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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estudo explica como revendedores impedem que o Linux entre no mercado


A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP)publicou um estudo que busca explicar os problemas que fabricantes de laptops enfrentam quando tentam introduzir sistemas pré-instalados com Linux no mercado. O relatório, intitulado "Laptop retail oligopoly: the unnoticed digital divide", analisa o mercado atual de notebooks com a ajuda de teoria dos jogos que e conclue que ele está "preso a uma configuração que não é eficiente" e não beneficia os consumidores, chamando claramente a isso de um oligopólio.
Em outra publicação lançada em janeiro, intulada "Introdução de computadores portáteis assemblados em Portugal pré­instalados com software Open Source", a organização detalhou os fracassos de vendas experimentados por pacotes de software em código aberto, que incluiam o sistema operacional Linux, que eram pré-instalados em notebooks construídos e vendidos regionalmente no mercado de Portugal. Esse fracasso dos revendedores portugueses em fornecer esses computadores levou ao segundo estudo analisando esse comportamento por mercado.
De acordo com a ESOP, a configuração dos canais de revenda para computadores portáteis impõe uma barreira que é muito difícil de ser quebrada por novas empresas que tentam vender produtos inovadores. Isso se deve a uma "importância desproporcional dada à marcas e marketing entre os revendedores, que podem prevenir fornecedores de fornecer os melhores produtos ao menor preço." O estudo ainda afirma que em um mercado configurado de forma diferente, o Linux, que de acordo com a ESOP está pronto para uso em terminais de trabalho e possui uma vantagem óbvia de preço, seria uma escolha natural para fornecedores quando estão montando seus produtos. Contudo, toda essa diversidade é negada pelo pequeno número de empresas nos mercados de revenda e distribuição de produtos e o fato de que marcas estabelecidas impedem a entrada de produtos mais novos.
A análise da ESOP chega à conclusão que, apesar de não existirem colusão ou qualquer comportamento anti-competitivo aparente no mercado, as forças estabelecidas criam esses mesmos efeitos no mercado quando se considera que esses produtos inovadores não chegam ao consumidor. A configuração de mercado parece barrar fornecedores que estão interessados em introduzir esses produtos, já que costumam ser empresas menores e incapazes de competir com as marcas reconhecidas e estabelecidas do mercado. Já que isso não corresponde ao interesse dos consumidores e os impede de possuir um alcance completo de escolha no mercado, a ESOP propõe avaliar o atual framework legal europeu e mudá-lo de acordo com o "ponto de vista dos consumidores e fornecedores, o comportamento de um pequeno número de cadeias de revenda não é significativamente diferente daquele de um único revendedor."
O estudo também compara esses achados no mercado de laptops com o segmento de computação móvel. O sistema operacional Android, baseado no Linux, cresceu para se tornar um dos produtos dominantes nessa área, mas a ESOP afirma que isso se deu graças ao fato de o mercado de celulares e tablets ser um novo segmento e que os mercados mais velhos estão mais propensos a exibir os sintomas de um oligopólio.
Fonte: h-online, em inglês

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