Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Google e Verizon Lançando Tablet para Competir com iPad

Parece que o Google resolveu se ancorar definitivamente na parceria com a Verizon, não somente para o mercado de smartphones embarcados com o sistema operacional Android, mas também para o lançamento de um tablet que seria o concorrente direto do iPad da Apple. E teremos início a uma nova guerra no mecado digital. A confirmação desta recente parceria veio do Wall Street Journal (WSJ), que confirmou o interesse do Google em lançar no mercado em parceria com a Verizon Wireless, um computador Tablet.

É claro que ninguém ainda conhece os detalhes desse suposto produto, como sistema operacional, fabricante, ou mesmo a data de lançamento do produto. A duvida em relação ao sistema operacional, é que para um Tablet, o Google poderia optar tanto pelo Android, quanto pelo Chrome, dependendo apenas do hardware e das capacidades de uso que as empresas desejem para seus usuários.

Quanto ao fabricante, a parceria que o Google tem com a HTC na produção de seus smartphones pode render uma expansão de negócios com a empresa, a não ser que o Google ache muito prejudicial a recente pressão que a HTC vem sofrido da Apple, e do recente acordo da HTC com a Microsoft, ambos com relação a patentes. Já a data de lançamento, espera-se que o Google e a Verizon Wireless não deixem passar essa chance, e possam lançar esse projeto conjunto de Tablet, ainda neste ano de 2010.

E qual a participação de ambas as empresas? Provavelmente o Google projetará o brinquedo para ser, dentre outras coisas, 100 por cento Verizon, permitindo assim que a companhia tenha exclusividade na comercialização do produto dentro dos planos de acesso sem fio a Internet.

Mal a Apple havia anunciado em janeiro deste ano, que pretendia lançar seu proclamado iPad, o Google não teria perdido tempo, e já anunciado uma simulação de Tablet, que seria capaz de superar o produto da Apple em vários pontos de análise, mas os dois principais seriam recursos de conexão (USB, bluetooth, etc), e liberdade de interação. Parece que o iPad da Apple veio para mostrar o que a empresa realmente quer comercializar daqui em diante, são produtos fechados em todos os sentidos.

O tablet da Apple vem com muito pouca "conectividade". Um exemplo clássico é a inexistência de portas USB padrão neste dispositivo. Há limitações na quantidade de memória disponível, e o sistema operacional não permite multi-threading, o que torna o "uso" bem "limitado". Outro grande desfalque no produto é a ausência de câmera, seja para vídeo-conferência, seja para fotos.

Quanto a ser um produto fechado, não somente um hardware específico com software específico, mas também a incapacidade de interagir mais profundamente com seu produto, no que se refere a configurações, ou mesmo ajustes finos, instalações de software de terceiros, etc. Tudo é controlado neste dispositivo, reduzindo ainda mais as chances de seus proprietários de interagir, que não seja com que o aparelho permita, e da maneira que ele assim desejar.

E o Google não perderia a oportunidade de lançar um produto que faça tudo que o iPad faz, e melhor, que tenha todas as capacidades do iPad, e muito mais. Só para se ter uma idéia, o CEO da Verizon já declarou para o WSJ que a ambos estão procurando todas os projetos que estão arquivados no Google, que poderiam ser colocados em um Tablet, e com isso, levar uma experiẽncia fantástica para o usuário".

E essa notícia não é nenhuma novidade, já que rumores afirmam que o próprio CEO do Google, mês passado, já havia dito a amigos que a empresa estaria desenvolvendo um dispositivo no formato de um Tablet. Claro que, por ser um rumor, ainda mais vindo de uma técnica chamada de "telefone-sem-fio" (vulgo: conversa de orelha a orelha), poderia ter se tornado um enorme e descabido boato. Mas parece que para nossa sorte, tudo não passava da mais pura verdade.

Nenhum comentário: