Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Anunciado PC 100% compatível com software livre (na Europa)


Resta descobrir o tamanho do nicho de consumidores para quem as 2 condições simultâneas (PC pré-configurado com configuração padronizada, e 100% de compatibilidade com drivers free software) tenham apelo. Mas não há dúvida de que a descrição inclui um fator interessante: o computador do Open-PC “usa apenas hardware para os quais haja drivers em software livre”.
Ainda não está à venda na loja da esquina europeia mais próxima (dizem que estará no final de fevereiro ) mas a etiqueta de preço já está exposta: são 359 euros pelo Open PC-1 com seu Atom N330 1,6GHz, 3GB de RAM, 160GB de disco, placa de vídeo intel 950 e placa-mãe ASRock.
O design me chamou a atenção, pois evoca saudosa memória de uma estação de trabalho Compaq (ou será que era Digital?) que eu usava lá por 1999.
Ele vem com uma distribuição Linux instalada, e o ambiente é baseado no KDE – aliás, o KDE ganha 10 euros a cada máquina vendida.
Não sei se é Stallman-approved (ou ao menos Stallman-ready), mas se isso for divulgado, eu aviso vocês. (viahardware.slashdot.org)

Nenhum comentário: