Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Uma alternativa ao OpenID

O projeto BrowserID da Mozilla, que busca prover uma plataforma de gerenciamento descentralizado de login e identidade mais simples e portável, levou à frente a primeira distribuição dentro da organização sem fins lucrativos. Lançado em julho de 2011, o BrowserID é a alternativa da Mozilla para a iniciativa OpenID, que atualmente se encontra relativamente estagnada.


Durante o ano novo, a Mozilla disponibilizou uma versão não-localizada, apenas em inglês, do BrowserID para alguns sites de desenvolvimento: Mozilla Apps Developer Preview, Firefox Affiliates, Mozillians, Add-on Builder e Mozilla Developer Network. Os sites foram selecionados porque eles estão predominantemente ou apenas disponíveis na língua inglesa.

Esse é o primeiro estágio da distribuição da plataforma, que foi anunciada em novembro de 2011. A Mozilla enfatiza que o BrowserID torna simples a autenticação em sites, mas que não é um sistema de simples autenticação automática e que não permite o registro de usuários em múltiplos sites ao mesmo tempo; a tecnologia por trás do BrowserID é um sistema que a Mozilla batizou de Verified Email Protocol.

Desenvolvedores interessados em usar o sistema BrowserID da Mozilla pode encontrar detalhes sobre como incorporá-lo em um site no wiki do repositório GitHub do projeto. O repositório inclui uma implementação baseada em Node.js de um servidor e serviço de verificação do BrowserID, licenciado sob a atualizada e recentemente finalizada revisão da licença da Mozilla, a MPL 2.0.

O BrowserID também foi listado entre os dez principais ganhadores do programa "2011 Open Source Rookies of the Year", da Black Duck Software. Os vencedores são selecionados através de um sistema de pontuação baseado em atividade de desenvolvimento e mudanças no código, tamanho da equipe do projeto e links para o projeto; de acordo com os dados coletados pelos produtos da Black Duck Ohloh.net e KnowledgeBase.

Fonte: h-online, em inglês.

Nenhum comentário: