Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Falta privacidade no iOS: qualquer app pode acessar a lista de contatos sem confirmação


A AppStore da Apple é rapidamente associada às ideias de verificação excessiva e controle absoluto: o processo de aprovação dos aplicativos é um dos mais demorados e chatos - para os desenvolvedores. Para os usuários há uma certa garantia: a AppStore raramente tem casos de malware, vírus ou aplicativos que podem roubar dados - diferente do Android, cujo processo de aprovação pega bem mais leve, dependendo dos usuários finais para aceitar ou não um app com base nas permissões que ele exige.
Muitos apps são recusados pelos mais diversos motivos no repositório da Apple, sendo um deles a tentativa de roubo de dados, como os contatos dos usuários. Mas a maçã falhou em proteger esses dados, permitindo que muitos aplicativos levassem para a nuvem os contatos, incluindo endereços de e-mail. Passar o controle dos dados a terceiros fica bem complicado, já que os donos dos aplicativos poderiam fazer qualquer coisa com eles - desde relacionar as pessoas por grupos em comum para alguma atividade qualquer até o envio de SPAM, passando por tudo o que der para imaginar.
Recentemente foi descoberto que o app Path fazia justamente isso: sem nenhuma confirmação clara ao usuário ele levava todos os contatos para um servidor remoto. E autorizado pelo iOS. O The Verge decidiu testar e encontrou vários outros apps que também faziam isso. Um grande app que faz isso também é o Foursquare, ao criar uma nova conta. O Hipster foi um dos piores: os dados eram transmitidos via GET, ou seja, ficavam na URL chamada. Isso poderia vazar os dados para seu provedor de internet e/ou qualquer outro intruso no meio da sua conexão. 
O acesso aos contatos por meio das funções do iOS não exige nenhuma confirmação técnica: os aplicativos são responsáveis por informar os usuários, e é o que muitos fazem - todos deveriam, considerando as regras da AppStore. Só que, como visto, vários programas aproveitam a falta de confirmação para puxar os contatos dos aparelhos e salvá-los na nuvem, podendo fazer deles qualquer tipo de uso sem que os usuários fiquem sabendo.
A Apple poderia implementar um bloqueio mais eficiente, como já faz para a geolocalização. Quando um app tenta obter acesso ao local (normalmente por GPS ou Wi-Fi) o próprio sistema exibe uma tela de confirmação, barrando qualquer tentativa não autorizada de monitoramento.
O que é mais curioso ainda é que a prática de roubar os contatos era criticada por Steve Jobs. Ele até falou isso diretamente na conferência D8 em 2010. Veja o vídeo e a transcrição neste post do Gizmodo. Um trecho interessante: "Este é um dos motivos pelos quais temos uma app store com processo de aprovação. Nós rejeitamos diversos apps que querem obter várias das suas informações pessoais e sugá-las para a nuvem."
Depois do barulho parece que vários desenvolvedores passaram a atualizar seus apps, solicitando explicitamente a confirmação, ou pelo menos exibindo uma mensagem na tela de importação de contatos. Muitos prometem que os contatos são carregados apenas para processamento - como convite de amigos, por exemplo - mas não são armazenados. Na prática é difícil ter essa certeza, vai saber o que cada um quer fazer com seus dados e dados dos seus contatos depois que conseguem acesso aos mesmos...

Libreoffice 3.5


O Writer ganhou melhorias tipográficas, uma janela com contador de palavras em tempo real e nova interface para os cabeçalhos, rodapés e quebras. O Calc tem uma nova área de entrada multilinhas e melhor desempenho na importação de planilhas, e o Base ganhou novo driver nativo para o PostgreSQL.

Enviado por Job Diogenes (jobdrbΘgmail·com):
“Acabou de ser lançada o LibreOffice 3.5, a “Melhor Suite Livre de Escritório”, segundo sua notícia de lançamento. O LibreOffice 3.5 está cheio de novidades, mais leve, com menos bugs e muito rápido.

Mais informações sigo o link original da notícia em inglês.” [referência: blog.documentfoundation.org]

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LibreOffice foi premiado mais uma vez como a melhor suite de escritório de 2011 pela LinuxQuestions


Membros da LinuxQuestions concederam o título de Suite de Escritório do ano 2011 para LibreOffice, com mais de 80% dos 537 votos.
A Suite LibreOffice foi o vencedor com a maior votação. Olhando para a votação, parece queos usuários LibreOffice estão muito entusiasmados com o software.
Linuxquestions badge
Linuxquestions
 Votação:
  • LibreOffice          -  435 votos -   81,01%
  • OpenOffice.org    -   77 votos -   14,34%
  • GNOME Office      -   15 votos -     2.79%
  • KOffice               -     8 votos -     1,49%
  • Lotus Symphony -     2 votos -     0.37%
  • Total                  -   537 votos - 100,00%
http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png
* Colaboração: Danishka Navin

Distrito Federal adota Software Livre como política oficial


GDF

Mais um marco importante para a comunidade SL. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou hoje no Diário Oficial a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI), que contém diretrizes para a política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a ser adotada por seus órgãos de administração direta.
A EGTI contém um item específico sobre Software Livre, e dá 120 dias para os órgãos governamentais produzirem novos Planos Diretores de TI.
A estratégia, aprovada pelo governador Agnelo Queiroz (PT), tem como objetivo nortear e aprimorar o gerenciamento da área de TIC em toda a esfera governamental, para torná-la mais eficaz, transparente e interativa com o cidadão.
O documento foi elaborado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), composto por sete secretarias dotadas de especialistas na área.
A EGTI propõe privilegiar soluções baseadas em SL "sempre que possível", obrigando os órgãos governamentais a apresentarem justificativas para escolhas contrárias.
Além disso, os departamentos de TI dos diversos órgãos do GDF são incentivados a desenvolver soluções baseadas em padrões livres.
Com isso, o GDF retoma o controle do setor de TIC, de importância estratégica para a administração pública e, há anos, terceirizado pela iniciativa privada. 
O estímulo ao uso de tecnologias basedas em softwares livres e soluções abertas tem por objetivo promover não só redução de custos, mas também a independência administrativa, possibilitando a autonomia tecnológica.
Vale lembrar a declaração do então presidente Lula durante o FISL 10, em 2009, quando defendeu a adoção de Software Livre pelo governo: 
"Ou íamos para a cozinha preparar o prato que queríamos comer, com os temperos que queríamos colocar, ou íamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente'' (Reveja o vídeo aqui)
Embora o decreto seja mais um incentivo do que uma obrigação, a escolha de um solução proprietária será dificultada. Como justificar gastos que podem chegar a muitos milhões em licenças do softwares proprietários em detrimento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de softwares livres e públicos? Sem falar na qualificação dos servidores.
 Confira o decreto na íntegra no Diário Oficial do DF.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Anonymous lança site para denunciar a corrupção no Brasil

Página deverá armazenar denúncias contra políticos e empresas que participarem de esquemas de corrupção.

Depois de derrubar sites de vários bancos (1, 2, 3, 4), os hackers do Anonymous estão lançando uma nova ferramenta para mostrar alguns documentos que conseguiram armazenar ao longo se suas invasões dos últimos meses. Conforme mostrado no perfil do Anonymous Brasil no Twitter, trata-se do Corrupção Leaks, uma página colaborativa que pede o apoio de todos os internautas.

Segundo o próprio site, todos aqueles que tiverem denúncias devem entrar em contato com os responsáveis pelo Corrupção Leaks e enviar as sugestões – mas são exigidas provas concretas sobre os temas que estão sendo abordados. Para quem quiser anonimato no envio das denúncias, o Anonymous disponibiliza um serviço chamado AnonMail. Você pode acessar o site por este endereço: http://www.corrupcaoleaks.org.

Open Advice: Livro ajuda a dar os primeiros passos nas contribuições a projetos open source

O Slashdot avisa sobre o recém-lançado livro Open Advice, disponível como um download gratuito em PDF e também para compra em formato impresso, no qual 42 personagens relevantes da cena open source respondem “o que você gostaria de saber quando estava começando a contribuir?”

As respostas falam sobre programação mas também sobre outras disciplinas, incluindo design, tradução, marketing e mais. Bom para o impulso inicial, mas também para reflexão e para considerar o ponto de vista de outras áreas. (via news.slashdot.org – “New Book Helps You Start Contributing To Open Source – Slashdot”)

music2pc – Descubra músicas na Internet

Indiscutivelmente que a Internet dá-nos acesso a muita informação e conteúdos. É também aqui que muitos vão buscar as suas músicas preferias, recorrendo muitas vezes a programas de partilha de ficheiros e a outros métodos.

Já no início do mês passado vos apresentámos uma alternativa a estes programas, o Songr, que vos permitia pesquisar e descarregar os ficheiros de música que procuravam. Hoje trazemos mais uma alternativa, o music2pc.




O music2pc vai permitr que acedam a mais de 100 milhões de músicas, que estão acessíveis sem recuso a qualquer método de bittorrent ou peer-to-peer. Os ficheiros que vão ser descarregados para o vosso computador são no formato mp3, para que sejam compatíveis com a maioria dos dispositivos móveis e com qualquer sistema operativo.

Basta colocarem na caixa de pesquisa o nome da música ou do artista que procuram e carreguem no botão pesquisa. A procura pode ser feita em dois locais distintos sendo que cada um apresenta resultados diferentes.

A lista dos resultados é apresentada na interface do music2pc e aí podem decidir quais as que pretendem descarregar para o vosso disco.

Carreguem no botão Download e o ficheiro começa a ser descarregado para o vosso disco. O music2pc permite que descarreguem vários ficheiros em simultâneo sem qualquer problema.



Depois das músicas descarregadas podem ouvi-las de imediato, bastando para isso que carreguem no botão Play. Podem ainda aceder à pasta onde as músicas estão a ser guardadas através da interface do song2pc e assim verem quais as que já descarregaram. Essa informação pode ainda ser consultada na interface do song2pc.

As configurações do music2pc apenas permitem que configurem um proxy, caso tenham de utilizar um para aceder à Internet.



Esta aplicação permite ser usado em duas diferentes versões, uma portátil, e que pode ser colocada em qualquer suporte externo para ser usado em qualquer lado, ou numa versão instalável, para que a tenham sempre disponível no vosso computador.

O music2pc é uma excelente ajuda sempre que pretenderem encontrar uma música que procurem. A sua interface é simples de usar e permite uma utilização rápida. O descarregar das músicas é também extremamente rápido.

Como sempre devem lembrar-se que o song2pc não deve ser usado para descarregarem músicas com direitos de autor associados que exijam a sua compra. O autor do music2pc indica que esta ferramenta é completamente legal.
 
100% Legal! There are large numbers of Free Legal Music Sources on the Internet. music2pc can help you find them more easily by searching the public video and audio websites.

O Pplware não pretende promover o download ilegal de músicas ou qualquer outra forma de “pirataria”. Esta ferramenta deverá ser usada com consciência por todos.

Artigo Relacionado:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP Vista/ 7
Download: music2pc 2.12 [1.51MB]
Download: music2pc 2.12 Portable [1.01MB]
Homepage: music2pc