Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fortune: Como as grandes empresas dos EUA aderiram ao código aberto


A revista Fortune publicou o artigo “How corporate America went open-source“, que faz um par interessante com o recente post sobe o “Darth Vader da Tecnologia”: ela descreve o crescimento da presença do open source nas grandes corporações dos EUA (e vice-versa) e algumas das razões que levaram a isso.

Embora a presença corporativa frequentemente cause embaraços (talvez o caso emblemático mais recente sejam as mudanças nos projetos da Sun após a aquisição pela Oracle), usualmente trata-se de situações com dois lados bastante perceptíveis: no exemplo, as aberturas de código do Java do OpenSolaris por parte da Sun foram reivindicadas e comemoradas como vitória por muitos segmentos das comunidades de software livre e código aberto.

No Brasil, onde investidas em direção ao software livre muitas vezes não tiveram continuidade ou foram explicadas essencialmente por razões ideológicas ou essencialmente pelo critério de redução do custo das unidades vendidas de algum outro produto, uma matéria como essa pode servir quando surge a dúvida sobre os modelos de negócio adotados por quem inclui o software livre em suas estratégias corporativas.

Casos mencionados, como o da Amazon, Google, Nokia e SAP, servem como exemplos vivos, e os números das pesquisas indicando presença generalizada de software livre nas grandes empresas dos EUA também são indicativos interessantes.

E, claro, os comentários presentes que permitem refletir sobre a possibilidade de a Oracle estar matando sua própria galinha de ovos de ouro ao permitir o surgimento de dúvidas sobre o grau de abertura do Java ajudam a ilustrar também o outro lado dessa moeda. (via tech.fortune.cnn.com)

Nenhum comentário: