Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VLC 2.0: Pronto para Assistir aos seus Blu-Rays no Linux?

Enviado por Sidney Doria :

“Desde o surgimento das mídias digitais, como o DVD, temos passado pela mesma peleja: mecanismos de proteção contra cópias piratas criam impedimentos indesejáveis para a reprodução deessas mídias em sistemas operacionais livres. Quem viveu essa (má) experiência com o DVD deve lembrar do famoso hacker norueguês DVD Jon. Ao tentar contornar a proteção de região, DVD Jon abriu o caminho para que hoje possamos todos assistir a um DVD com tranquilidade, mesmo em nossos computadores com Linux. 

Pois bem, agora é a vez do Blu-Ray!

Como parte do grupo VideoLAN, venho anunciar que já estão sendo finalizados os últimos ajustes para o lançamento do Reprodutor de Mídias VLC 2.0, o que deve ocorrer agora em Fevereiro. O VLC 2.0 traz uma série de melhorias na interface, nos codificadores e também novas funcionalidades como a reprodução (experimental) de discos Blu-Ray! Essa nova funcionalidade é resultado de um trabalho em conjunto do grupo Doom9, que desenvolveu a libbluray e a libaacs (para decodificação de discos Blu-Ray com proteção criptográfica).

Por questões legais, as chaves criptográficas necessárias para a reprodução de certos discos Blu-Ray não são (e não serão) disponibilizadas com o VLC. Uma explicação detalhada sobre como reproduzir discos Blu-Ray criptografados com o VLC 2.0 está disponível aqui.

O esperado é que o desenvolvimento dessas bibliotecas também abram o caminho para o uso pleno dos discos Blu-Ray em sistemas operacionais livres.

Espero que gostem do novíssimo Reprodutor de Mídias VLC 2.0 e preparem a pipoca!

Lista resumida das novidades da versão 2.0: O licenciamento agora é LGPLv2.1+ • Novas versões para Android, iOS, OS/2 and Win64 • Quase todos os codificadores agora podem ser transcodificados • Correção da reprodução do RealVideo (rvmb) • Suporte a PulseAudio (com gerenciamento automático entre S/PDIF e PCM) • Suporte a diversos novos formatos de imagem e imagens WMV (Photo Story) • Suporte a legendas EBU (.stl) • Módulo UPnP • As configurações de ajuste, incluindo o equalizador, agora são guardadas entre as sessões • Uma nova lista (interminável) de filtros de áudio e vídeo, codificadores, efeitos).” [referência: videolan.org]

Nenhum comentário: