
Celulares hackeados hoje não ocupam boa parte das notícias de tecnologia. Mas o potencial de invasão dos celulares, e principalmente dos smartphones, é enorme: são diversas portas abertas — Wi-Fi, Bluetooth, e-mail, web etc. — em um aparelho que guarda suas informações pessoais e que vive sempre ligado. E se você recebesse um torpedo que bloqueasse seu celular de receber SMS? E se, depois de clicar em um link, o navegador ligasse para alguém e você não pudesse cancelar a ligação? Aqui estão dois exemplos de hacking de celular.
Os dois exemplos foram mostrados aqui na Bossa Conference, em Manaus. O palestrante Tobias Mueller nos mostrou um bug no Symbian S60 envolvendo SMS chamado "Curse of Silence" — um pouco diferente daquele feitiço que qualquer mago de D&D dá conta? No Symbian, você pode enviar e-mail através de SMS, colocando o e-mail no começo e separando-o da mensagem com um espaço. (Esta funcionalidade foi implementada em tempos mais simples, quando não se pensava em push e-mail ou planos de dados ilimitados.)
Basicamente, se você colocar um endereço de e-mail muito longo na mensagem, o celular para de receber SMS. Em alguns aparelhos, você precisa enviar 11 torpedos com um e-mail longo; em outros, basta um torpedo só. Veja como funciona:
Nenhum comentário:
Postar um comentário