Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 12 de março de 2010

Portal Brasil: um novo conceito de comunicação

"O Portal Brasil marca um novo estágio na comunicação do Estado com a sociedade e com os meios de comunicação", afirmou o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento da nova versão do site www.brasil.gov.br, realizado na última quarta-feira, 3, pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República - Secom.

O Portal Brasil é desenvolvido em Plone 3.1.7 e roda no servidor de aplicações Zope 2.10.6, com programação em Phyton 2.4.4. "O uso de plataformas livres é uma orientação do governo federal. E a escolha da ferramenta tecnológica para a construção do Portal não seria diferente, por isso, optamos pelo Zope/Plone", analisa Silvia Sardinha, diretora de Internet e Eventos da Secom.

Cintia Cinquini, da Diretoria de Tecnologia da Presidência, explica que o Plone é unanimidade no governo por agregar características diferenciadas, como usabilidade: plataforma de multiusuários e facilidade de gestão, acessibilidade: recursos padronizados e normatizados, e por fim segurança.

Portal Brasil
De acordo com a Secom, o Portal foi idealizado e desenvolvido para romper com os atuais modelos de comunicação digital do governo. A proposta do ambiente é oferecer conteúdo personalizado aos diversos públicos de interesse, reunir em um único espaço mais de 500 serviços de governo eletrônico e promover a interatividade entre usuários e o Estado. "O Portal é uma obra em permanente construção e por isso está aberta a opinião de todos", ressaltou o secretário da Secom, Franklin Martins.

O secretário enfatizou em seu discurso o aspecto inovador do Portal Brasil e a importância dos conteúdos multimídia. Para ele, essa é uma experiência que trata a informação como um todo no meio digital.

FotoPB

A forma de navegação no site ocorre de acordo com a escolha do internauta, uma vez que o Portal oferece a organização das informações por perfis ou temas. Os trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa possuem conteúdo segmentado e a Secom já prevê a criação de novos perfis.

Para a versão internacional, a divisão é por foco de interesse: investidores, turistas e estudantes. "Estamos radicalizando a experiência de governo eletrônico no Brasil", defende o ministro do planejamento, orçamento e gestão, Paulo Bernando.

Confira a reportagem da TV Serpro sobre o lançamento do Portal Brasil.

Loyanne Salles (Serpro - Brasília, 4 de março de 2010)

Nenhum comentário: