Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MS não pretende processar o Ylmf OS, pelo menos por enquanto

As tentativas de criar um sistema baseado em Linux com aparência de Windows são velhas, o gerenciador de janelas Blanes (brasileiro!) que o diga (no tempo em que o Windows 9x/2000 eram populares). Ele chegou a ser usado até em Infocentros do Acessa SP quando trocaram os computadores locais com Windows 98 por terminais de acesso remoto com Linux, talvez para que os usuários estrassem menos.

blanes


Tela do Blanes


Depois de tantas outras tentativas (Famelix, também brasileiro; Lindows, que teve que mudar o nome por encrencas com a MS) os chineses chegaram a algo mais "realista" com o Ylmf OS no final do ano passado, que imita o Windows XP a começar pela tela de login. Como noticiado inclusive aqui no GdH, ele é baseado no Ubuntu, é gratuito e livre para modificações (nada de anormal), só que está disponível apenas em chinês (se bem que dá para instalar pacotes de idiomas, já que a maioria das aplicações são as conhecidas...). 

ylmf

Como o visual imita "muito" o XP, incluindo uso de ícones e outras coisas que podem ser consideradas propriedades intelectuais da Microsoft, o pessoal do ArsTechnica contatou a MS para ver o que ela pensa a respeito. A resposta, curiosamente, é "não estamos nem aí por enquanto" (em outras palavras). 

Numa tradução livre, um representante da MS respondeu ao Ars Technica: "Não testamos o código aqui, mas assumindo que é uma implementação de Linux, acreditamos que as leis existentes sobre pirataria de software não se aplicam nesse caso". A dificuldade de lidar com os direitos de propriedade intelectual em diferentes regiões também desanimam a empresa de tentar algo, pelo menos por enquanto. Ou seja, o Ylmf OS está livre de processos, por mais estranho que isso possa parecer uma vez que lida com a MS. Vamos ver no futuro.

Leia mais no ArsTechnica e OS News

Nenhum comentário: