Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oque os gerentes de TI precisam saber antes de adotar o BrOffice


Muitas vezes somos chamados para apresentar o BrOffice para uma empresa. Nestes encontros, sempre surgem as mesmas perguntas. Resolvi então – para ajudar aos gerentes de TI das empresas que querem conhecer o BrOffice e para as empresas que prestam este serviço, escrever através de perguntas e respostas algumas verdades e mentiras que nos deparamos.
01 – O BrOffice é igual ao Office?
Não. É um programa concorrente que tem alguns recursos em menus diferentes. Alguns nomes de funções no Calc (planilha eletrônica) são diferentes como a função SOMASES da versão Office 2007 que tem que ser trocada pela SOMARPRODUTO.
Nota: Esta função SOMASES é apenas da versão Office 2007, aberto em versões anteriores como no Office 2003, a mesma não funciona.


02 – Quanto a análise por usuários e não pelo pessoal de TI, que resultados podemos obter?
Variáveis. Pois sem o conhecimento das características do BrOffice o que ocorrer de diferente poderá ser considerado falha do programa. E os usuários que irão testar o BrOffice não irão passar muito tempo deixando os seus afazeres até encontrar a solução que venha a suprir a sua necessidade. Este papel é a de uma consultoria. Isto quer dizer que simplesmente instalar o BrOffice nos micros da empresa e esperar que tudo saia bem é um erro gravíssimo.Talvez o maior dos erros pois em muitos casos nem mesmo o pessoal de TI conhece o BrOffice. este trabalho tem que ser feito em conjunto com um profissional que conheça o BrOffice para que os resultados possam ser melhor interpretados.
03 – O Office será eliminado 100% da uma empresa?
Não – infelizmente. Alguns recursos possuem nomes diferentes ou estão em outros menus ou não existem por enquanto. E alguns setores que trocam aquivos EDITÁVEIS com outras empresas/ pessoas, talvez terão que permanecer com o Office. O papel de uma consultoria é identificar quais realmente necessitam manter o Office e o porque.
Também temos resultados positivos com migração em 100%, mas é raro.
04 – Se não é para eliminar toda a despesa com licença, por que devo usar o BrOffice?
Economia. Se for possível migrar (passar a usar o BrOffice) em 30% dos computadores, teremos então uma economia significativa. Estes 30% referentes ao valor que seria pago pelas licenças não é obtido em desconto, ou seja mesmo com treinamento obtemos economia.
05 – As licenças tem duração?
Sim. O problema do pagamento com licenças é que as mesmas precisam ser constantemente renovadas. O mais “interessante” é que a empresa não se torna dona do software – pois não pode por exemplo usar em um novo computador que isto será crime. Então se a empresa tem hoje 100 micros e 100 licenças, se compro mais 10 micros e usar as mesmas licenças neste, estará a empresa comentendo crime de pirataria de software. Sendo necessário adquirir mais licenças.
06 – O BrOffice é um programa de aventureiros?
Não. O projeto internacional data de 2000 (http://about.openoffice.org/index.html). No Brasil o mesmo está presente desde 2002 (http://www.broffice.org/sobre).
Empresas como: Banco do Brasil, Petrobrás, Itaipú, FIRJAN, FIEC, diversos ministérios e instituições por todos o Brasil usam BrOffice. O Governo do Estado do Ceará em todas as suas secretarias, Prefeitura de Fortaleza (escolas públicas tem hoje laboratório de informática graças a adoção de Linux e BrOffice que gerou economia para a infra-estrutura das mesmas), Grupo J.Macêdo, Marisol (desde 2004), Correios, dentre várias outras fazem uso do BrOffice há muitos anos o que demonstra que a produtividade, qualidade, e diretrizes das mesmas não foram modificadas por causa da escolha do BrOffice.
07 – É necessário treinamento para que uma empresa passe a usar o BrOffice?
Sim. As pessoas são resistentes a mudança quando a mesma é imposta. Faça um teste simples. Cruze os seus braços. Veja qual braço está por cima. Descruze os braços e cubra novamente mas desta vez, o braço que estava por cima ficará por baixo… Incomoda não?… Saiba que sempre que saimos de nossa zona de conforto não achamos isto vantajoso.
Quando apenas instalamos o BrOffice nos computadores dos usuários,saiba que estamos tirando os mesmos de suas zonas de conforto. É fato mais que comprovado que empresas que possuem muitas reclamações sobre o BrOffice, são aquelas que não tiverão um treinamento eficaz no mesmo. Nem mesmo uma palestra e se quer foi mostrado onde os usuários podem tirar as suas dúvidas como nas listas de discussão, Rau-Tu, dentre outras formas de ajuda.
08 – O BrOffice é incompatível com o Office da Microsoft®?
Não. Veja bem. Se um usuário tem a versão do Office 2007 e manda um arquivo para um outro usuário que tem a versão 2003 – sem modificar o seu formato para a versão indicada, o usuário que recebe não poderá abrir este arquivo. Entretanto, se este usuário tiver o BrOffice poderá no mínimo abrir este arquivo independente se o recebe na versão 2007 ou na versão 2003.
Então quem é incompatível? Um programa de uma empresa que não consegue abrir documentos feitos em seu mesmo programa porém de versões diferentes ou um programa diferente que no mínimo irá abrir o arquivo de qualquer outra versão? Então parem com esta coisa de dizer que o BrOffice é incompatível com o Office. O Office é que é incompatível até com ele mesmo.
Bom é isto. Espero que agora tenhamos mais argumentos e respostas para as perguntas que mais recebemos em reuniões com a equipe de TI e empresários.

Nenhum comentário: