Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Software Livre na Administração Pública - O Ceará dá o Exemplo.


Ceará Digital promove intercâmbio de tecnologias para os entes públicos
Durante o evento, entidades das três esferas de governo firmam o compromisso de levar softwares livres facilitadores da gestão pública para diferentes entes do Estado, entre eles, os municípios cearenses.
Nesta quinta-feira, instituições das três esferas do governo, além de universidades e organizações civis, participaram do primeiro dia do Fórum de Tecnologia da Informação – Ceará Digital. Durante o encontro, os convidados reforçaram a necessidade de parcerias para que os softwares livres úteis à gestão pública cheguem a diferentes locais do estado do Ceará, entre eles, os municípios. “É importante convencer as prefeituras da importância da migração para o software livre, pois ele representa um conhecimento estratégico para o país e para o mundo, e pode trazer mudanças significativas para a economia de cada local”, destacou o vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro.
A presidente da Associação de Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro,  concordou: “a partir desse primeiro passo dado aqui, vamos para a fase de conscientizar cada município sobre a importância e sobre os benefícios do uso da tecnologia livre”, disse ela. E o coordenador de Infraestrutura de TI da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ivan de Oliveira, reforçou: “além de ser um bom investimento, utilizar software livre é uma questão de soberania”.
E se depender dos benefícios do uso da plataforma aberta, todos apostam que a adesão dos municípios será grande: “essa nuvem de soluções compartilhadas pode reduzir custos e diminuir muitas outras dificuldades enfrentadas pelos municípios. Já tomamos conhecimento sobre a realidade do estado, e agora temos o desafio de continuar esse processo de informatização no Ceará”, enfatizou o diretor de Operações do Serpro, Nivaldo Cunha. “Temos, por exemplo, o sistema E-car, que está sendo utilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Se ele é útil para ações de grande porte, imagine então o que ele pode fazer pelos projetos dos municípios do Ceará?”, destacou o coordenador estratégico de Responsabilidade Social e Cidadania do Serpro, Dilson dos Santos.
As Parcerias 
Durante o Ceará Digital, o Serpro fomentou ainda a assinatura de documentos de intenção para a implementação de uma cooperação técnica no estado. Um deles, por exemplo, assinado entre o Serpro e a Aprece, tem o propósito de realizar a troca de conhecimento para a construção do que foi batizado de “Corredor Digital Cearense”, um conjunto de infraestrutura física e lógica, de natureza intermunicipal, para o desenvolvimento de gestão pública informatizada e para a inclusão digital na região de abrangência do Corredor, por meio do uso de software livre e de acordo com um formato que será estabelecido em um plano especifico.
“Outra iniciativa desse instrumento é a criação de um comitê cearense de articulação de políticas de tecnologia da informação, que será formado por representantes dos municípios, do Serpro e de outros agentes, e irá orientar o debate tecnológico, nivelando o conhecimento técnico entre os participantes. Vamos unidos devolver à sociedade aquilo que produzimos, juntos somos mais fortes”, acrescentou o coordenador estratégico de Responsabilidade Social e Cidadania do Serpro, Dilson dos Santos.
O primeiro dia do evento contou ainda com a presença, na mesa de abertura, do vereador da Câmara Municipal de Fortaleza  Acrísio Sena, do reitor da Universidade Estadual do Ceará, Assis Araripe, e do gerente da Unidade Regional Ceará da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev, Roberto Carneiro.


Programação 
Na manhã desta sexta-feira, 19, os participantes vão conhecer um poucos mais sobre o software livre E-Car e a sua importância na gestão municipal; sobre o uso do Expresso como suíte de comunicação na esfera pública; sobre o E-Cidades, uma ferramenta de gestão para municípios; e ainda sobre o Diário Oficial dos Municípios e o Cidade Compras.
Já à tarde, o Ceará Digital traz uma interação com as universidades, com as palestras: “Ei, vamos despachar os dados do governo para as nuvens!", com professores da Universidade Federal do Ceará; e “Ferramentas de gestão tributária e financeira municipal”, com professores da Universidade Estadual do Ceará.  Além disso, o evento traz apresentações sobre o caso de sucesso da Cooperativa Pirambu Digital e sobre sobre os editais para financiamentos de projetos de TI, com convidados da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O evento segue até 17h, no auditório do Centro de Treinamento do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e tem transmissão ao vivo pelo sítio http://softwarelivre.tv/cearadigital.

Fonte: Serpro Ceará.

Nenhum comentário: