Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Canonical lança Ubuntu para tablets

Canonical lança Ubuntu para tablets:
18-02-2013_logo-ubuntuA Canonical lançou nesta terça-feira,19/02,o Ubuntu for tablets,versão do sistema operacional baseado na plataforma Linux, para os tablets. A novidade já era prevista,primeiramente graças ao lançamento do Ubuntu para celulares um mês atrás e graças mensagem que constava no site do Ubuntu desde segunda feira: “Tick, tock, tablet time!”,junto com um timer.
O Ubuntu para tablets conta com um sistema de multi-usuários semelhante ao presente no Ubuntu para PC,de forma que é possível compartilhar o tablet entre diversos usuários,mantendo a privacidade.
No canto esquerdo da tela à a barra de aplicativos,comum ao Ubuntu para celulares e na versão tradicional para desktop. A ideia é ter acesso rápido aos seus aplicativos. A barra fica oculta,e ao deslizar sobre o canto esquerdo,ela aparece e você seleciona o app. Ao deslizar a barra em direção ao canto direito,aparece a tela com com todos os aplicativos que estão em execução.
Multi tarefas no Ubuntu para tablets
Multi tarefas no Ubuntu para tablets
Uma das features que mais me atraiu no Ubuntu para tablets é a funcionalidade de multi-tarefas. A barra lateral já é uma forma de tornar a troca entre aplicativos mais ágil,porém é possível também dividir a tela. Eventualmente dependendo da tela do dispositivo,é possível dividir o espaço entre um aplicativo no canto direito,com as dimensões dos aplicativos para celular,e no canto esquerdo,um aplicativo principal. Isso é bastante útil. Na imagem acima,é demonstrada uma chamada pelo Skype enquanto se edita um documento no Google Docs.
Para os desenvolvedores a Canonical disponibiliza uma ferramenta chamada Quickly,que permite desenvolver aplicativos para a plataforma utilizando Python e GTK. Com ela é possível desenvolver,testar e publicar aplicativos para Ubuntu,e agora também para o Ubuntu em tablets.
Como é um lançamento recente,ainda não à previsão para vendas,obviamente,mas vale ficar atento ao potencial do Ubuntu para tablets.

Nenhum comentário: