Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Google Docs, Microsoft Office e Open Office lado a lado

Fizemos uma análise comparando as três plataformas, veja o lado positivo e negativo de cada uma
Links desta matéria:

BrOffice
Google Docs

Todo mundo já usou, mesmo que por uma vez na vida, algum aplicativo da plataforma Microsoft Office. Word, Excel, Outlook... até os mais xiitas fãs do Linux, nem que seja na casa da namorada ou do amigo, já encararam estas ferramentas. Mas o que muita gente ainda não sabe é que existem opções gratuitas disponíveis na web, e que executam muito bem todas as funções que este pacote oferece. O Google disponibiliza o Google Docs, sistema 100% online. Já a comunidade open source desenvolveu o Open Office, que no Brasil, ganhou a versão BROffice. Ele também pode ser baixado facilmente na rede – e de graça.

Apesar de serem ferramentas gratuitas, um estudo recente aponta que só 5% dos entrevistados conhecem ou usam a plataforma Open Office. No caso do Google Docs, a estatística foi ainda mais surpreendente: só 1 em cada 100 responderam ter qualquer relação com a ferramenta. Mas por que o pacote da Microsoft está tão à frente dos outros? Será porque é realmente melhor, ou será porque tem mais publicidade?

Para tentar responder a esta pergunta, colocamos os 3, lado a lado. É inevitável dizer que o pacote da Microsoft continua sendo o mais completo entre todas as opções apresentadas. Mas, como em nossas dicas, o preço sempre tem um peso importante, tanto o BROffice quanto o Google Docs aparecem como ótimos substitutos caso você não tenha dinheiro ou não esteja afim de bancar a licença original do Microsoft Office. O BROffice é um conjunto de programas que está disponível tanto para Linux, Windows ou Mac. Além disso, ele é 100% compatível com os documentos criados no pacote Office. E mesmo que o arquivo tenha muitas formatações de parágrafo, as novas versões conseguem abri-lo sem quebras ou textos truncados. Pelo menos em nossos testes, tudo permaneceu em seu devido lugar. Outro detalhe interessante do BR Office é que, pelo fato de ser um pacote open source, atualizações aparecem frequentemente. Sempre há algo de novo para ser adicionado ao serviço.

O Google Docs oferece editor de texto, editor de planilhas e de apresentação de slides, e tudo funciona online. Uma das grandes sacadas do Google é que diferentes usuários podem editar o mesmo arquivo, ao mesmo tempo, estando em diferentes lugares do mundo. A interface é bem amigável e simples, e você nem precisa gravar o arquivo em seu HD. Tudo pode ser salvo online, na chamada “nuvem”. A partir daí, você pode ter acesso aos dados de qualquer lugar do mundo sem precisar carregar pen drives ou HDs externos. Isso é ótimo para estudantes que precisam desenvolver trabalhos em grupo, ou para quem viaja bastante e precisa ter acesso aos seus arquivos, esteja ele onde estiver. Mas como nem tudo é perfeito, o Google Docs apresenta deficiências. Uma delas é óbvia: você precisa, obrigatoriamente, estar conectado à internet. A outra, um pouco mais complicada, é que os arquivos têm limites de tamanho. Uma tabela muito extensa ou um texto com centenas de páginas podem se tornar inviáveis na plataforma.

No final das contas, uma das maiores vantagens da Microsoft é o fato das pessoas estarem acostumadas ao produto dela. Todo mundo sabe onde encontrar as diversas ferramentas no Word tradicional, enquanto no BROffice e no Google Docs a disposição dos botões é um pouco diferente, às vezes até mais simples que o próprio pacote Office. Pode parecer besteira, mas muita gente desiste de testar as outras plataformas pela preguiça de encontrar estes novos caminhos. A nossa conclusão é: de fato, o pacote Office da Microsoft tem muitas qualidades, e é o mais completo dos 3. Mas, não custa experimentar essas outras alternativas – até porque elas são gratuitas. E elas estão evoluindo rapidamente. Para baixar agora o BrOffice ou encontrar o caminho para o Google Docs, acesse os links abaixo.

Nenhum comentário: