Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Gandhi teria sido um defensor do Software Livre?

Assisti a um filme sobre Mohandas Karamchand (Mahatma) Gandhi na noite passada, e mais uma vez fiquei impressionado com este homem singular e sua vida.
Encontrei também alguns paralelos com o Software Livre.
O primeiro foi quando Gandhi disse para o povo fiar sua própria linha , fazer seu próprio pano e costurar suas próprias roupas. Ele disse isso por várias razões.
Em primeiro lugar, ao comprar as roupas prontas, o povo da Índia apoiava os produtores britânicos.
Em segundo lugar, por não fazer a linha, o tecido e as roupas dentro de seu próprio país, o povo da Índia desistia dos empregos locais.
Em terceiro lugar, o povo da Índia tornava-se desnecessariamente dependente do Reino Unido para se vestir, e não incentivava a indústria de roupas dentro de seu próprio país. Gandhi (e mais tarde o povo indiano) acreditava tão fortemente nisso que, por fim, a bandeira de seu país possui a imagem de uma roca de fiar.
Da mesma forma, um país que não gera o seu próprio software, sempre que possível, manda um monte de dinheiro para fora, além de não incentivar o crescimento de uma indústria de desenvolvimento de software local.
O segundo paralelo é com a famosa marcha do sal de Gandhi. O governo britânico rigorosamente controlava (e taxava) a produção de sal. Grande parte da Índia possui um clima muito quente, e a depleção de sal era comum.
Em climas como o da Índia, o sal tem de ser ingerido para manter seus níveis no corpo, portanto, controlar o sal era importante para controlar o povo. Ao marchar para o mar e fazer o seu próprio sal, Gandhi demonstrou ao povo que uma coisa tão simples era usada para controlá-los.
Com o software proprietário, as pessoas podem ser "controladas". Todos dizem quando fazer a atualização e como usar o software, especialmente quando as pessoas acham que não há outra alternativa.
Por fim, Gandhi usou a resistência não-violenta. Algumas pessoas equivocadamente a chamam de "resistência passiva", mas Gandhi não era nada passivo. Ele ativa e continuamente passava suas mensagens e pensamentos. Nós, como pessoas de Software Livre, também temos que passar continuamente nossos pensamentos e idéias sobre o uso de Software Livre em nossa sociedade.
Se Gandhi estivesse vivo hoje, tenho certeza que iria abraçar e utilização de Software Livre.
Carpe Diem!

Nenhum comentário: