Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 27 de agosto de 2010
E se tivermos que comparar duas versões de um mesmo documento, para saber o que mudou de um para o outro? Felizmente, existe uma extensão para fazer exatamente isto, chamada DeltaXML-OdtCompare.
Primeiramente, precisamos baixar a extensão. O arquivo que contém a extensão chama-se
DeltaXML-OdtCompare-1_2_0.oxt
. A versão poderá mudar, dependendo da data em que você baixar o arquivo. Este nome reflete a versão corrente no dia 25 de agosto de 2010.Para instalar a extensão, você pode fazer de duas formas: abrindo o gerenciador de extensões, no menu Ferramentas ou então você pode abrir diretamente o arquivo baixado. Imediatamente é aberto o gerenciador de extensões, solicitando sua autorização para instalar a extensão:
![]() |
Em seguida, é exibida a tela da licença da extensão. Caso concorde com os termos da licença, clique em Aceitar.
![]() |
Ao final do processo de instalação da extensão, podemos ver que a extensão está devidamente instalada e funcional:
![]() |
Para usar a extensão, use o menu Ferramentas, opção Suplementos, DeltaXML, Compare:
![]() |
A tela de uso da extensão é bastante simples. Basta fornecer o nome dos dois arquivos a serem comparados (Input 1 e Input 2) e o nome do arquivo que irá conter a comparação (Result). Isto feito, basta clicar em OK:
![]() |
Sempre é exibida uma mensagem de erro, dizendo que o programa foi projetado para trabalhar com arquivos da versão 1.1 do ODF. Na prática, eu nunca tive problemas, então, clique em Sim, para seguir em frente.
![]() |
Aqui está o resultado. Os trechos assinalados em vermelho foram removidos do segundo arquivo e os textos em verde foram acrescentados. Esta comparação sempre é feita relativamente ao segundo arquivo. Refraseando, o segundo arquivo removeu o parágrafo que está assinalado em vermelho e adicionou o último parágrafo, assinalado em verde.
![]() |
Agradecimentos: o texto de exemplo foi gerado com o auxílio do Gerador de Lero Lero, de autoria do Padre Levedo. Ideal para criar textos de faculdade que você tem certeza que o seu professor(a) não vai ler. Ou, se ler, não vai entender e achar que é algo profundo. :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário