Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 22 de março de 2010

E os 10 comandos Linux mais votados são…


Depois do post “Linha de comandos para todos em Linux” , eis que anunciamos os top 10 a nível da linha de comandos eleitos pelo Commandlinefu. Apenas para recordar, o site Commandlinefu é um serviço que permite guardar os nossos comandos que são autênticas pérolas da linha de comandos. O serviço permite adicionar os nossos próprios comandos, partilhar os mesmos, comentar todos os comandos e até votar nos que achamos melhores ou mais nos facilitam a vida..


TOP 10

Chegou a altura de anunciarmos os 10 magníficos para qualquer utilizador da linha de comandos Unix/Linux

sudo !!
Permite executar o último comando como root. Bastante útil para quando executamos um comando e verificamos que não temos privilégio para executar. Então basta executar o comando referido.

python -m SimpleHTTPServer
Permite partilhar a árvore de directório corrente como se de um servidor HTTP. O acesso é realizado através do link http://:8000/, onde o HOSTNAME corresponde ao nome da máquina. Simplesmente excelente.

:w !sudo tee %
Guardar o ficheiro que editamos no vim sem permissões. Útil para quando abrimos um ficheiro sem permissões de guardar as alterações.

cd -
Mudar para o directório anterior

^foo^bar
Bastante útil quando introduzimos um comando e reparamos que um parâmetro está errado.

cp filename{,.bak}
Cria um backup para filename.bak e move o ficheiro para o directório especificado

mtr google.com
Combina as funcionalidades do traceroute e do ping num único output

!whatever:p
Verifica a primeira entrada no historial dos comando mas não executa. Neste exemplo, o sistema verifica quais os comandos que fazem match com whatever. De forma a não ser executado de imediato, incluímos a opção p

ssh-copy-id user@host
Copia as chaves shh para user@host para possibilitar o acesso ao ssh sem requer password. Para gerar as chaves basta executar o comando ssh-keygen

ffmpeg -f x11grab -s wxga -r 25 -i :0.0 -sameq /tmp/out.mpg
Captura vídeo do desktop Linux

Enjoy :)

Nenhum comentário: