Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lançado Ubuntu 10.10: novo instalador, nova fonte, ainda mais fácil de usar

Ontem, dia 10/10/10, foi lançado o Ubuntu 10.10, nova atualização da distro mais popular para usuários comuns. Várias melhorias foram aplicadas no sistema como um todo, mas a essência continua a mesma: fornecer um sistema prático para qualquer um usar sem se preocupar em saber como as coisas funcionam por trás das interfaces. E agora o Ubuntu 10.10 está ainda mais prático, a começar pela instalação.
O instalador foi redesenhado, mostrando slides mais informativos para o usuário. As etapas de instalação continuam fáceis de entender, e agora há um extra muito bem vindo para os novatos: a possibilidade de instalar o Fluendo MP3 junto com o sistema, apenas marcando um item no instalador, sem se preocupar em adicionar repositórios ou correr atrás de soluções desesperadas para tocar as músicas mais comuns (embora possa ser necessária alguma pesquisa para os leigos quanto aos outros formatos de arquivos).
Isso serve também para outros tipos de softwares proprietários, como o Flash Player e alguns drivers. Distros não mantidas por empresas, como o Mint ou o antigo Kurumin normalmente não se preocupam com a questão de patentes e incluem por padrão esses softwares, mas a inclusão deles em distros grandes é complicada. A Canonical conseguiu melhorar essa situação, ao mesmo tempo, sem infringir direitos de terceiros, por meio de acordos. Apesar disso o Ubuntu continua gratuito, e pelo que parece nunca será pago, afinal a gratuidade é um dos princípios dele (veja mais em Ajuda > Sobre o Ubuntu). Quase sempre as distros grandes mantidas por empresas que oferecem diretamente (ou facilitam) codecs e outros "extras" cobram alguma quantia do usuário, funcionando quase como um shareware - apesar de ser possível "piratear" os codecs com pacotes de terceiros, já que as maiores restrições citadas na mídia são nos EUA.
O novo instalador se oferece para baixar atualizações antes de colocar o sistema no HD, o que pode ser bom ou ruim. Daqui algumas semanas ou meses é de se imaginar que o volume de dados transferidos seja significante, a ponto de ser recomendável desmarcar este item na instalação se você quiser algo rápido.
A central de software teve o visual melhorado, incluindo divisão em categorias como "Destaque" e "O que há de novo". Ela agora tem um histórico das ações realizadas.
A aparência foi levemente alterada, porém com uma mudança que vai fazer parte constante do dia-a-dia dos usuários: a nova família de fontes do Ubuntu torna a visualização dos textos bastante agradável. Escolher uma fonte não é algo simples, já que deve ser algo "neutro" e que sirva para todos. Aparentemente a fonte do Ubuntu cumpre bem esse papel, sem perder o toque de modernidade e elegância.
Além da fonte, como se vê, os botões das janelas do tema padrão também foram redesenhados, ficando mais fácil de identificá-los com base no que se vê pelos outros sistemas (um tracinho para minimizar e um quadrinho para maximizar). Assim como na versão 10.04, a posição deles foi mantida à esquerda no tema padrão.
Ainda em termos de visual, a cor da seleção "laranja" está mais forte, contrastando melhor com o tema escuro.
O Gnome foi atualizado para a versão 2.32, incluindo a API de configurações com o dconf. O Evolution 2.30 é mais rápido do que a versão que vinha no 10.04 LTS. O Shotwell fica no lugar do F-Spot como gerenciador de fotos. O Gwibber foi atualizado para suportar a alteração recente no sistema de autenticação do Twitter, e também teve melhorias de desempenho. Há mais integração entre o desktop e o Nautilus com o serviço de armazenamento na internet Ubuntu One. O indicador de som na barra de tarefas facilita navegar nas músicas do Rhythmbox sem precisar alternar para a janela do programa. Além desses vários outros programas receberam alguma atenção especial, tendo melhorias aqui e ali.
Além do tradicional Ubuntu com Gnome, foram publicadas também as versões Netbook, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu e o alternativo Lubuntu, com LXDE (ambiente leve).
As notas de versão trazem mais detalhes. O download pode ser feito nessa página.

Nenhum comentário: