Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 2 de março de 2010

Programa simplifica acesso a certificados digitais


RIO - Nada de tokens proprietários, nada de smartcards, nada de processos mirabolantes, nada de complicação. A ideia da certificação digital preconizada pelos sócios da nascente empresa carioca Timewarp é simples como pão com manteiga: baixe um programa gratuitamente para o seu computador e certifique os documentos de texto que você quiser com a ajuda de seu próprio telefone celular.

- E não precisa ser um smartphone de última geração, não - diz um dos sócios, Sérgio Leal, veterano de TI. - Trabalhamos com um Java bem básico ao fazer o programa, de modo que mesmo celulares com algum tempo de quilometragem poderão usar a solução.

Ela se chama Ittru - contração do inglês "it's true" ("é verdade"), e choca pela simplicidade do método. Leal e seu parceiro, o administrador de empresas Daniel Cardoso de Sá, chegaram à conclusão, depois de muitos anos trabalhando com certificação, de que era preciso bolar um meio mais transparente de fazê-la.

- Até hoje a maioria dos internet bankings se vale de senhas e números; fala-se muito de certificação, mas até agora ela é algo complexo de implementar e difícil de vender - explica Sérgio.

Eles também sentiram que precisavam sair do universo Windows para tornar a tecnologia mais universal. Portanto, o Ittru é legítimo software livre, baseado na licença GPL, que obriga ao compartilhamento do programa e das eventuais adaptações feitas nele. E aí aparece a velha questão - como eles pretendem ganhar dinheiro com um programa grátis?

- Quisemos fazer o Ittru em software livre para que ganhe massa crítica, para que muitas pessoas possam usá-lo, e também para atrair investimentos para ele - explica Sérgio.

Ser software livre não significa que o programa não funciona no Windows, pelo contrário. Trabalha em Windows, Mac e, naturalmente, Linux. Além de plataformas web.

O Ittru opera da seguinte maneira: o usuário, após obter um certificado digital (pode-se consegui-lo gratuitamente neste link), estabelece sua conta no software e importa o certificado para o computador e o telefone celular (atenção: é preciso que este tenha conexão USB).

Feito isso, toda vez que se criar um documento no programa, ele receberá um código para autenticação que deverá ser digitado no Ittru do celular, após o quê se deve clicar na opção "Assinar", caso o documento apareça no telefone exatamente como foi concebido no PC.

Assim, o documento no computador é devidamente certificado e poderá ser enviado com segurança para as transações em que for necessário. Sérgio e Daniel fizeram uma demo para DIGITAL e o processo funcionou corretamente, atrapalhado apenas pela inconstância da conexão 3G no Rio.

A preparação para o uso do programa exige boa atenção do usuário, mas sua utilização no dia a dia, uma vez que tudo esteja instalado no computador e no telefone celular, é relativamente rápida. Para saber mais, vale dar uma olhada no endereço http://ittru.com.br .

Por Carlos Alberto Teixeira
Fonte O Globo

Nenhum comentário: