Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Google lança framework open source para comunicação em tempo real no navegador

O Google lançou um framework para "comunicações em tempo real no navegador", chamado WebRTC, em código aberto. O projeto é uma implementação da proposta de fornecer meios para que desenvolvedores criem aplicativos de bate-papo e conferências em vídeo e áudio que podem ser executadas dentro do navegador web, usando APIs JavaScript para controlar conexões e a transcodificação de som e imagem.
Com essa tecnologia, um site de rede social pode conectar amigos usando bate-papos em vídeo com WebRTC ou um site de desenvolvimento colaborativo pode criar conferências em áudio para os times dos projetos. A iniciativa WebRTC já conta com o suporte do Google e da Mozilla.
Os codecs do WebRTC e sua propriedade intelectual são todos livres de royalties, e seu código-fonte está disponível sob uma licença BSD. O Google obteve a tecnologia de áudio presente no sistema quando adquiriu a Global IP Solutions em maio de 2010. A empresa era conhecida por dois codecs de voz, o iLBC para banda estreita e o iSAC para banda larga. Esses codecs, associados com o codec de vídeo VP8 do Google são agregados em um bloco de dados que inclui também a tecnologia de comunicação em redes usada no libjingle, do Google Talk. Dessa forma, esse bloco de comunicação consegue lidar com passagens por NAT e firewalls, implementar buffering, supressão de erros nos fluxos de áudio e vídeo e ainda oferece suporte para conexões ponto-a-ponto.
O Google Talk já usa o iSAC como codec padrão e a empresa afirma que já está nos estágios iniciais de implementação do WebRTC para o Google Talk e o Android. De acordo com a sessão de perguntas e respostas do projeto, a API já está em desenvolvimento, mas já existe um esforço junto à WHATWGW3C e IETF para se criar uma API estável para ser implementada em alguns navegadores. Uma vez estabelecido essa versão, o desenvolvimento deve manter compatibilidade reversa e interoperabilidade.
O código-fonte do WebRTC está disponível na página do projeto no Google Code.
Fonte: h-online, em inglês.

Nenhum comentário: