Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ubuntu 10.04: download e as novidades


O lançamento do Ubuntu 10.04 está previsto para daqui a cerca de 3 semanas, e os entusiastas têm enviado um fluxo contínuo de matérias interessantes sobre o que está por vir. Se você quiser testar o Beta 2 e tirar suas próprias conclusões, faça o download e fique à vontade, lembrando que o beta é para ser instalado por quem deseja experimentar ou mesmo contribuir com o processo de desenvolvimento, e não para substituir versões de produção.
Entre as matérias da imprensa que mais me chamaram a atenção está esta da inglesa PC Pro, bem humorada (falando das expectativas dos fãs do Ubuntu e do desinteresse que o pessoal do Windows e Mac tipicamente tem sobre o assunto), mas elogiando a estratégia da Canoncal de oferecer uma boa escada e a tentação de dar ao pessoal acostumado aos desktops proprietários algo que possa os tentar a subir nela para dar uma espiada no outro lado.

Esta lista dos 5 melhores pontos do Ubuntu 10.04 também é interessante, e eu concordo com o autor sobre a presença de um manual merecer fazer parte desta lista. Quando eu era usuário de SUSE (na época ainda se chamava S.u.S.E.) ele vinha com um nada reduzido manual impresso, e eu realmente lia antes de instalar, sem nunca me arrepender. O do Ubuntu não será impresso (novos tempos), mas a idéia de um manual consolidado para a distribuição, e não apenas uma coletanea das documentações dos pacotes, me agrada muito.

Esta matéria do The Register também me chamou a atenção, não apenas por destacar várias novidades da versão, mas por usar uma classificação interessante ao dizer que o Ubuntu está mais ‘consumer oriented’. Também vejo assim, e acredito que esta aproximação em direção a um contingente maior de consumidores de informática inevitavelmente afastará alguns usuários mais geeks que realmente só ficarão satisfeitos com uma distribuição que lhes ofereça outras qualidades – especialmente as que permitam a agradável sensação de escovar bits nos arquivos de configuração.

Para completar, uma opinião pessoal sobre os novos temas. Vi bastante rejeição estética a eles em diversas discussões, mas posso afirmar, tendo instalado o beta 1, que minha opinião é positiva: achei bem mais bonito que o tema clássico, e os botões posicionados à esquerda da janela em nada me atrapalharam.

Nenhum comentário: