Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ripando DVDs com um gerador de comandos para o Mencoder


O Mencoder é o integrante da família Mplayer que, chamado via linha de comando ou diversos front-ends, se responsabiliza por converter formatos de vídeo e áudio com enorme variedade de configurações, padrões e opções – só que dominar todos os detalhes dos seus parâmetros é para poucos.

E as alternativas para facilitar isso são muita, inclusive os já mencionados front-ends, e um sem-número de “colas” de parâmetros, que listam as opções mais usadas para fazer uma série de operações comuns.

Eu já tive minha própria cola de parâmetros do Mencoder, com exemplos de comandos completos para, por exemplo, converter um vídeo para assistir no Palm, ou extrair o áudio de um show. Ela era sucessora e herdeira de outras colas anteriores, como a que (ainda no início da década) me facilitava a vida com o venerável cdrecorder na hora de fazer backup de um CD do PSX, ou gerar um CD bootável a partir de uma imagem de disquete de alguma mini-distribuição de Linux (bons tempos).

Mas esta solução do Quadpoint dá um passo além: ela apresenta um formulário com várias opções possíveis na hora de ripar um DVD (crop, redimensionamento, operações com o volume de áudio, etc.) para você preencher, e depois gera um comando pronto do Mencoder para você copiar e colar em um terminal.

Pessoalmente prefiro lidar com as restrições de interfaces gráficas disponíveis para a mesma operação (que facilitam as operações que costumo fazer), do que voltar a tentar acompanhar os parâmetros do Mencoder adequados a cada novo dispositivo e volume multimídia que aparece por aqui, mas ter a opção é bom, e divulgá-la faz parte ;-) (via omgubuntu.co.uk)

Nenhum comentário: