Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mozilla lança jogo massively multiplayer para demonstrar o poder do HTML 5


Para demonstrar o que está sendo atingido com a evolução do HTML 5, a Mozilla lançou junto com o pessoal da Little Workshop o game BrowserQuest, um massively multiplayer. Ele é baseado num mundo 2D com estilo antigo, mas o objetivo é mostrar como tudo é possível sem usar plugins nem ficar preso a uma determinada plataforma.
O jogo pode ser acessado em browserquest.mozilla.org.
O destaque do aplicativo web se dá no uso de WebSockets, que permitem interagir com servidores usando uma comunicação bidirecional sem complicações, oferecendo tempo de resposta ágil o suficiente para um multiplayer. O código do servidor roda no Node.js. Interessados podem verificar o código fonte no Github. Os status dos servidores podem ser conferidos nesta página.
Além dos WebSockets muitas outras coisas do HTML 5 são exploradas ativamente, como o elemento Canvas para desenhar o mundo 2D; Web workers, que permitem iniciar o mapa grande e exibir só o que for necessário, evitando deixar a página lenta; localStorage para salvar o personagem; Media Queries do CSS3 para permitir redimensionamento da tela sem afetar o jogo, além de facilitar o uso em várias plataformas e navegadores; e as funções de áudio do HTML 5.
Como é baseado em projetos de padrões web já largamente adotados pelos navegadores, o BrowserQuest deve funcionar no Firefox, Chrome e Safari. ele também é compatível com o navegador do iOS e o Firefox for Android. Confira um pouco mais sobre o projeto no blog da Mozilla.
O potencial do HTML 5 é muito grande. Se tudo isso é possível fazer com o que já temos em mãos, daqui alguns meses e anos muitas coisas melhores poderão surgir, já que vários grupos desenvolvem continuamente as especificações. Para os usuários e desenvolvedores só há pontos positivos, uma vez que o código é exatamente o mesmo para todas as plataformas.

Nenhum comentário: