Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aprenda HTML 5 com tutoriais do Google

O Google reforçou a divulgação de um site para promover o HTML 5, tão falado novo recurso da web (que o navegador mais usado, por sinal, ainda vai levar um tempinho para aprender; o que pode ser remediado temporariamente com o Chrome Frame).
Quem desenvolve para web não pode ficar de fora das novidades, os comandos as marcações do HTML 4.0 estão de cabelos brancos mas muitas delas continuam no 5, só que há todo um novo mundo de possibilidades pela frente. Ou melhor, nem tão pela frente assim, é para já mesmo, uma vez que a maioria dos navegadores já suportam boa parte das especificações em "beta" (Chrome, Firefox, Opera, Safari...). Ou seja, se você mexe com HTML de alguma forma, é bom ficar ligado no HTML 5 e aprender seus conceitos desde já.
O site divulgado é HTML5 Rocks, que traz exemplos e tutoriais diversos. Para quem quer começar no HTML 5 uma boa sugestão do site é o livro virtual Dive Into HTML 5, que começa contando a história de alguns elementos do HTML e a forma que eles adotam na versão 5 (além das novidades, é claro).
Uma apresentação interativa mostra exemplos rápidos dos novos recursos. Na verdade ao ouvir "HTML 5" pensa-se apenas em "HTML". Mas não é bem assim, JavaScript e CSS 3 estão bem unidos no HTML 5. Com essa linguagem é possível criar partes do site que funcionam offline, ter recursos de arrastar e soltar, editor de imagens, player de áudio e vídeo sem dificuldade, identificar geolocalização, formatar textos e cantos "bonitos" sem precisar de imagens, entre muitas outras coisas.
Com o site dá para aprender a desenvolver muita coisa, sem precisar comprar livros ou fazer cursos pagos - pelo menos para quem já domina um pouco da área com as tecnologias anteriores, além de leitura em inglês, é claro..

Nenhum comentário: