos logo aos exemplos para acabar com a encheção de saco:
Saida=$(yad --form --image BrLinux.jpeg --image-on-top            \
    --title "BR-Linux"                                            \
    --text "Demo do YAD para o BR-Linux" \
    --field Nome 'Juliana'                                        \
    --field Nascimento:DT 01/01/2000                              \
    --field "Há quanto tempo usa Linux:NUM" '1!0..20!1'    \
    --field "Sites preferidos:CB"                                 \
        'BR-Linux!Dicas-l!Viva o Linux!Outros'                    \
    --field "Vou passar a usar o yad:CHK" TRUE                    \
    --field "Vou continuar usando zenity:CHK")
Clicando nas caixas deste formulário, você verá que:
  • No campo Nascimento, a opção :DT abriria um calendário com a data 01/01/2000 previamente selecionada;
  • No campo Há quanto tempo usa Linux, aumentaria ou diminuiria os números pois a opção :NUM define uma SpinBox, da qual se informa: Valor Inicial!ValorMínimo..ValorMáximo!Incremento;
  • No campo Sites Preferidos, a opção :CB gera uma ComboBox com os valores especificados como Valor1!Valor2!…!Valorn.
Repare que o código é autoexplicativo e extremamente simples e veja ainda que o yad aceita todas as facilidades de formatação oferecidas pelo GTK. Nesse exemplo usei as tags b e big da linguagem Pango Markup do GTK. Poderia ter trocado também cores do texto, fazer sub ou super escrito, itálico, …
Deixando os campos com seus valores default, as linhas a seguir mostram o conteúdo da variável $Saida e uma forma rápida de separar os campos em variáveis.
$ echo $Saida
Juliana|01/01/2000|1,000000|BR-Linux|TRUE|FALSE| 
O separador é a barra vertical (|), então vamos trocar $IFS para fazer uma leitura rápida. Note que dessa forma $IFS será alterado somente para executar o read, voltando ao seu valor default após a instrução.
$ IFS='|' read Nome Nascimento HaQtoTempo Sites Yad Zenity <<< "$Saida"
$ echo $Nome ^ $Nascimento ^ $HaQtoTempo ^ $Sites ^ $Yad ^ $Zenity
Juliana ^ 01/01/2000 ^ 1,000000 ^ BR-Linux ^ TRUE ^ FALSE
Como você pode ver, em Shell é tudo muito complicado. Em uma linha monto um formulário (sim, foi em uma linha, pois a contrabarra (\) foi usada para poder quebrar a linha e facilitar o entendimento) e em outra linha (a do read) passei todos os valores lidos para as respectivas variáveis. Ou seja, tudo foi feito em duas linhas somente.
Também podemos customizar botões, veja:
$ yad --width 300 --entry --title "System Logout" \
    --image=gnome-shutdown                        \
    --button="_Switch User:2"                     \
    --button="gtk-ok:0" --button="gtk-close:1"    \
    --text "Choose action:"                       \
    --entry-text                                  \
    "Power Off" "Reboot" "Suspend" "Logout"
Duas coisas a destacar neste exemplo:
  • A opção --entry-text gerou uma ComboBox com os valores passados;
  • Podemos especificar não só os botões, como também os seus códigos de retorno ($?) para serem analisados por um comando case que viria logo a seguir.
Então pessoal, tem muito mais coisas para contar acerca do yad, porém temos uma limitação de espaço e por isso temos de ficar por aqui.
Para de ler este artigo e saia correndo para instalar o yad e colocar uma cara bonita nos seus scripts. Na vida real, não adianta nada ter um corpinho lindo, se a cara é feia... ;)
Se você já instalou o yad e deseja ver uma coisa inusitada, execute a linha a seguir e clique em qualquer ícone:
$ yad --icons --read-dir=/usr/share/applications \
    --width 670 --height 400 --no-buttons
SuShellso!! ;)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lançado Chrome 16, com suporte a perfis para diferentes usuários


Nesta semana foi lançado o Google Chrome 16. Se o seu ainda não foi atualizado, basta ir em Ferramentas > Sobre...
Desconsiderando atualizações de segurança e melhorias diversas no WebKit, algo que é constante, o Chrome 16 tem praticamente um único diferencial: o suporte a perfis.
Com uma conta Google é possível sincronizar praticamente tudo do navegador, incluindo histórico, favoritos, sites mais acessados, aplicativos do Chrome e extensões, etc. O recurso tem duas grandes vantagens:
  • Ele permite que o "seu" Chrome esteja sempre do mesmo jeito, independente do computador que estiver usando. Seja no PC de casa, trabalho, notebook, ou mesmo num novo computador, o Chrome estará como você deixou. Isso é muito prático, já que evita ter que ficar reinstalando extensões e aplicativos.
    Só comentando, a capacidade de restauração é um dos focos do Chrome OS, que também é aplicável nas versões tradicionais do Chrome: os dados ficam na nuvem e seu PC se torna apenas um meio de acessá-los. Se perder, quebrar o computador ou tiver qualquer problema, basta fazer login com a conta Google num novo que tudo estará lá.
  • Quem compartilha o computador com amigos ou familiares também sai ganhando, já que cada um pode usar um perfil. Assim os dados do histórico, favoritos, extensões e etc não se misturam.
Normalmente os sistemas operacionais já têm suporte a contas de usuários faz tempo, mas nem todo mundo usa isso em casa. Em algumas situações pode ser desejável ter mais de um perfil para a mesma pessoa no navegador, por exemplo, um pessoal e um profissional; ou um geral e um de desenvolvimento, etc.
O recurso "Fazer login em Chrome" (disponível no menu) apareceu no beta do Chrome 16, há algumas semanas. Agora na versão estável, tende a ter mais visibilidade e finalmente ser utilizado.
Vale destacar que ele não tem como objetivo proteger os dados contra tentativas de roubo ou acesso local. Para proteção e privacidade seria melhor contar com o recurso de contas de usuário do seu sistema, algo nativo e mais seguro disponível tanto no Windows como no Linux e no Mac. Muita gente não gosta porque acaba criando divisões nas configurações dos programas, algo que pode ser indesejável num ambiente doméstico.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

JaxtrSMS – SMS’s para qualquer número no mundo


A comunicação entre telefones pode tomar as mais diferentes formas. Quer seja por voz ou por SMS, todas estas comunicações têm um custo, que temos de ser nós os utilizadores a suportar.
Existem vários serviços na Internet que possibilitam o envio de SMS’s, mas por norma ou são pagos ou associam um número próprio para fazer a entrega. O JaxtrSMS é um novo serviço/aplicação que permite o envio de SMS’s grátis, mas mantendo o vosso número associado e sem qualquer limite ou restrição no local de entrega.


Este novo serviço, criado por um dos fundados do Yahoo, permite que enviem SMS’s de qualquer telefone e para qualquer destino. Está disponível para um muito vasto número de dispositivos e de sistemas operativos.
O JaxtrSMS consegue enviar e receber SMS pela rede GSM/3G ou pelas ligações sem fios, o que o torna perfeito para ter em qualquer equipamento. Uma particularidade do JaxtrSMS é que não obriga a que o destinatário o tenha de ter instalado para que as mensagens sejam entregues.
Para poderem usar o JaxtrSMS devem registar o vosso número no serviço. Este registo é feito na primeira utilização da ferramenta e requer apenas que indiquem o vosso nome, país de origem e o vosso número de telefone.
Os contactos que têm no vosso equipamento conseguem ser acedidos facilmente pelo JaxtrSMS e assim não têm qualquer problema em escolher o número de destino da vossa mensagem.
Caso o equipamento de destino tenha o JaxtrSMS instalado, os SMS’s são tratados por este e aparecem na forma de conversação. Caso não tenha, será entregue na caixa normal dos SMS’s.
A utilização do JaxtrSMS é idêntica à maioria das que estão disponíveis nos telefones para a gestão dos SMS’s. Podem na sua interface escrever novas mensagens ou eliminar algumas das que têm recebido.
Para o usarem, basta definirem que pretendem enviar uma nova mensagem, definam o destinatário e a vossa mensagem. Dos testes que realizamos, o JaxtrSMS foi extremamente rápido a entregar as mensagens enviadas.
Está ainda disponível no JaxtrSMS uma barra com links para as redes sociais, onde podem partilhar com todos o JaxtrSMS.
Esta é uma excelente opção para o envio de SMS’s gratuitos e com o número de origem associado ao vosso. O destinatário da mensagem nem vai saber que a enviaram pelo JaxtrSMS.
A lista de SO’s suportados é vasta e de certeza que o vosso equipamento está coberto. Vejam abaixo todas as plataformas em que o JaxtrSMS é suportado.
Licença: Freeware
Download: JaxtrSMS Android
Download: JaxtrSMS iOS
Download: JaxtrSMS BlackBerry
Download: JaxtrSMS Java
Download: JaxtrSMS Symbian
Download: JaxtrSMS Nokia
Homepage: JaxtrSMS

Google Maps estende-se ao interior de edifícios…


… permitindo visualizar mapas de múltiplos andares, no Android.
A qualidade do Google Maps é única. Além de permitir visualizar os mapas do mundo inteiro em várias camadas (satélite, terreno e vectorial) tem um vasto conjunto de serviços associados como locais (Google Places), direcções (Navigation), o Latitude que permite encontrar amigos próximos e o “Dar entrada”, parecido com umcheck-in no Foursquare, tudo a custo zero.
A qualidade deste serviço não pára de evoluir e desta vez acaba de ser implementada a possibilidade de visualizar mapas indoor… isso mesmo, a própria planta de um edifício, obviamente apropriado para grandes edifícios.
O conceito é bastante interessante e pode ser útil em inúmeras situações. A orientação em grandes edifícios como aeroportos, estádios e grandes superfícies comerciais pode ser bastante difícil para quando ainda não são conhecidos. Mesmo com as normais placas de orientação e plantas (algumas interactivas) no seu interior, tudo fica mais fácil quando um mapa se encontra na palma da mão!
Esta funcionalidade encontra-se disponível apenas no Android para versões superiores à 2.2 Froyo, nomeadamente na nova versão 6.0 do Maps disponibilizada no passado dia 29. As novidades nesta nova versão não se ficam por aqui e todas as outras estão disponíveis para equipamentos que apenas tenham a versão 2.1 do Android.
A lista completa de alterações é:
  • Mapas do interior de aeroportos e lojas de retalho seleccionados. Saiba mais em g.co/indoormaps
  • Menu adicionado à barra de ferramentas superior para alternar facilmente entre funcionalidades comuns.
  • Ecrã inicial do Google Places actualizado, agora com pesquisas populares com base na sua localização.
  • Opção para desactivar obscurecimento automático do ecrã para Navegação.
 
Para já o serviço de mapas no interior dos edifícios está disponível apenas nos E.U.A e Japão em edifícios seleccionados (aeroportos, espaços comerciais e estações de comboio), listados aqui.
Existe ainda a possibilidade de submeter uma planta de um edifício, de apenas um andar. Esta funcionalidade está disponível, para já, só nos E.U.A. e pode ser feito com recurso a este guia.
Como já referido acima nas alterações efectuadas, o Google Places (Locais) foi redesenhado e assemelha-se agora mais ao estilo do novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
 
Acrescento ainda que estão disponíveis funcionalidade adicionais, acessíveis a partir de Menu > Definições > Google Labs, que permitem melhorar a experiência de utilização desta aplicação.
Sugiro que experimente a excelente página interactiva de apresentação do Google Maps, acessível a partirdesta ligação.