Decisão Estratégica da Caixa
O uso do Software Livre na CAIXA é uma decisão estratégica, plenamente alinhada com seus propósitos de Banco 100% público, que integra negócios financeiros, sociais e de desenvolvimento urbano.
A Vice-Presidência de Tecnologia da Informação da Caixa é responsável por disseminar e coordenar as ações e iniciativas de Software Livre, agrupadas num único projeto corporativo, o CAIXA SOFTWARE LIVRE. A decisão estratégica de pesquisar, desenvolver, utilizar e disponibilizar softwares livres é uma política ligada ao conhecimento, a independência e a necessidade de estimular o desenvolvimento de inteligências dentro da comunidade brasileira.
O Software Livre chegou à CAIXA há muitos anos, mas apenas em 2003 a empresa sistematizou sua adesão à plataforma de código aberto, através de projetos corporativos definidos no Plano Diretor de Tecnologia da Informação que contemplava um programa estruturado de migração para o mundo do código aberto.
LinuxPark2008 - Principais projetos de Software Livre da Caixa Econômica Federal
Assista aqui, o vídeo onde Clarice Coppetti, VP de Tecnologia da Caixa – e a equipe de tecnologia falam sobre as razões e benefícios da adoção de software livre na Caixa.
4Linux dentro da Caixa

A 4Linux, empresa especializada em treinamentos, consultoria e suporte em linux , Infra-estrutura Java, JBoss e Softwares Livres, foi a vencedora desse pregão e, desde 11 de outubro de 2006, vem trabalhando nestes projetos de Softwares Livres. "Nós da 4Linux, nos sentimos muito orgulhosos e felizes de poder trabalhar em parceria com a Caixa Econômica Federal, que tem uma equipe técnica visionária e competente” comenta Rodolfo Gobbi Diretor Geral da 4Linux.
De 2006 até o presente momento algumas grandes conquistas já foram alcançadas e algumas delas tiveram participação da 4Linux.
São dezenas de iniciativas que usam Software Livre dentro da Caixa e as que tiveram participação da 4linux foram:
- Loterias - Terminal financeiro lotérico (TFL)
- Transações bancárias - Infra-estrutura Multicanal
- Customização de Distribuição Linux Debian
- Universidade Corporativa CAIXA
- Servidor Corporativo de Fax
- Serviços de Diretórios com OpenLdap
Dois projetos são disponibilizados pela CAIXA no Portal do Software Público Brasileiro:
- Minuano – Transmissão de Áudio e Vídeo
- Curupira – Sistema de Controle de Impressão
Novidades estão a caminho...
Além dos projetos citados, outros de menor porte já estão em uso dentro da Caixa e outros estão em fase adiantada de implementação e logo serão colocados em produção. Dentre os projetos que estão a caminho e que a 4linux está envolvida podemos citar:
- ICP Livre – solução de infra estrutura de chaves públicas em software livre
- Correio eletrônico livre usando Expresso Livre
- Solução de portal livre usando exo platform
- Uso intensivo do Broffice.org em 90.000 estações de trabalho
- Sistema de mensageria interna usando EJabberD
Receba as novidades da 4Linux em seu e-mail. Clique aqui.
Loterias - Terminal Financeiro Lotérico (TFL)
O sistema de loterias, cujos terminais financeiros lotéricos usam Linux e estão bem estáveis. Prova disso é que o sistema iniciou o ano de 2007 com números recordes.

O novo sistema de loterias e correspondentes bancários desenvolvido e administrado pela CAIXA é o primeiro e, por enquanto, único no mundo a usar Linux nos terminais que integram tanto as apostas lotéricas como as transações bancárias.
No mês de outubro de 2006, em Cingapura, durante um encontro mundial com outros 70 governos que administram suas loterias, a CAIXA apresentou seu sistema de loterias. Na ocasião, representantes de diferentes países se mostraram interessados em visitar o Brasil para conhecer em detalhes o sistema usado na instituição brasileira, com Linux e padrões abertos. O fato de integrar transações lotéricas e financeiras foi o que chamou a atenção dos participantes."Esse interesse de outros países em nosso sistema é um exemplo de como o software livre pode gerar demanda para as empresas brasileiras que prestam serviço em software livre", explica Clarice Coppetti, vice-presidente de Tecnologia da CAIXA.
Transações bancárias - Infra-estrutura Multicanal

Este novo ambiente ganhou o nome de Multicanal.
A Caixa escolheu a tecnologia JAVA EE e precisava decidir qual a infra-estrutra que apresentava a melhor relação custo-benefício para rodar esta aplicação e decidiu fazer um teste de benchmark. A CAIXA considerou 3 plataformas já existentes em seu ambiente de TI:
- plataforma alta: zSeriesIBM/ zOS/ DB2 / Websphere
- plataforma intermediária: Sparc-Solaris-Oracle-SJSAS
- plataforma baixa: x86-Linux-PostsgreSQL-Jboss
A Caixa solicitou para os fornecedores (entre eles a 4Linux) que montassem o ambiente de hardware e software para os testes de “ estresse da solução Multicanal”. Como os outros fornecedores, a 4Linux construiu o ambiente para receber a aplicação Multicanal e fez inúmeros ajustes de tuning para que a infra-estrutura tivesse a melhor performace. Durante os testes (todos os fornecedores) o ambiente que a 4Linux montou ultrapassou o número mínimo de 700 transações por segundos exigidos pela CAIXA, comprovando que este tipo de infra-estrutura baseado em software livre teria então condições de suportar a aplicação Multicanal.
A 4Linux utilizou neste projeto os seguintes Softwares Livres:
- Sistema operacional : Linux - distribuição Debian
- Servidor de Aplicações Java : Jboss
- Banco de Dados : PostgreSQL
Durante os testes, a solução baseada em Software Livre construída pela 4Linux se mostrou com a melhor relação custo por transação por segundo e foi a
"maddog" conhece o projeto Multicanalescolhida pela CAIXA para suportar a infra-estrutura do Multicanal.

Atualmente o ambiente multicanal atende mais de 20.000 ATMs, picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia, com mais de 18.000.000 de
transações de banco de dados por dia. Passam pelo multicanal mais de R$ 1 bilhão por mês.

A aplicação Java que roda na infra-estrutura multicanal construida pela 4Linux, não foi desenvolvida pela 4Linux.
Customização de Distribuição Linux Debian
A Caixa fez a sua opção pela distribuição Debian e baseado nele gerou alguma customizações específicas para suas necessidades. Além do TFL (Terminal Financeiro Lotérico), a EF (estação financeira), AT ( atms) e a ET (estação de trabalho) são Debian customizado para fins específicos.
Jon 'maddog' Hall mostra as vantagens de se utilizar software livre para estimular a inovação.
A 4Linux trabalhou juntamente com a Caixa na geração destas imagens customizadas. Para mostrar como o Linux e o Software Livre permite gerar inovação dentro do ambiente bancário, a 4Linux em parceria com a Caixa gerou um vídeo onde Jon 'maddog' Hall mostra as vantagens de se usar software livre para estimular a inovação.
Universidade Corporativa Caixa

A 4Linux também prestou suporte aos desenvolvedores e modificou a infra-estrutura para adequá-la a grandes cargas.
Servidor Corporativo de Fax
Solução para envio e recebimento de fax utilizando tecnologias livres: Hilafax, Asterisk, Avantfax e IAXmodem.
Serviços de Diretórios com OpenLDAP
Implantação de serviço de diretório LDAP que permite autenticação de estações Linux e Windows, possibilitando a integração ao serviço atualmente em uso, o AD - Microsoft Active Directory.
Minuano - Transmissão de Áudio e Vídeo
Sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a Intranet CAIXA e ou Internet. Utilizado para vídeo-conferências entre regionais, permite uma redução significativa de custos com deslocamentos. Este foi o segundo sistema a ser disponibilizado pela CAIXA no Portal do Software Público Brasileiro. Acesse e participe.
Curupira - Sistema de Controle de Impressão
Apesar de não ter sido criada pela 4Linux, atualmente prestamos suporte a aplicação batizada de Curupira. Esta aplicação, em homenagem ao personagem da cultura popular que representa o defensor das matas, foi desenvolvida utilizando código aberto e executada sobre o sistema operacional Linux. Este foi o primeiro sistema a ser disponibilizado pela CAIXA no Portal do Software Público Brasileiro.
Portal este, que proporcionará um ambiente colaborativo para os usuários, criando um espaço onde o software poderá ser utilizado e melhorado livremente por outros órgãos governamentais e pela sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário