Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Guitarra digital opera com Linux e touchscreen


O que me horroriza naturalmente não é a presença do Linux, mas sim a idéia de uma guitarra sem cordas – apesar do alerta da empresa, reproduzido no post da Priscila Jordão no Gadgets Info, de que o fabricante “deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica. Não há como os sons em MIDI desta guitarra competirem com a beleza da vibração de cordas. A idéia é curtir os efeitos digitais mesmo”.


Minha guitarra também tem o Tux

Guitarra com tux por guitarra com tux, prefiro a minha, uma humilde imitação da Fender Stratocaster com um adesivo do “Tux Classic” colado entre 2 dos captadores. E com 6 cordas de verdade, afinação e todas as maravilhas sonoras analógicas que podemos esperar de uma guitarra de verdade, ainda que modesta.
Brincadeiras à parte, pro pessoal da música eletrônica talvez este instrumento digital seja um prato cheio, e eles achem a minha Strato um horror. A conferir.

Popout

Segue trecho do Gadgets Info:
As guitarras elétricas mudaram a história da música, e não parece que esta guitarra digital vai fazer o mesmo. Mas ela tem um funcionamento bem bacana: sem cordas, é controlada por uma tela sensível ao toque e sensores no braço.
A mão esquerda controla no braço que notas tocar e a direita, na tela, o tempo e a intensidade das notas. Em MIDI, o som da guitarra é completamente eletrônico, o que é legal por um motivo: os efeitos. Diferente das guitarras elétricas, não é necessário usar pedais para fazer efeitos, ou tirar a mão das cordas para acertar botões ou tremolos. Isso deve permitir o uso de distorções em praticamente toda a música.  Segundo a fabricante, a australiana Misa, dá para controlar afinação e velocidade na tela.
Mas defensores das cordas, não se irritem. A Misa deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica. Não há como os sons em MIDI desta guitarra competirem com a beleza da vibração de cordas. A idéia é curtir os efeitos digitais mesmo.
A Misa Digital Guitar é operada pelo  Linux kernel 2.6.31, o que significa que os músicos-programadores podem fazer a festa com o software open-source. Seu preço não está anunciado no site da Misa. (via info.abril.com.br)

Nenhum comentário: