Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Após mais de 6 anos, Ubuntu deixa o primeiro lugar no ranking do DistroWatch


O mais recente informativo semanal do site DistroWatch aponta uma mudança recente no seu ranking de visitas às páginas individuais das distribuições: o Ubuntu, que era o líder permanente desde abril de 2005, foi ultrapassado pelo Linux Mint – e não apenas em um dia ou semana, mas na contagem do mês, trimestre e semestre correntes.
O significado da mudança possivelmente é mais simbólico do que prático, afinal o ranking do DistroWatch não é representativo do número de instalações, de usuários, de contribuidores, etc., mas um indicador de interesse.

Mas, afastada a hipótese de que os contadores estejam sendo manipulados (e o informativo a afasta), vale conjecturar sobre o que está ocorrendo no momento atual que possa explicar a mudança em um status que durou mais de 6 anos.

O informativo menciona alguns fatores que explicariam a insatisfação de parte dos usuários do Ubuntu e a possível busca por alternativas: mudanças radicais frequentes demais, o controverso desktop Unity, o número crescente de bugs não resolvidos. E o Linux Mint também é apontado como uma possível escolha natural de alternativa, porque ele é baseado no Ubuntu mas não incorpora estes fatores.

Curiosamente, eu mesmo já mencionei, em um recente podcast do qual participei, que meus anos de usuário do Ubuntu estavam chegando ao fim: na minha opinião, não sou mais público-alvo – tenho a impressão de que a distribuição tomou conscientemente a decisão de atender melhor a um público bem maior, mas do qual eu não faço parte. Precisarei procurar uma alternativa quando as versões que hoje tenho instaladas deixarem de ser atualizadas.

Ao mesmo tempo, entre as pessoas mais próximas a mim tenho notado o aumento da frequência de algo que era praticamente inédito neste grupo: usuários previamente satisfeitos do Ubuntu migrando para outras distribuições ou mesmo para outros sistemas operacionais.

Para ficar em um exemplo: nos últimos 10 dias, 2 professores amigos meus me procuraram para comentar especificamente que estavam procurando alternativas para migrar os laboratórios das suas escolas no próximo ano letivo, pois a prática com o Ubuntu tinha deixado de ser adequada.

De uma forma ou de outra, o que vemos são sinais e indicadores, incluindo este do DistroWatch, que é um número concreto mas com implicações ainda a verificar. No futuro veremos se a estratégia adotada pela Canonical a levará a obter números ainda maiores e recuperar a posição, ou se este poderá mesmo ser apontado como o momento de ruptura na tendência. (via distrowatch.com – “DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.”)

Nenhum comentário: