Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Firefox com versão para a interface Metro do Windows 8


Os novos sistemas operativos por norma obrigam a alterações nos softwares que para eles foram desenvolvidos. Podem ser pequenas alterações na forma como interagem ou grandes, como o novo Windows 8 pode vir a trazer, graças à sua interface Metro.
Esta nova interface obrigará a que sejam desenvolvidas alterações profundas nas aplicações, para que se integrem de forma perfeita no novo espaço criado. É uma revolução na forma como o sistema operativo interage com os utilizadores, mas compensa o esforço que vai ser feito na alteração dos softwares.
A Mozilla já tomou consciência desse futuro e começou a alterar e a criar já uma versão específica do Mozilla para o Windows 8, em especial para a interface Metro.
Os planos da Mozilla previam que no segundo trimestre deste ano estivesse disponível um primeiro protótipo funcional do que será a versão desenvolvida para o Windows 8 e em especial para a interface Metro.
De acordo com um post no seu blog, Brian Bondy, gestor desse projecto, este ponto foi atingido. Existe já uma versão plenamente funcional para a interface Metro do Windows 8.
Para já a interface é baseada em código Fennec XUL e tem a mesma imagem que a Mozilla desenvolveu para a sua versão do Firefox para Android.
Ao terem baseado este protótipo em Fennec conseguiram ter já a possibilidade de ter multi-processos a correr, o que permitirá ter uma maior modularidade no desenvolvimento e ao mesmo tempo garante um melhor controlo e divisão de recursos sem comprometer o sistema.
A importância que a Mozilla dá a esta versão do Firefox está bem expressa nas palavras que abaixo transcrevemos.
Pretendem fazer do Firefox o browser mais usado no Windows 8, quer na versão normal usada no Ambiente de Trabalho e também na versão Metro.
Por essa razão pretendem ter uma versão plenamente funcional, com todas as mesmas capacidades do browser actualmente disponível e com uma integração perfeita na interface Metro.
If a browser is awesome on Metro, the only way to use this awesome browser in Metro is for it to become the default.
If a browser is default on Metro, it will also be default on the Desktop. If a browser does not support Metro, it is seriously at risk of losing the default browser status, and therefore significant market share. A browser without support for Metro, if default, would be taking away a Metro browser completely from the user’s computer.
Os próximos passos a serem desenvolvidos pretendem integrar o Firefox de forma total na interface Metro. Pretendem que este esteja disponível em todas as áreas e em todas as funcionalidades do Windows 8.
A interface Metro veio para ficar e será a nova cara do Windows. Resta apenas a quem desenvolve software começar a criar formas de trazer os seus programas para esta nova interface.
Dependendo da integração que conseguirem vão ter maior ou menor sucesso. E empresas como a Mozilla não se podem dar ao luxo de menosprezar uma oportunidade destas.
É certo que a concorrência vai contra-atacar e em breve outras propostas surgiram, mas para já, para além da Microsoft apenas a Mozilla tem trabalho prático para mostrar e isso significa que muito em breve vão surgir funcionais para os utilizadores começarem a testar e a usar.[via]

Nenhum comentário: