Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 22 de março de 2010

Celepar promove ciclo de palestra no Dia do Documento Livre


O Dia Mundial dos Documentos Livres, no próximo dia 31 de março, será comemorado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) com um ciclo de palestras, a partir das 14 horas. Com o evento, a empresa pretende junto com o Movimento Software Livre Paraná e o Grupo de Usuários do BrOffice (Gubro), demonstrar a importância do uso do formato aberto de documentos, o ODF, padrão recomendado pelo Governo do Paraná para a produção, armazenamento e distribuição de documentos no Estado.

Uma das principais usuárias de software livre em todo o mundo, a Celepar programou quatro palestras para comemorar o “DocumentFreedomDay”. O OpenDocument Format (ODF) será abordado pelo analista Vitório Furusho. O ODF é um formato de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, planilhas, bases de dados, desenhos e apresentações e foi adotado como Norma Brasileira pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR ISO/IEC 26.300. O ODF foi o primeiro formato de documentos editáveis de escritório a ser aprovado por uma instituição de normatização independente e pode ser implementado em qualquer sistema sem a necessidade de qualquer tipo de pagamento ou de licença de uso restrito.

O Ciclo de Palestras terá também uma exposição do Programa Documento Digital que a Celepar está desenvolvendo para o Estado. Segundo Vanderlei Vilhanova Ortêncio, coordenador do programa, o objetivo é a construção de uma solução que atenda às estratégias, padrões e tecnologias que assegurem a vida de um documento por longo tempo, e até de forma permanente.

O programa de escritório BrOffice.org também será um dos temas a serem abordados. Ele será apresentado pelo técnico da Celepar Robson Alves Pavan. O BrOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída por várias empresas, entre elas a Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X.

Finalmente, será apresentado o pacote Desktop Paraná, uma customização do sistema operacional Debian GNU/Linux, adaptado pela Celepar às necessidades do Governo do Paraná. Além do sistema operacional, esse pacote contém a interface gráfica Gnome e o navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox). Segundo o técnico Felipe Camargo de Pauli, a palestra abordará ainda todas as funcionalidades de gerenciamento do ambiente baseado nesta solução.

As palestras são abertas aos profissionais da área, estudantes, professores, empresários e funcionários públicos com um limite de vagas para as primeiras 250 inscrições.

Serviço: Dia Mundial de Documentos Livres

Dia: 31 de Março/2010

Local: Auditório da Celepar (rua Mateus Leme, 1561 - Curitiba)

Palestras: Open Document Format (ODF), BrOffice.org, Documento Digital e Desktop Paraná

Fonte AEN Paraná

Nenhum comentário: