Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Encurtador de URLs do Google é aberto ao público com novo site

O Google deu ao seu serviço de encurtamento de URLs um site próprio, o gool.gl. A gigante das buscas afirma que lançou o site porque os usuários estavam pedindo por um caminho direto para utilizarem o serviço. O Google quer torná-lo o mais estável, seguro e rápido redutor de URLs da Web, e até agora os progressos foram:
  • Estabilidade: uptime de quase 100 por cento desde o lançamento inicial, e melhorias contínuas têm sido feitas para mantê-lo mais estável e robusto.
  • Segurança: adicionada a detecção automática de spam, baseada no mesmo tipo de tecnologia de filtragem utilizada no Gmail.
  • Velocidade: mais do que duplicou em pouco mais de nove meses.
Agora, quando você acessar a sua conta do Google, verá uma lista de URLs que você tenha encurtado no passado. O link de detalhes mostrará dados analíticos em tempo real, incluindo tráfego, referências e perfis dos visitantes. A empresa pretende lançar uma API oficial para o goo.gl que permitirá aos desenvolvedores encurtarem, expandirem e visualizarem estatísticas de suas URLs diretamente de seus aplicativos.
O serviço permite ainda adicionar ".info" ao final do link goo.gl para visualizar maiores informações, ou .qr pra ver o código QR. Por exemplo, http://goo.gl/4zYc é o link encurtado para esta notícia; ao digitar http://goo.gl/4zYc.info você verá maiores dados sobre a página.
Vale lembrar que o Google introduziu o encurtador de URLs em dezembro, como parte do Google Toolbar e do Feedburner, que ela comprou em junho de 2007. Desde o lançamento inicial, a tecnologia tem sido integrada em vários outros produtos do Google, incluindo as notícias, Blogger, mapas, e álbuns Picasa.

Nenhum comentário: