Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brasileiro cria mapa colaborativo que mostra onde 3G não funciona

Brasileiro cria mapa colaborativo que mostra onde 3G não funciona: O designer de interações Daniel Souza desenvolveu um mapa colaborativo para que as pessoas ajudem a mostrar quais são os piores locais com sinal 3G no Brasil e as operadoras que prestam o pior serviço de internet móvel.O mapa mostra os pontos com mais reclamações e as cores respectivas a cada operadora. Além disso, é possível ver os relatos mais detalhados de usuários criticando o sinal ruim do 3G...

Livros gratuitos sobre Python e outros

Livros gratuitos sobre Python e outros:
Livros em Inglês



A editora Green Tea Press, que publica títulos como How to Think Like a Computer Scientist e The Little

Book of Semaphores, disponibiliza todos os seus livros sob licença livre.



Estes livros estão disponíveis em vários formatos eletrônicos, e alguns também podem ser compr...

Street View – Agora também disponível debaixo de água

Street View – Agora também disponível debaixo de água: O serviço de mapas da Google é uma das suas melhores ferramentas. Permite que tenhamos acesso gratuito a todo o planeta, quer seja em mapas ou em fotografias aérea. Adicionaram algumas funções adicionais a este serviço, tais como o serviço de transito em directo ou a o Street View para o tornar ainda melhor. Foi [...]

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pesquisadores alertam Oracle para mais uma falha grave no Java 5, 6 e 7

Pesquisadores alertam Oracle para mais uma falha grave no Java 5, 6 e 7:
Leia também: Chegou a hora de desativar seu plugin Java?
Via g1.globo.com:
O especialista em segurança Adam Gowdiak, da Security Explorations, publicou na lista de discussão “Full-Disclosure” que a Oracle foi alertada para mais uma falha grave no Java Runtime Environment (JRE), o software responsável pela execução de aplicativos programados na linguagem de mesmo nome. O problema permite que um applet Java “escape” das restrições impostas pelo plug-in do navegador web, permitindo que a mera visita a uma página instale vírus no sistema.
Gowdiak é o mesmo pesquisador que disse ter comunicado a Oracle em abril sobre uma falha no Java que foi explorada por hackers em agosto. Ele já havia alertado que, apesar da correção de emergência lançada pela Oracle, o Java ainda estava vulnerável.
A vulnerabilidade foi confirmada e explorada com sucesso nas versões 5, 6 e 7 do Java. Nos navegadores web, o problema foi testado no Firefox, Chrome, Internet Explorer, Opera e Safari – todos os ataques tiveram sucesso.



VSDC Free Video Converter, não é apenas mais um conversor

VSDC Free Video Converter, não é apenas mais um conversor: Hoje em dia existem ferramentas para tudo e mais alguma coisa! A variedade é tanta que começamos a perder a noção entre as boas e más ferramentas, ou pelo menos no meu caso noto que se torna difícil a cada ano que passa diferenciar o «trigo do joio», mas às vezes ainda consigo ser surpreendido [...]

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Veja fotos do telefone usado para desenvolver o Mozilla OS

Veja fotos do telefone usado para desenvolver o Mozilla OS:
O sistema operacional da Mozilla para celulares continua avançando, com previsão de lançamento dos primeiros aparelhos (aqui no Brasil) no início de 2013 – e algumas imagens do aparelho que os desenvolvedores usam como base para o desenvolvimento foram disponibilizadas ao público.
O aparelho não tem marca visível (lembra modelos da ZTE, parceira de hardware do projeto), mas tem processador de 1,5GHz, câmera de 5 megapixels e tela de 480×800, além de outros detalhes e fotos que você vê no link a seguir. (via geek.com – “Meet the Mozilla OS Developer Phone – Cell Phones & Mobile Device Technology News & Updates | Geek.com”)



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Wise Registry Cleaner, estabilidade e rapidez no Windows

Wise Registry Cleaner, estabilidade e rapidez no Windows: Manter o computador a funcionar de forma perfeita não é tarefa fácil, excepto se considerarmos utilizar as ferramentas correctas. Aqui surge a questão: qual ou quais as Ora uma dessas aplicações que nos pode ajudar a manter o controlo e, acima de tudo, uma performance como se tratasse do primeiro dia de funcionamento do PC [...]

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cursos online gratuitos - Centro de Treinamento Dell


Centro de Treinamento Dell



Essa é uma ótima oportunidade: Cursos on-line, com módulos rápidos e qualidade Dell.
Com módulos que levam em torno de 20 a 30 minutos, você pode aprender mais sobre computação em nuvem, virtualização, gerenciamento de sistemas e vários outros assuntos. E a parte que mais chama atenção: “Di grátis!”

Acesse o Centro de Treinamento de Soluções da Dell e aproveite!

SimLand — SimCity revival em HTML5


SimLand — SimCity revival em HTML5

Não dormi bem nos últimos 15 dias implementado (durante as madrugadas) o meu jogo para o concursojs13kGames. Como passei o fim da década de 90 jogando SimCity, naturalmente fui influenciado a recria-lo em puro HTML+CSS+Js.
SimLand
Jogue agora! Visite a página do SimLand e clique em "play the game".
(Você poderia clicar no "Like" também, se gostar)
Naturalmente todo o código fonte está disponível. :-)
Eu escrevi uma ajuda em inglês, mas segue aí a tradução:
Os menus estão no topo. A esquerda o menu de construção e a direita os controles. Preste atenção ao relatório de infelicidade!

Construindo

Tudo serviço público tem um custo de manutenção, ou seja, você não gasta apenas na construção, mas continua pagando para sempre. Ao menos o custo é mínimo.
Uma casa, uma fábrica, ou qualquer construção privada só será construída se houver demanda e mão de obra. Então, se você quiser mais fábricas ou shoppings, crie mais áreas residenciais e deixe a população crescer.
E mais: um dia alguma construção vai ruir. Esteja avisado.

A poluição pode te matar

Preste atenção! A poluição aparece de repente com o crescimento da cidade. Árvores salvam a cidade e o seu trabalho.

Roubando

Você pode executar métodos e modificar atributos do jogo acessando o objeto land pelo console javascript. Tente abri-lo com F12 (ou algum item do menu do navegador) e então execute:
 land.money = 1000000 
(o status só será atualizado na próxima passagem de mês)
Divirta-se!

Quatro extensões do Chrome para simplificar a web


Quatro extensões do Chrome para simplificar a web

Aprenda a eliminar distrações de seu sites favoritos, e de toda a web, e focar apenas no conteúdo que lhe interessa.

Facilite o compartilhamento via Dropbox de documentos entre o PC e iPad

Facilite o compartilhamento via Dropbox de documentos entre o PC e iPad

Por incrível que pareça, abandonar o iWork e buscar um pacote office com melhor integração com o popular serviço de armazenamento online é a melhor solução. Entenda o motivo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

[Latinoware 2012] Conheça o computador de 25 dólares

[Latinoware 2012] Conheça o computador de 25 dólares:

Foi o tempo em que ter um computador era algo apenas da elite. Na Latinoware 2012, o palestrante Claudimir Zavalik (à direita) irá mostrar aos participantes detalhes do projeto Raspberry Pi, um computador de placa única comercializado a partir de 25 dólares. Um dos diferenciais do produto é a ausência de um disco rígido, com o armazenamento de dados e do sistema operacional (Debian, Fedora ou Arch Linux) sendo realizado através de cartões SD.
De acordo com Zavalik, o projeto surgiu na Universidade de Cambridge – no Reino Unido – da necessidade de se criar uma plataforma de hardware de baixo custo para aplicações educacionais. “As primeiras 100 unidades foram produzidas em dezembro de 2011. Em janeiro de 2012, a fundação abriu a venda de 10 mil unidades que foram produzidas na China e vendidas em apenas 15 minutos”, conta.

Ao lado de Ankesh Sharma (à direita), Claudimir irá apresentar os recursos e exemplos do Raspberry Pi com o Linux. De acordo com o palestrante, o modelo está sendo comercializado, porém devido a imensa procura os pedidos estão demorando bastante para serem entregues. Ficou curioso com os detalhes do modelo? Veja a configuração completa:
• Broadcom BCM2835 700MHz ARM1176JZFS processor with FPU and Videocore 4 GPU

• GPU provides Open GL ES 2.0, hardware-accelerated OpenVG, and 1080p30 H.264 high-profile decode

• GPU is capable of 1Gpixel/s, 1.5Gtexel/s or 24GFLOPs with texture filtering and DMA infrastructure

• 256MB RAM

• Boots from SD card, running a version of the Linux operating system

• 10/100 BaseT Ethernet socket

• HDMI socket

• USB 2.0 socket

• RCA video socket

• SD card socket

• Powered from microUSB socket

• 3.5mm audio out jack

• Size: 85.6 x 53.98 x 17mm
Fonte: http://2012.latinoware.org/?p=1262

Battery Doctor – Sabe carregar bem a bateria do Android?

Battery Doctor – Sabe carregar bem a bateria do Android?: Os smartphones vieram substituir os telemóveis! Além da possibilidade de receber/efectuar chamadas, disponibilizam muitas outras funcionalidades que simplificam o dia a dia de cada utilizador. No entanto, há (havia) telemóveis que conseguem superar qualquer smartphone no que se refere à bateria. Apesar de nos últimos tempos terem acontecido algumas evoluções no segmento das baterias, continua [...]

Google adiciona opção antirrastreamento ao Chrome

Google adiciona opção antirrastreamento ao Chrome: A próxima versão estável do Google Chrome virá com suporte ao recurso Do Not Track, que dá ao internauta a opção de não ser rastreado enquanto navega pela rede. Na última versão para desenvolvedores, o DNT já está presente.O porta-voz do Google Rob Shilkin disse ao AllThingsD que a adoção vem em resposta a um compromisso firmado com a Casa Branca no começo do ano. De fato, o governo Obama fez um a...

LibreOffice 3.6.1 Portable


Colaboração: Eliane Domingos de Sousa
PortableApps.com e a Document Foundation orgulhosamente anunciam o lançamento  do LibreOffice Portable 3.6.1. O LibreOffice Portable é uma versão completa do LibreOffice incluindo processador de texto, planilha, editor de apresentação, editor de desenhos e banco de dados reunido como uma aplicação portátil. Carregue no seu bolso a melhor Suíte de Escritório Livre!!! Você não paga nada por isso!!!

Melhorando a qualidade de renderização de fontes no Fedora

Melhorando a qualidade de renderização de fontes no Fedora: Uma dica simples e rápida para melhorar brutalmente a qualidade de renderização
de fontes no Fedora:

```

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MK802: MiniPC transforma sua TV em um tabletão com Android

MK802: MiniPC transforma sua TV em um tabletão com Android:
Aparelho promete deixar sua TV mais esperta com acesso à Internet, YouTube e Netflix. Mas está longe de ser “plug and play”.
por Rafael Rigues
Cada vez mais ouvimos falar em Smart TVs, aparelhos de TV que também permitem a navegação na web, acesso a serviços de streaming de vídeo como o Netflix ou Crackle e até a execução de “apps” para acompanhar notícias, a previsão do tempo ou os resultados do Campeonato Brasileiro.
Há várias formas de transformar uma TV comum em uma Smart TV, seja com um PC rodando o XBMC ou usando um Media Center dedicado como a Boxee Box ou o WD TV Live Plus. Mas uma das mais baratas é usando um aparelhinho produzido na China que surgiu na internet há cerca de de quatro meses.
É o “Mini PC for Android 4.0”, também chamado de MK802 ou AK802. Pequeno e barato (cerca de US$ 70 em sites como o DealExtreme), ele lembra um pendrive e é plugado diretamente a uma porta HDMI em sua TV. Com isso ela passa a rodar o Android 4.0, com acesso a todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo aí serviços de vídeo como o Netflix e YouTube. Sem falar em jogos, apps para notícias e previsão do tempo e muito mais.
Peraí, barato e versátil… cadê o gato? Bom, o bichano está no fato de que, embora ele cumpra o básico que se espera de uma Smart TV, não é exatamente uma solução “plug and play”. E pode desapontar quem espera um pouco mais no quesito desempenho.

Hardware

O MiniPC vem em uma pequena caixa verde com o mascote do Android na tampa. Além do aparelho ela também inclui um manual (em inglês e chinês), cabo HDMI, cabo USB Mini / USB, um conversor de porta USB Mini para USB e uma fonte de alimentação.
Ele é muito pequeno: mede 8.8 cm x 3.5 cm, com 1.2 cm de espessura e peso de apenas 28 gramas. Não muito maior que um modem 3G, por exemplo. É baseado em um processador ARM single-core, o AllWinner A10 de 1.5 GHz, acompanhado por uma GPU Mali-400, também usada em aparelhos como o Samsung Galaxy S II. A quantidade de RAM varia de acordo com o modelo e a loja: o que comprei tem 1 GB de RAM, mas ainda é possível encontrar modelos com 512 MB por alguns dólares a menos.
O armazenamento interno é de 4 GB, expansível com cartões microSD. Também há uma interface Wi-Fi (802.11 b/g/n), e duas portas USB: uma de tamanho normal e uma porta OTG (“USB On-The-Go”) com conector USB Mini, que pode ser convertida em uma porta USB comum com o adaptador incluso. Um conector mini-HDMI completa o hardware.
Mas esta é a ficha técnica oficial. Como muitos produtos Made in China, existem alguns “detalhes” aos quais é preciso ficar atento. O primeiro, e mais importante, é o processador: vários utilitários Android realmente identificam um clock máximo de 1.5 GHz, mas na prática ele nunca passa de dois terços disso: 936 MHz é o clock máximo real, mesmo com o sistema rodando a “toda carga”.
Na internet é possível encontrar relatos de tentativas de overclock, nas quais foi descoberto que o clock máximo com um sistema estável é de 1.2 GHz. A teoria é que a fabricante do MK802 reduziu o clock do processador para manter a temperatura sob controle: não há um dissipador sobre o chip, e num aparelho tão pequeno não há espaço para ventoinhas para remover o calor. De fato, depois de 10 minutos rodando vídeo em Full HD a parte de baixo do MiniPC chegou a 50 graus.
Quanto à GPU, outro detalhe: há versões da Mali 400 com 1, 2 ou 4 “núcleos”. O modelo de 4 núcleos (chamado “Mali-400 MP4”) é usado em aparelhos como o Galaxy S II. Mas o MK802 parece usar a versão de um núcleo, com desempenho gráfico bem menor. Ao menos essa é a impressão após tentar rodar jogos com gráficos mais sofisticados, como “Asphalt 7”: ele roda, mas com um frame rate bastante baixo. Ou isso, ou o processador pesa mais do que o esperado no desempenho.
E quanto aos 4 GB de Flash, só 1.7 GB estão disponíveis para o usuário (como “SD Interno” em /mnt/sdcard). 1 GB são reservados para a instalação de aplicativos, e os outros 1.3 GB são reservados para cache do sistema e uma partição de recuperação. Na hora de comprar um MiniPC, coloque na cesta também um cartão microSD.
Uma coisa você não vai encontrar no MiniPC: um botão liga-desliga. Ele se liga sozinho quando plugado à fonte de alimentação, e o único jeito de desligá-lo é “puxando a tomada” (alguém lembra do CCE MC-1000?). Se você pretende usá-lo em uma TV que tem uma porta USB, pode dispensar a fonte: ligue o MiniPC à porta USB da TV usando o cabo USB Mini / USB incluso na caixa. Assim a TV alimenta o MiniPC, e ele será automaticamente ligado ou desligado junto com ela.
Mas há uma desvantagem nesse método: você perde uma porta USB. E se os periféricos plugados à porta restante consumirem mais energia do que sua TV pode fornecer, o MiniPC pode entrar em um ciclo de reboot. Nesse caso alimente os periféricos com uma fonte externa, ou o MiniPC com a fonte inclusa na embalagem.
Para controlar o MiniPC é necessário ao menos um mouse, recomenda-se um modelo sem fios. Testei tanto um kit de mouse e teclado sem fio da Lenovo quando um Logitech diNovo Mini sem problemas. O MiniPC não é diretamente compatível com teclados e mouses Bluetooth (a não ser aqueles que usem um receptor USB), nem com controles remotos que funcionam via infravermelho.
Você também vai precisar de uma TV ou monitor com entrada HDMI, já que este é o único tipo de saída de vídeo disponível no MiniPC. Via software é possível controlar a resolução da imagem, de 480p a Full HD (1080p, 60 FPS), com várias resoluções intermediárias.
Em teoria é possível ligar o aparelho a uma TV ou monitor sem entrada HDMI usando um conversor Mini HDMI para DVI ou VGA, mas nesse caso você teria um MiniPC “mudo”, já que a única forma de saída de áudio também é via HDMI. Não há um alto-falante integrado nem conector de áudio separado.

Software

O sistema operacional do MiniPC é o Android 4.0.4, e na tela da TV a interface é a mesma de um tablet Android. Há cerca de meia-dúzia de aplicativos pré-instalados, de um cliente do Facebook a aplicativos para redes sociais e serviços de vídeo e mensagens instantâneas chineses. A boa notícia: praticamente todos eles, com exceção do gerenciador de arquivos e do Media Player “Super HD Player”, podem ser desinstalados normalmente.
Recomendo desinstalar também o aplicativo do YouTube, que é uma versão antiga para smartphones e não aproveita todo o espaço na tela da TV. Depois basta ir ao Google Play e instalar uma versão mais recente.
O único problema relativo ao software que encontrei foi que alguns aplicativos (na maioria jogos grandes) reclamam que “não podem ser instalados no cartão SD ou armazenamento USB” mesmo com espaço de sobra disponível tanto na memória interna quanto em um cartão microSD, já contando o necessário para o aplicativo e o download adicional. Não encontrei uma solução para isso.
Além do firmware oficial há uma boa variedade de hacks, mods e ports de software para o MiniPC. De versões modificadas da ROM original, sem software supérfluo e com ajustes de desempenho e usabilidade como a Uberoid, até ports de ROMs Android populares como a CyanogenMOD 9 (ainda em Beta) e versões de distribuições Linux como o Ubuntu, que dá boot e roda a partir de um cartão microSD.
Infelizmente elas tem problemas próprios: com o CyanogenMOD realmente o sistema fica mais “esperto”, respondendo mais rapidamente aos comandos, mas o desempenho dos emuladores deixou muito a desejar (a imagem sofre com um “jitter” considerável). E o Ubuntu, embora rode bem, não tem aceleração via hardware nos gráficos 3D, o que prejudica o uso em jogos, e na reprodução de vídeo, especialmente em vídeos em HD ou em Flash.
Todos os testes neste review foram feitos com o MiniPC rodando a versão Rev. 002 do firmware oficial.

Desempenho

O MiniPC promete transformar uma TV comum em uma “SmartTV”. Considerando que os principais recursos de uma Smart TV são streaming de áudio e vídeo, acesso a serviços como notícias e previsão do tempo e talvez jogos simples, ele cumpre a promessa. Mas se você espera algo mais, vai se desapontar.
Vamos começar pela parte multimídia: não tive problemas pra tocar vídeo em alta-definição via YouTube ou Netflix, nem pra ouvir rádio pela internet usando aplicativos como o TuneIn Radio. Na verdade há um detalhe no Netflix: vídeo toca sem problemas, mas a interface reage muito lentamente aos comandos com o mouse ou teclado. É necessário ter paciência.
Para previsão do tempo usei o Beautiful Widgets, que funciona sem problemas. Para notícias o ideal seria o Flipboard, mas infelizmente o Google Play diz que ele não é compatível com o aparelho. Um jeito de contornar isso é fazer sideloading: instale o Flipboard em um smartphone Android, extraia o .APK usando um aplicativo como o AirDroid e instale esse APK no MK802. O mesmo procedimento é necessário para instalar o TuneIn Radio.
Quanto aos jogos simples, o MiniPC vem com Angry Brids Space pré-instalado, e ele funciona bem. Outros jogos casuais, como Cut the Rope: Experiments também rodam. Ele também é uma boa plataforma para quem quer rodar emuladores e jogos de consoles antigos, como Gameboy Advance (GBA.EMU), SNES (Snes9x EX), NES (NES.EMU) e outros, além de máquinas de arcade (via MAME4droid).
Os emuladores têm suporte a joystick (usei um clone USB de um joystick de PlayStation 2) e o desempenho é bom. Só tive problemas com o emulador de Megadrive (MD.EMU), que tem um framerate muito inconsistente, o que prejudica jogos rápidos como Sonic. Algo curioso, já que outros emuladores do mesmo autor (GBA.EMU, Snes9x EX) rodam bem, e não tive problemas ao rodar jogos de arcade “pesados” como Blazing Stars e Metal Slug, ambos de Neo-Geo, via MAME4droid.
Até agora, tudo bem. O problema é quando você começa a se aventurar um pouco além do básico, como na reprodução de filmes em HD armazenados em um cartão de memória, ou jogos mais sofisticados.
Para o teste de vídeo, separei uma seleção de arquivos em diferentes formatos: MP4 em SD, DiVX em SD e MKV (MPEG-4 AVC) em HD, com legendas nos formatos ASS e SRT. Tentei tocá-los com o player incluso com o MiniPC, o “Super HD Player”. Ele conseguiu tocar os arquivos MP4 e DiVX, mas só tocou o MKV sem som e com uma taxa de quadros inaceitável: o vídeo estava praticamente em câmera lenta. Os dois formatos de legenda foram reconhecidos.
Mas me surpreendi ao ver que o player rejeitou um outro arquivo MP4 com múltiplas trilhas de áudio e legendas, criado a partir de um rip de DVD. E quando tentei um player alternativo, como o Dice Player, os resultados foram o inverso: o MKV tocou, com alguns engasgos, mas os vídeos em MP4 e DiVX não. A não ser que você tenha uma coleção bastante homogênea, com todos os vídeos num formato compatível com o MiniPC, vai ter problemas ao tocá-los. Isso mata a idéia de usá-lo como um Media Player para uma grande coleção armazenada em um HD externo, por exemplo.
Já nos jogos há problemas variados. Alguns são “pesados demais” para o hardware, como o já mencionado Asphalt 7. Há outros, como Need for Speed: Hot Pursuit, que rodam mas são impossíveis de jogar já que o controle depende de um acelerômetro, que não existe no MiniPC. E há muitos jogos que simplesmente não tem suporte a joysticks USB, e sem uma tela sensível ao toque são impossíveis de controlar.
É uma questão de tentativa e erro. Depois de muito procurar, consegui encontrar alguns jogos que tem suporte a joystick e rodam satisfatoriamente como Cordy, Sonic the Hedgehog: Episode I e Shine Runner.
Num benchmark de desempenho, como o AnTuTu, o MiniPC chegou à marca dos 2767 pontos. Próximo de aparelhos como o Samsung Galaxy S original, Google Nexus S e Sony Xperia Play.

Veredito

Se você espera tirar o MiniPC da caixa e transformar sua TV em uma SmartTV em 5 minutos, vai se desapontar. O mesmo pode ser dito para quem espera mais do desempenho: apesar dos números na ficha técnica, na prática ele de forma alguma chega sequer próximo a um smartphone moderno como um Galaxy S II.
Para aproveitar o MiniPC é necessário estar disposto a fuçar e dedicar um tempo para isso. Ligue-o à TV, experimente apps, troque a ROM, rode uma distribuição Linux, apague tudo e recomece do zero. Aí sim, você poderá ter uma boa idéia de como incorporá-lo no seu dia-a-dia. E se não conseguir, pelo menos o prejuízo não terá sido tão grande.



[HQ Nuux] Um dos motivos para não usar Linux: Vírus

[HQ Nuux] Um dos motivos para não usar Linux: Vírus:
Mais uma tirinha HQ Nuux exclusiva da Revista Espírito Livre:

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Já é possível usar o Skydrive no Gmail

Já é possível usar o Skydrive no Gmail: A guerra dos serviços de alojamento de ficheiros teve o seu ponto alto no início deste ano. Num curto espaço de tempo surgiu o Google Drive e o SkyDrive, da Microsoft foi alargado e teve a sua imagem renovada. Mas para que estes serviços vinguem, para além do espaço disponibilizado, é necessário que consigam interagir [...]

Como activar o leitor de PDF no Firefox

Como activar o leitor de PDF no Firefox: O desenvolvimento do Firefox, por parte da Mozilla, tem trazido a este browser algumas novidades que eram já esperadas há algum tempo. A versão 15 deste browser, apresentada no final do mês passado trouxe mais algumas funcionalidades que podem passar a ser usadas, se bem que algumas não estão ainda disponíveis directamente. Exemplo disso é [...]

Hello Android! Meu Primeiro APP

Hello Android! Meu Primeiro APP:
Neste artigo, demonstro a instalação básica e a criação do meu primeiro APP, que chamaremos de Hello Android!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Qual é o melhor email gratuito do momento?

Qual é o melhor email gratuito do momento?: Testamos o Outlook, Yahoo e o Gmail em diversos pontos e descobrimos qual oferece as melhores ferramentas

Conheça o Aplicativo Obras do PAC

Conheça o Aplicativo Obras do PAC:
Descrição do aplicativo Obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Este aplicativo mostra, de diversas maneiras, os investimentos realizados nas Obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Através de Dashboards e Análises OLAP você poderá cruzar os dados e saber como está sendo investido o nosso dinheiro.
O objetivo deste aplicativo é demonstrar para os clientes e possíveis clientes da IT4biz o que é possível fazer com a utilização de ferramentas livres (Open Source) para o desenvolvimento de sistemas de tomada de decisão.
Este aplicativo não busca concorrer com o Portal de Transparência do Governo Federal e não tem objetivos políticos.
Nome do Aplicativo
Obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)
Conjuntos de dados do portal dados.gov.br utilizados no Aplicativo
Os dados utilizados para este aplicativo foram extraídos do site Dados.gov.br através do link abaixo.
Obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento
http://www.dados.gov.br/dataset/obras-do-pac-programa-de-aceleracao-do-crescimento
Aplicativo – Obras do PAC
Para acessar o Painel de Controle dos Empreendimentos clique no link abaixo:
Painel de Controle dos Empreendimentos
Painel de Controle dos Empreendimentos
Painel de Controle dos Empreendimentos
Para explorar o Cubo de Dados (OLAP) clique no link abaixo:
Cubo OLAP – Obras do PAC
Cubo OLAP - Aplicativo Obras do PAC
Cubo OLAP - Aplicativo Obras do PAC
Para facilitar o entendimento deste aplicativo criamos o video abaixo:
Disponibilidade do aplicativo
Este aplicativo é hospedado e mantido pela IT4biz; foi lançado no dia 22 de Junho de 2012 e tem como objetivo prestar um serviço à sociedade brasileira.
Este aplicativo encontra-se na versão 1.0 (Beta), e pode apresentar instabilidade, caso haja muitos acessos simultâneos.
Esperamos manter este aplicativo sempre no ar, porém, caso o mesmo encontre-se fora do ar, favor enviar um e-mail para info@it4biz.com.br informando o erro apresentado. Não temos idéia do volume de acessos que teremos neste aplicativo, mas esperamos suportar o número de acessos requisitados.
Se você ou sua empresa deseja patrocinar este aplicativo ou qualquer outro aplicativo favor entrar em contato conosco.

Primeiras impressões sobre o Fedora 18

Primeiras impressões sobre o Fedora 18:
Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org):
“Embora ainda falte algum tempo para o lançamento do Fedora 18, jé é possível botar as mãos no RC2 Alfa e sentir o que virá por aí. As maiores surpresas para os fedorans começam logo na instalação, onde, pela primeira vez, o instalador Anaconda mostra um novo visual (e novas opções) depois de anos sem mudanças significativas. São 20 screenshots comentadas, desde a instalação até o primeiro login.” [referência: lonelyspooky.com]



AppMover – Qual a aplicação equivalente para iOS e Android?

AppMover – Qual a aplicação equivalente para iOS e Android?: A variedade de plataformas móveis disponíveis fez com que os utilizadores finais se dividissem. Uns optaram por um idevices com iOS, outros por dispositivos com Android e outros por dispositivos que integram outras plataformas móveis. Na hora da “troca de impressões”… além do hardware, os utilizadores dão também a conhecer  as aplicações que têm instaladas. [...]



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Só agora a patente brasileira do Bina é reconhecida judicialmente

Só agora a patente brasileira do Bina é reconhecida judicialmente: As dificuldades brasileiras quase inviabilizaram o sonho do criador do BINA em ver seus direitos pagos. Só agora Nélio Nicolai, com 72 anos, teve o reconhecimento oficial por meio da justiça. Ele deverá receber indenização de algumas empresas pelo uso do serviço, que é feito sem acordo desde que ...

Criando Textos Profissionais com LaTeX

Criando Textos Profissionais com LaTeX:
Enviado por Rafael Schouery (schoueryΘgmail·com):
“O LaTeX é um excelente software livre de editoração de textos. Apesar de ser mais complicado do que utilizar processadores de texto como o OpenOffice Writer (ou os concorrentes), ele é capaz de criar conteúdos com um acabamento impressionante.
Nesse post, apresento um pouco sobre o LaTeX, explicando a vantagem dele sobre editores de textos e porque pode ser interessante aprender a usar essa ferramenta.” [referência: mafagrafos.net]



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Baixe Apostila de Exercícios do Curso de Terminal Linux

Baixe Apostila de Exercícios do Curso de Terminal Linux: Em maio deste ano realizamos na Feit-Uemg Ituiutaba um curso de introdução
ao terminal Linux. O curso foi focado 100% em linha de comando e teve 4
horas presenciais mais 16 horas a distância.

X-Plane 10: simulador de vôo vem em 8 DVDs, suporta Linux e você pode ganhar um

X-Plane 10: simulador de vôo vem em 8 DVDs, suporta Linux e você pode ganhar um:
No final de semana investi algumas horas em testar e resenhar o X-Plane 10, simulador de vôo surgido em 1993, com 3.000 aeronaves (de modestos Cessnas ao ônibus espacial dos EUA, passando por comerciais, militares, planadores, helicópteros e até aviões experimentais), mais de 34.000 aeroportos (inclusive os brasileiros), e que para oferecer todo este detalhamento chega numa caixa com 8 DVDs (mas só os dados correspondentes aos mapas das partes do mundo que você selecionar serão copiados ao computador).
No final do teste, enquanto reunia os detalhes técnicos para a resenha, percebi algo que me chamou a atenção por não ser exatamente comum: um instalador para Linux está incluído no primeiro DVD, e é até mencionado na caixa.
A imagem acima mostra o momento em que eu coloquei um Blackbird (SR-71) para taxiar em frente ao terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis. A minha resenha completa do X-Plane você encontra no BR-Mac, e lá também tem instruções sobre como concorrer a uma caixa com os 8 DVDs do jogo que eu vou sortear.
E se alguém daqui ganhar, está desde já convidado a descrever como foi a instalação no Linux. Caso contrário, quando eu dedicar algumas horas a isso no futuro, descreverei eu mesmo ツ (via br-mac.org – “X-Plane 10: um simulador de vôo completíssimo – concorra ao seu! | BR-Mac.org”)