Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 11 de maio de 2010

Metrô SP terá sinalização digital com Linux


SÃO PAULO – A partir de julho, 51 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo contarão com um novo sistema de sinalização digital rodando por meio de um computador com Linux.


Desenvolvida pela Sony em parceria com a Alstom, empresa francesa que ganhou a licitação para participar do projeto de expansão do metrô, a tecnologia levará mensagens a 900 monitores LCD Bravia espalhados pelas plataformas escolhidas.


De acordo com as companhias, serão informados dados como tempo de chegada dos trens na plataforma, avisos institucionais e informações gerais ao público. Tudo isso regido por um servidor inserido em cada estação com software livre.


“A diferença do Linux é que, se faltar energia, o servidor já é programado para ligar e se iniciar automaticamente no ponto em que parou”, diz Armando Ishimaru, diretor da divisão profissional da Sony Brasil.


“A maioria dos outros servidores rodam Windows e, quando falta energia, exige interferência humana”.

No mesmo período em que a sinalização digital chega ao Metrô, a Sony também aplica outro projeto no transporte público com a Alstom, levando alta tecnologia para garantir a segurança das estações.

Segundo Ishimaru, serão 500 câmeras inteligentes ligadas a um sistema de monitoramento que cuidará não só da área freqüentada pelos cidadãos, mas também dos túneis e do estacionamento dos trens.


A intenção é que ocorra uma digitalização do sistema e, por isso, as câmeras analógicas serão substituídas por modelos digitais Pan Tilt Zoom, que permitem uma movimentação de 360º, para cima e para baixo.


Uma das novidades do sistema de segurança é que há um software inserido no computador residente capaz de traçar linhas de delimitação ligadas a um alarme. Desta maneira, se a câmera tracejar uma rota proibitiva na chamada “linha amarela” perto do trem, por exemplo, o sistema apitará caso alguém a ultrapasse.


Ishimaru ainda diz que o software das câmeras possui sensores que identificam se um objeto é retirado do seu lugar, o que garantirá a segurança dos monitores que terão o logotipo da Sony e de outros pertences deixados nas estações.

O plano da Sony é que, caso a experiência seja positiva, o sistema de segurança seja ampliado para outras linhas num futuro próximo.

Nenhum comentário: