quinta-feira, 28 de julho de 2011
Exército apresenta caso de sucesso com uso de Software Livre
O tenente-coronel do Exército Paulo Fernando Lamellas apresentou no Fisl 12 a experiência da instituição militar com o Software Livre. Lamellas explica que o projeto nasceu há 10 anos dentro da corporação e que com o tempo foi ganhando forma, espaço e conquistando bons resultados. As atividades são orientadas pelas diretrizes do Plano de Migração para Software Livre do Exército, documento que é revisado a cada três anos.
Atualmente, ele comemora que a 4ª edição do Plano, implantado no fim de 2010, já está em conformidade com os padrões da arquitetura e-Ping. O diferencial desta versão e a previsão da migração dos desktops para Ubuntu. O tenente-coronel explica que a escolha do Ubuntu deve-se as seguintes características: "o Ubuntu é a distribuição mais fácil para o usuário utilizar e também proporciona maior facilidade de customização, o que permitiu adaptar a nossa distribuição ao usuário final", detalha Lamellas.
De acordo com o militar, mais de 67% do parque tecnológico, composto por cerca de 60 mil máquinas, já está operando com o novo sistema operacional. Questionado a respeito da aceitação dos militares, ele afirma que "a customização é uma excepcional ferramenta para convecer o usuário, porque na hora que ele vê na distribuição Linux os símbolos do Exército, o linguajar da corporação, isso faz com que ele se aproprie daquilo", analisa.
A distribuição do Exército brasileiro foi baseada no Ubuntu 8.04 e depois migrou para a 10.04, entre as principais customizações destaca-se o uso da engineer do Gnome, o desenvolvimento de uma barra de menu global, que mostra para o usuário que ele está utilizando, e atalhos para as aplicações mais utilizadas na instituição. Confira o vídeo da TV Serpro com Lamellas.
Fonte: Vitorio Furusho
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Doode – Sua nova rede LINUX de amigos
Enviado por Vitor Micillo Junior (vitormicilloΘgmail·com):
“Oi deixe me apresentar primeiro, meu nome é Vitor, tenho 29 anos sou administrador de servidores linux e programador PHP, o meu primeiro contato com o linux foi em meados de 1997/1998 com uma distribuição chamada TUPI e depois com o conectiva, desde então foi amor a primeira vista, sem contar as diversas brigas que já tive com o linux quando ele formatou meu hd inteiro sem minha permissão, ou então pela falta de aplicativos para o uso diário, um verdadeiro caso de amor e ódio, mas que um dia com a ajuda de milhares de pessoas ele acabou se tornando o companheiro ideal para o dia a dia.
Desde 2007 que utilizo o linux no meu computador como sistema operacional único, quando eu precisava de alguma coisa que somente rodava no windows eu recorria para o virtualbox ou vmware, mas nunca com o sistema instalado fisicamente no pc, foi nessa época também que me tornei uma pessoa mais ativa na comunidade linux em fóruns e sites como o próprio br-linux e mundo afora.
Com a explosão das redes sociais, varias pessoas foram criando comunidades dentro das redes sobre o tema Linux, Linux vs Windows e por ai adiante, era um problema porque eu tinha que fazer meu cadastro em vários lugares para encontrar uma reposta, foi quando em 2010 eu tive uma ideia.
E se eu criar uma rede social dedicada ao LINUX??? Mas que nome eu daria para essa rede?? Muitas palavras passaram por minha cabeça, mas a melhor de todas foi doode, que a pronuncia em inglês significa uma gíria dos surfistas americanos e do Havaí para amigo.
Os 2 OO do doo juntos significam o símbolo do infinito ou o 8 deitado, que eu acredito que enquanto existirem pessoas no mundo que tenham os ideias de liberdade , estabilidade e conceito vão tornar o sistema operacional Linux eterno. Mais de 1 ano se passou e muitas dificuldades eu encontrei na idealização do projeto, ate que no dia 03 de julho de 2011 por volta das 03 da manha eu coloquei o doode no ar, como um filho que me deixou varias noites sem dormir, vários finais de semana internado na frente do computador para resolver problemas de programação e integração de vários scripts em PHP. Mas que no final a felicidade é indescritível.
A rede é feita 100% com software livre que engloba: PHP, MySql, Python, Inkscape e Gimp, e venho através do br-linux a convidar todos a participarem do doode, a primeira rede social Linux do mundo dedicada 100% ao Linux. A url para cadastro é: www.doode.com.br.
Meu convite pessoal para o doode é: [doode.com.br/…]
Espero que gostem muito da rede, espero que ela ajude muitas pessoas assim como fóruns e sites de Linux da vida me ajudarão a ter o conhecimento que tenho hoje.” [referência: doode.com.br]
terça-feira, 19 de julho de 2011
Primeiro Bairro em Curitiba com Internet Banda Larga gratuito, Bairro Uberaba
Bairro Uberaba, em Curitiba, é o primeiro bairro digital de Curitiba no conceito de Cidades Digitais, que preconiza o acesso gratuito do sinal da internet às pessoas. Está sintonizado com o movimento Cidades Digitais, fomentado no Estado do Paraná pela Rede de Participação Política (www.participacaopolitica.org.br), uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

A implantação de uma primeira antena para distribuição do sinal está sendo possível graças ao esforço dos voluntários do Grupo de Trabalho Cidades Digitais do núcleo de articulação em Curitiba da Rede de Participação Política, juntamente com a Associação Comercial do Uberaba e empresas parceiras do projeto.
Salientamos que o sinal de acesso pode ter alterações de acordo com a geografia da área coberta.
Para mais informações sobre o movimento Cidades Digitais, entre em contato pelo e-mail rede@fiepr.org.br
Site: Bairro Uberaba Digital
Moodle Academy: a primeira escola on-line de capacitação Moodle
O desenvolvimento exponencial da Educação a Distância (EAD) nos últimos anos e as expectativas crescentes dos alunos impõem a administradores, professores e tutores do Moodle, um domínio cada vez mais refinado desta plataforma.
A Moodle Academy, por meio de cursos on-line progressivos, elaborados por reconhecidos especialistas da área, propõe-se a:
- Capacitar profissionais da área de Educação a Distância, suprindo carências do mercado;
- Como Moodle Partner, emitir certificados, contribuindo para a melhoria e qualidade das ações educativas;
- Contribuir para que professores e tutores utilizem os recursos da plataforma Moodle de forma mais eficiente, aumentando os níveis de aprendizagem e de satisfação de seus alunos;
- Promover uma experiência de aprendizado, interativo, dinâmico e flexível;
Participar da difusão do Moodle no Brasil.
Site oficial: www.moodleacademy.com.br
Sobre a Digital SK
A Moodle Academy é uma iniciativa da Digital SK, uma empresa que propõe soluções completas e integradas de e-learning, baseadas em softwares de código aberto para a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências.
A Digital SK desenvolve projetos que possibilitam aos seus clientes transformar seus conhecimentos em ativos e realizar a gestão do capital humano de forma inovadora. HSBC, L´Oreal, Electrolux e Renault são alguns dos clientes da Digital SK.
Os processos da Digital SK são certificados pela ISO 9001:2008 e, por suas iniciativas inovadoras e pela qualidade de seus produtos e serviços, é uma empresa reconhecida internacionalmente como Moodle Partnere SCENARI Partner.
Servidor Web Simples com Python
Colaboração: José Messias Alves da Silva
Data de Publicação: 15 de julho de 2011
Suponhamos que seja necessário levantar um servidor Web rapidamente, sem, contudo, realizar algumas configurações como no apache ou qualquer outro servidor Web similar. É possível utilizar um servidor Web simples, que vem embutida na linguagem Python. Através deste servidor Web, pode-se transformar qualquer diretório do sistema em seu diretório do servidor Web.
Isso é bastante útil para compartilhar arquivos dentro de uma rede local ou provisoriamente na internet, enquanto se faz manutenção em algum serviço. A implementação deste servidor Web é bem trivial, fazendo-se uso de apenas uma única linha de comando.
Suponhamos que se deseja compartilhar o diretório
meu_diretorio
e o endereço IP seja 192.168.0.2
:$ cd meu_diretorio $ python -m SimpleHTTPServer
Agora o servidor Web está rodando na porta 8000. Será exibida a seguinte mensagem:
Serving HTTP on 0.0.0.0 port 8000 ...
Para verificar se o servidor está rodando normalmente, digita-se em um navegador o endereço:
http://192.168.0.2:8000
Também é possível acessá-lo via interface loopback:
http://127.0.0.1:8000
Se no diretório há um arquivo
index.html
, esse arquivo será exibido como o arquivo inicial. Caso não haja, os arquivos do diretório serão listados.Para alterar a porta padrão, basta informar a porta ao final do comando:
$ python -m SimpleHTTPServer 8080
José Messias Alves da Silva é Matemático, Cientista da Computação pela UFPI, Especialista em Administração em Redes Linux. Entusiasta de soluções FOSS e ativista de cultura Hacker.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Clipbucket - Sistema livre para criação de portais de vídeos
O software Clipbucket, é uma alternativa madura e estável para a criação de portais de compartilhamento de vídeos. O software é livre e gratuito, distribuído sob uma licença chamada ATTRIBUTION ASSURANCE LICENSE, que foi adaptada da licença BSD original.
É um software que está sendo ativamente desenvolvido, novas versões são liberadas com bastante frequencia. Utiliza a linguagem PHP e o banco de dados MySQL, sendo possível a integração com outros bancos de dados. Possui um visual extremamente moderno e agradável, e uma grande variedade de temas está disponível, tanto gratuitamente como sob contrato.
O portal de vídeos Cameraweb Unicamp, mantido pelo Centro de Computação, utiliza esta solução para a veiculação de vídeos institucionais e didáticos.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
droidOpenDataBR: Para onde foi o seu dinheiro?
Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):
“Acabo de disponibilizar no Google Market o software droidOpenDataBr que desenvolvi em uma noite após uma tarde de FISL 12 em Porto Alegre. Este projeto tem como objetivo prover uma ferramenta baseada em software-livre para plataforma Android para manipulação de dados abertos governamentais. Resumidamente com este aplicativo, podemos acompanhar os investimentos e gastos públicos com apenas alguns toque no touch screen do dispositivo. Mais informações no meu post.” [referência: cabelovivaolinux.wordpress.com]
Rota Sem Fim - O Filme (100% livre)
...
100% Free
Além de todos os envolvidos trabalharem voluntariamente, todo o processo de captura, edição de áudio e vídeo e montagem está sendo feita em software livre usando Linux - Ubuntu e os programas Cinelerra, Kino, Audacity, Qdvdauthor, Ffmpeg, Gimp, Inkscape, etc. Por isso o filme será também distribuido livremente, podendo ser copiado, desde que não se mude o conteúdo original.
O único programa que não será software livre é o de composição. Apesar de existir o Rosegarden, a qualidade do áudio para exportação ainda não é tão boa quanto a do Sibelius 5.
...
Veja mais informações em http://rotasemfim.blogspot.com/
100% Free
Além de todos os envolvidos trabalharem voluntariamente, todo o processo de captura, edição de áudio e vídeo e montagem está sendo feita em software livre usando Linux - Ubuntu e os programas Cinelerra, Kino, Audacity, Qdvdauthor, Ffmpeg, Gimp, Inkscape, etc. Por isso o filme será também distribuido livremente, podendo ser copiado, desde que não se mude o conteúdo original.
O único programa que não será software livre é o de composição. Apesar de existir o Rosegarden, a qualidade do áudio para exportação ainda não é tão boa quanto a do Sibelius 5.
...
Veja mais informações em http://rotasemfim.blogspot.com/
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Você conhece os Quadrinhos "Vidas Paralelas"?
Uma história baseada em tantos fatos reais que não é possível reduzí-las em uma única história:
http://wiki.gleducar.org.ar/images/9/90/SL-vidas_paralelas-br.pdf
Criado pelo projeto http://www.sembrandolibertad.org.ar/
http://wiki.gleducar.org.ar/images/9/90/SL-vidas_paralelas-br.pdf
Criado pelo projeto http://www.sembrandolibertad.org.ar/
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Facebook lança chat por vídeo em parceria com Skype
Já há algum tempo surgiu um boato de que o Facebook lançaria um bate papo por vídeo em parceria com o Skype. O rumor ganhou destaque nos últimos dias mas ainda trazia desconfiança. Agora foi confirmado: saiu o anúncio oficial e o recurso já está no ar.
A novidade será implantada para todos os usuários, mas quem não quer esperar pode acessar pela página http://www.facebook.com/videocalling. É fácil conversar com os amigos sem precisar abrir outros programas (na verdade requer uma espécie de plugin). Como muita gente já passa um bom tempo no Facebook, algo que se vê pelo Brasil também, esse recurso deverá fazer bastante sucesso.
Com o anúncio o Facebook também divulgou que tem cerca de 750 milhões de usuários. Divulgações anteriores indicam que o Skype tem "apenas" 170 milhões, o que mostra que será um grande negócio para a Microsoft (além de ganhar com vendas do Android, entre outras coisas :P).
Aliás o pessoal do Facebook deve ter gostado muito da compra do Skype pela MS, afinal ela investe no projeto e agora mais do que investidora, é uma grande parceira. Se o Skype tivesse sido comprado por outro grupo, como Google ou Apple, não teria o mesmo valor para o FB e as chances de parceria desse nível seriam bastante remotas.
Uma última observação: aparentemente o plugin necessário só funciona no Windows, já que é oferecido para instalação um arquivo .exe. Vindo da MS, já era de se esperar algo assim. Mas ainda é um pouco cedo para julgar já que até mesmo outras empresas demoram para lançar versões multiplataforma dos seus produtos.
Assinar:
Postagens (Atom)