Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nova versão do CCleaner, recomendável para usuários do Firefox 4 e IE 9

Ontem foi lançada uma nova versão do CCleaner. Já falei dele aqui no Hardware há alguns anos. O CCleaner é um dos programinhas limpadores de restos de arquivos mais famosos para Windows.
Com o tempo os programas vão guardando arquivos temporários e "restos" de configurações que muitas vezes não servem para nada, sem contar arquivos temporários de programas que você nem mais possui. O Windows nunca teve um mecanismo de limpeza de arquivos temporários nativo, ele deixa por conta dos programas; e os programas agem como se seu HD fosse infinito.
Se você nunca passou um programa desses, é bom passar de vez em quando. Facilmente eles limpam vários GB que muitos usuários básicos e iniciantes nem sabem que estavam perdendo:
CCleaner
É certo que dá para apagar arquivos temporários manualmente (experimente digitar %temp% na caixa Executar do Windows ou na barra de endereços em alguma janela de pasta), limpar dados dos navegadores usando os próprios recursos deles, etc. Mas assim você age em casos isolados. Com os programas que automatizam essa tarefa vários outros locais do sistema são analisados e limpos com um único clique.
O CCleaner 3.05 adicionou suporte ao IE9 e Firefox 4, além de ter melhorias na detecção de chaves do registro que não são mais usadas. Ele pode ser baixado em www.ccleaner.com, é gratuito (freeware).
Você pode marcar e desmarcar os itens, dessa forma ele só limpa o que você autorizar. Para ter uma idéia da quantidade de espaço que será liberado, clique em Analisar - ele não altera seu sistema de arquivos, a limpeza só se dá ao clicar no Executar limpeza mesmo. Já ao lidar com a seção Registro é bom tomar um cuidado maior, fazendo backup das configurações para restaurá-las caso algum programa deixe de funcionar depois.
Só para ter uma idéia do espaço liberado, em computadores "públicos" (lan houses, bibliotecas, etc) já cheguei a encontrar mais de 30 GB de arquivos temporários acumulados ao longo do tempo.
Na seção de Opções você pode até mesmo ativar a exclusão segura, incluindo uma com 35 passos - elas regravam dados inúteis na área em que estavam os arquivos, dificultando e/ou impedindo a recuperação deles depois, o que é bom por motivos de privacidade - mas pode consumir ciclos de escrita da sua mídia de armazenamento, além de tomar mais tempo.
CCleaner - Configurações
Por fim, um último aviso antes que você reclame: na aba Programas, verifique e desmarque tudo o que não quiser que ele limpe. Ele pode limpar menus de arquivos recentes e outras coisas temporárias em diversos programas conhecidos, o que nem sempre é desejável.
Além de trazer mais segurança com a limpeza de dados pessoais (especialmente em notebooks/netbooks) a remoção dos arquivos temporários pode melhorar o desempenho do Windows - sem contar na vantagem mais visível, que é aproveitar melhor o espaço do seu HD.

Nenhum comentário: