
Depois de tantas outras tentativas (Famelix, também brasileiro; Lindows, que teve que mudar o nome por encrencas com a MS) os chineses chegaram a algo mais "realista" com o Ylmf OS no final do ano passado, que imita o Windows XP a começar pela tela de login. Como noticiado inclusive aqui no GdH, ele é baseado no Ubuntu, é gratuito e livre para modificações (nada de anormal), só que está disponível apenas em chinês (se bem que dá para instalar pacotes de idiomas, já que a maioria das aplicações são as conhecidas...).

Como o visual imita "muito" o XP, incluindo uso de ícones e outras coisas que podem ser consideradas propriedades intelectuais da Microsoft, o pessoal do ArsTechnica contatou a MS para ver o que ela pensa a respeito. A resposta, curiosamente, é "não estamos nem aí por enquanto" (em outras palavras).
Numa tradução livre, um representante da MS respondeu ao Ars Technica: "Não testamos o código aqui, mas assumindo que é uma implementação de Linux, acreditamos que as leis existentes sobre pirataria de software não se aplicam nesse caso". A dificuldade de lidar com os direitos de propriedade intelectual em diferentes regiões também desanimam a empresa de tentar algo, pelo menos por enquanto. Ou seja, o Ylmf OS está livre de processos, por mais estranho que isso possa parecer uma vez que lida com a MS. Vamos ver no futuro.
Leia mais no ArsTechnica e OS News
Nenhum comentário:
Postar um comentário